O fio da curiosidade é o pavio para o conhecimento: relatório final

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Andreia Filipa Carvalho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12056
Resumo: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizei, enquanto estagiária, o presente Relatório Final, no qual se efetua uma análise e reflexão crítica das aprendizagens realizadas no decorrer dos estágios, nos níveis educativos destas duas valências. Este documento inicia-se com a contextualização da prática, permitindo o conhecimento dos respetivos ambientes educativos, onde foram desenvolvidas as práticas de ensino supervisionadas. Numa segunda parte, são explanadas, sempre numa base crítico-reflexiva, experiências que considerei cruciais durante estes dois períodos. A este nível, é possível mergulhar na fantasia e naquilo que a criatividade pode trazer à educação, nos benefícios do uso da metodologia de trabalho de projeto, nas potencialidades da implementação de um projeto na mudança de comportamentos, no desconhecido Mundo dos TPC, e, finalmente, na viabilidade de uma relação de qualidade entre docentes do ensino regular e de apoio. Com o intuito de percecionar as perspetivas das crianças, relativamente ao/à JI/Escola, e os seus interesses, enquanto intervenientes na ação educativa, foi também desenvolvido um trabalho de investigação, que abarcou os dois contextos. O presente relatório de qualificação profissional surge, ainda, com o objetivo de descrever e analisar o trabalho desenvolvido durante as práticas pedagógicas, apresentando aspetos centrais no desenvolvimento de competências profissionais. A componente prática, na minha formação inicial, possibilitou-me a concretização dos objetivos da iniciação profissional, aprendendo a transformar os conhecimentos curriculares em profissionais, suscetíveis de serem mobilizados na ação quotidiana. Nesta fase, ocorreu a transição do meu estatuto de estudante, de uma situação de aluna para a de uma futura docente, onde foram vivenciadas experiências inesquecíveis e imprescindíveis para a construção da minha identidade profissional
id RCAP_21ce102cdf4c35e0bb24639332f1ebd1
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12056
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O fio da curiosidade é o pavio para o conhecimento: relatório finalEducação Pré-EscolarEnsino Básico 1º CicloPráticas EducativasPrática PedagógicaNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizei, enquanto estagiária, o presente Relatório Final, no qual se efetua uma análise e reflexão crítica das aprendizagens realizadas no decorrer dos estágios, nos níveis educativos destas duas valências. Este documento inicia-se com a contextualização da prática, permitindo o conhecimento dos respetivos ambientes educativos, onde foram desenvolvidas as práticas de ensino supervisionadas. Numa segunda parte, são explanadas, sempre numa base crítico-reflexiva, experiências que considerei cruciais durante estes dois períodos. A este nível, é possível mergulhar na fantasia e naquilo que a criatividade pode trazer à educação, nos benefícios do uso da metodologia de trabalho de projeto, nas potencialidades da implementação de um projeto na mudança de comportamentos, no desconhecido Mundo dos TPC, e, finalmente, na viabilidade de uma relação de qualidade entre docentes do ensino regular e de apoio. Com o intuito de percecionar as perspetivas das crianças, relativamente ao/à JI/Escola, e os seus interesses, enquanto intervenientes na ação educativa, foi também desenvolvido um trabalho de investigação, que abarcou os dois contextos. O presente relatório de qualificação profissional surge, ainda, com o objetivo de descrever e analisar o trabalho desenvolvido durante as práticas pedagógicas, apresentando aspetos centrais no desenvolvimento de competências profissionais. A componente prática, na minha formação inicial, possibilitou-me a concretização dos objetivos da iniciação profissional, aprendendo a transformar os conhecimentos curriculares em profissionais, suscetíveis de serem mobilizados na ação quotidiana. Nesta fase, ocorreu a transição do meu estatuto de estudante, de uma situação de aluna para a de uma futura docente, onde foram vivenciadas experiências inesquecíveis e imprescindíveis para a construção da minha identidade profissionalVale, Vera Maria Silvério do, 1961-Loff, Philippe Bernard, 1955-Repositório ComumHenriques, Andreia Filipa Carvalho2016-03-10T14:46:40Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12056201333554porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:42Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12056Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:46.567800Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O fio da curiosidade é o pavio para o conhecimento: relatório final
title O fio da curiosidade é o pavio para o conhecimento: relatório final
spellingShingle O fio da curiosidade é o pavio para o conhecimento: relatório final
Henriques, Andreia Filipa Carvalho
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
title_short O fio da curiosidade é o pavio para o conhecimento: relatório final
title_full O fio da curiosidade é o pavio para o conhecimento: relatório final
title_fullStr O fio da curiosidade é o pavio para o conhecimento: relatório final
title_full_unstemmed O fio da curiosidade é o pavio para o conhecimento: relatório final
title_sort O fio da curiosidade é o pavio para o conhecimento: relatório final
author Henriques, Andreia Filipa Carvalho
author_facet Henriques, Andreia Filipa Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-
Loff, Philippe Bernard, 1955-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Henriques, Andreia Filipa Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
topic Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
description No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizei, enquanto estagiária, o presente Relatório Final, no qual se efetua uma análise e reflexão crítica das aprendizagens realizadas no decorrer dos estágios, nos níveis educativos destas duas valências. Este documento inicia-se com a contextualização da prática, permitindo o conhecimento dos respetivos ambientes educativos, onde foram desenvolvidas as práticas de ensino supervisionadas. Numa segunda parte, são explanadas, sempre numa base crítico-reflexiva, experiências que considerei cruciais durante estes dois períodos. A este nível, é possível mergulhar na fantasia e naquilo que a criatividade pode trazer à educação, nos benefícios do uso da metodologia de trabalho de projeto, nas potencialidades da implementação de um projeto na mudança de comportamentos, no desconhecido Mundo dos TPC, e, finalmente, na viabilidade de uma relação de qualidade entre docentes do ensino regular e de apoio. Com o intuito de percecionar as perspetivas das crianças, relativamente ao/à JI/Escola, e os seus interesses, enquanto intervenientes na ação educativa, foi também desenvolvido um trabalho de investigação, que abarcou os dois contextos. O presente relatório de qualificação profissional surge, ainda, com o objetivo de descrever e analisar o trabalho desenvolvido durante as práticas pedagógicas, apresentando aspetos centrais no desenvolvimento de competências profissionais. A componente prática, na minha formação inicial, possibilitou-me a concretização dos objetivos da iniciação profissional, aprendendo a transformar os conhecimentos curriculares em profissionais, suscetíveis de serem mobilizados na ação quotidiana. Nesta fase, ocorreu a transição do meu estatuto de estudante, de uma situação de aluna para a de uma futura docente, onde foram vivenciadas experiências inesquecíveis e imprescindíveis para a construção da minha identidade profissional
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014-01-01T00:00:00Z
2016-03-10T14:46:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/12056
201333554
url http://hdl.handle.net/10400.26/12056
identifier_str_mv 201333554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130013594812416