Gostar, praticar, sentir: relatório final

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Andreia Regina Sousa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/13258
Resumo: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico a mestranda realizou o presente documento intitulado por “Gostar, Praticar, Sentir” que surgiu como uma análise e reflexão crítica das aprendizagens concretizadas no decorrer das fases de observação, cooperação e intervenção inseridas nos estágios realizados nos contextos da Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. No presente documento, exploram-se, portanto, os momentos chave da prática pedagógica aprofundando-se as competências desenvolvidas pela mestranda, atendendo às potencialidades, fragilidades e constrangimentos ocorridos ao longo deste percurso. A parte inicial deste documento diz respeito à contextualização da prática dando a conhecer os ambientes educativos referentes aos dois contextos nos quais a mestranda desenvolveu os seus estágios. Numa parte posterior encontram-se as experiências mais marcantes durante estes dois períodos. Neste sentido é possível conhecer um pouco mais sobre as crianças surdas bem como o trabalho desenvolvido com as mesmas, as potencialidades do uso da metodologia de trabalho de projeto, as estratégias de ensino da leitura desenvolvidas com alunos do 1.º ano de escolaridade, o trabalho colaborativo e, ainda, a perspetiva da mestranda em relação às dimensões da profissionalidade docente. Para finalizar, uma das experiências mais marcantes tem a ver com um trabalho de investigação desenvolvido no contexto da Educação Pré-escolar com o intuito de percecionar as perspetivas das crianças relativamente ao Jardim de Infância. O contacto com a futura realidade profissional favoreceu o desenvolvimento de competências assentes numa postura indagadora e reflexiva, levando à adoção de um processo de observação objetivo e conciso; à construção de planificações potencializadoras da integração e articulação curricular, dando voz aos reais interesses, necessidades e aptidões das crianças; ao desenvolvimento de ações suficientemente flexíveis e abertas às evidências; à aposta numa avaliação individualizada dos alunos, permitindo uma adequação da ação aos mesmos, fomentando-se uma diferenciação pedagógica; à criação de momentos de articulação entre os diferentes níveis de educação.
id RCAP_c7744337fc5e958f3f87d84b2cae2176
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13258
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gostar, praticar, sentir: relatório finalEducação Pré-EscolarEnsino Básico 1º CicloPráticas EducativasPrática PedagógicaNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico a mestranda realizou o presente documento intitulado por “Gostar, Praticar, Sentir” que surgiu como uma análise e reflexão crítica das aprendizagens concretizadas no decorrer das fases de observação, cooperação e intervenção inseridas nos estágios realizados nos contextos da Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. No presente documento, exploram-se, portanto, os momentos chave da prática pedagógica aprofundando-se as competências desenvolvidas pela mestranda, atendendo às potencialidades, fragilidades e constrangimentos ocorridos ao longo deste percurso. A parte inicial deste documento diz respeito à contextualização da prática dando a conhecer os ambientes educativos referentes aos dois contextos nos quais a mestranda desenvolveu os seus estágios. Numa parte posterior encontram-se as experiências mais marcantes durante estes dois períodos. Neste sentido é possível conhecer um pouco mais sobre as crianças surdas bem como o trabalho desenvolvido com as mesmas, as potencialidades do uso da metodologia de trabalho de projeto, as estratégias de ensino da leitura desenvolvidas com alunos do 1.º ano de escolaridade, o trabalho colaborativo e, ainda, a perspetiva da mestranda em relação às dimensões da profissionalidade docente. Para finalizar, uma das experiências mais marcantes tem a ver com um trabalho de investigação desenvolvido no contexto da Educação Pré-escolar com o intuito de percecionar as perspetivas das crianças relativamente ao Jardim de Infância. O contacto com a futura realidade profissional favoreceu o desenvolvimento de competências assentes numa postura indagadora e reflexiva, levando à adoção de um processo de observação objetivo e conciso; à construção de planificações potencializadoras da integração e articulação curricular, dando voz aos reais interesses, necessidades e aptidões das crianças; ao desenvolvimento de ações suficientemente flexíveis e abertas às evidências; à aposta numa avaliação individualizada dos alunos, permitindo uma adequação da ação aos mesmos, fomentando-se uma diferenciação pedagógica; à criação de momentos de articulação entre os diferentes níveis de educação.Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Repositório ComumFerreira, Andreia Regina Sousa2016-04-22T12:16:15Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13258201333562porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:59Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13258Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:02.665980Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gostar, praticar, sentir: relatório final
title Gostar, praticar, sentir: relatório final
spellingShingle Gostar, praticar, sentir: relatório final
Ferreira, Andreia Regina Sousa
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
title_short Gostar, praticar, sentir: relatório final
title_full Gostar, praticar, sentir: relatório final
title_fullStr Gostar, praticar, sentir: relatório final
title_full_unstemmed Gostar, praticar, sentir: relatório final
title_sort Gostar, praticar, sentir: relatório final
author Ferreira, Andreia Regina Sousa
author_facet Ferreira, Andreia Regina Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Andreia Regina Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
topic Educação Pré-Escolar
Ensino Básico 1º Ciclo
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
description No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico a mestranda realizou o presente documento intitulado por “Gostar, Praticar, Sentir” que surgiu como uma análise e reflexão crítica das aprendizagens concretizadas no decorrer das fases de observação, cooperação e intervenção inseridas nos estágios realizados nos contextos da Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. No presente documento, exploram-se, portanto, os momentos chave da prática pedagógica aprofundando-se as competências desenvolvidas pela mestranda, atendendo às potencialidades, fragilidades e constrangimentos ocorridos ao longo deste percurso. A parte inicial deste documento diz respeito à contextualização da prática dando a conhecer os ambientes educativos referentes aos dois contextos nos quais a mestranda desenvolveu os seus estágios. Numa parte posterior encontram-se as experiências mais marcantes durante estes dois períodos. Neste sentido é possível conhecer um pouco mais sobre as crianças surdas bem como o trabalho desenvolvido com as mesmas, as potencialidades do uso da metodologia de trabalho de projeto, as estratégias de ensino da leitura desenvolvidas com alunos do 1.º ano de escolaridade, o trabalho colaborativo e, ainda, a perspetiva da mestranda em relação às dimensões da profissionalidade docente. Para finalizar, uma das experiências mais marcantes tem a ver com um trabalho de investigação desenvolvido no contexto da Educação Pré-escolar com o intuito de percecionar as perspetivas das crianças relativamente ao Jardim de Infância. O contacto com a futura realidade profissional favoreceu o desenvolvimento de competências assentes numa postura indagadora e reflexiva, levando à adoção de um processo de observação objetivo e conciso; à construção de planificações potencializadoras da integração e articulação curricular, dando voz aos reais interesses, necessidades e aptidões das crianças; ao desenvolvimento de ações suficientemente flexíveis e abertas às evidências; à aposta numa avaliação individualizada dos alunos, permitindo uma adequação da ação aos mesmos, fomentando-se uma diferenciação pedagógica; à criação de momentos de articulação entre os diferentes níveis de educação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
2016-04-22T12:16:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/13258
201333562
url http://hdl.handle.net/10400.26/13258
identifier_str_mv 201333562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130015710838784