Desenvolvimento e aplicação da Prova de Nomeação de Vocábulos Específicos das Ciências (PNVEC) em crianças em idades precoces: um estudo exploratório num agrupamento de escolas de Braga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Anabela Cristina Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/54841
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação Especial (especialização em Intervenção Precoce)
id RCAP_21dad7d5c70eed159fcc4fa941dd0a45
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/54841
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento e aplicação da Prova de Nomeação de Vocábulos Específicos das Ciências (PNVEC) em crianças em idades precoces: um estudo exploratório num agrupamento de escolas de BragaVocabulárioCiênciasAvaliaçãoIntervenção precoceEducação pré-escolarVocabularySciencesAssessmentEarly interventionPre-school educationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (especialização em Intervenção Precoce)As Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE, 2016), nomeadamente na Área do Conhecimento do Mundo, preconizam a necessidade de uma correta utilização do vocabulário específico das ciências, para promover as aprendizagens nesta área de conteúdo. O presente estudo tem como finalidade analisar a nomeação de vocábulos específicos das ciências, em crianças em idades precoces. A amostra é constituída por 167 crianças, com e sem necessidades educativas especiais, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos, incluídas em nove salas de sete jardins-deinfância, da rede escolar pública, num agrupamento de escolas do Distrito de Braga. O instrumento de recolha de dados deste estudo consiste numa prova constituída por trinta itens, a – PNVEC – que foi desenvolvida para este estudo. Os resultados obtidos neste estudo permitem concluir que: a) verifica-se um aumento progressivo no desempenho do vocabulário de acordo com a faixa etária: as crianças com 3 anos obtiveram uma percentagem de acertos de 27% e as de 4 anos de 38%, as crianças com 5 anos de 53% e as de 6 anos de 64%; b) verifica-se um aumento progressivo no desempenho do vocabulário específico das ciências de acordo com o aumento do nível das habilitações académicas do pai e da mãe; c) verifica-se que os rapazes demonstram ter um desempenho na prova análogo ao das raparigas; d) verifica-se que a sala do JI que obteve melhores resultados atingiu uma percentagem de acertos de 70%, enquanto a sala que obteve menor percentagem de acertos obteve uma percentagem de 40%; e) Verifica-se que, das nove salas dos JI participantes no estudo, apenas três apresentaram na prova uma percentagem de acertos igual ou superior a 50%; f) verifica-se que apenas 48% dos 30 vocábulos são nomeados pelas crianças; g) a prova de vocabulário – PNVEC - apresenta bons níveis de consistência interna (α=.886), através de resultados obtidos pelo Alpha de Cronbach, e revela ter potencialidades como instrumento de avaliação do vocabulário específico das ciências. Esta prova assume um carater relevante e pertinente pelo fato de contribuir para a identificação de vocábulos específicos que devem ser adquiridos em idades precoces, de forma a existir, atempadamente, uma intervenção precoce eficaz.The Curricular Guidelines for Pre-School Education (OCEPE, 2016), namely in the World Knowledge Area, advocate the need for a correct use of the specific vocabulary of the sciences of vocabulary, to promote learning in this area of content. The present study aims to analyze the naming of specific words in the sciences, in children at early ages. The sample consists of 167 children, with and without special educational needs, aged between 3 and 6 years, included in nine rooms of seven kindergartens, of the public school network, in a group of schools in the District of Braga. The data collection instrument of this study consists of a thirty - item test, the – PNVEC - that was developed for this study. The results obtained in this study allow to conclude that: a) there is a progressive increase in vocabulary performance according to the age group: 3-year-old scored 27% and the 4-year-old 38% the 5-year-old 53% and the 6-year-old 64%; b) there is a progressive increase in the performance of the specific vocabulary of the sciences according to the increase in the level of the academic qualifications of the father and the mother; (c) it is found that boys demonstrate a similar test performance to that of girls; d) it was found that the kindergarten classroom that obtained the best results reached a percentage of correctness of 70%, while the room that obtained the lowest percentage of results obtained a percentage of 40%; e) It appears that out of the nine rooms of the JI participating in the study, only three of them presented a percentage of hits equal to or greater than 50%; (f) it is noted that only 48% of 30 words are named by children; f) The vocabulary test - PNVEC - presents good levels of internal consistency (α = .886), through results obtained by Cronbach's Alpha, and reveals potentialities as an instrument for the assessment of the specific vocabulary of the sciences. This evidence assumes a relevant character because it contributes to the identification of specific words that must be acquired at an early age, in order to exist an effective early intervention.Cruz-Santos, AnabelaAnastácio, ZéliaUniversidade do MinhoRibeiro, Anabela Cristina Rodrigues20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/54841por201909430info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-30T01:26:16Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/54841Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:52:23.924836Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento e aplicação da Prova de Nomeação de Vocábulos Específicos das Ciências (PNVEC) em crianças em idades precoces: um estudo exploratório num agrupamento de escolas de Braga
title Desenvolvimento e aplicação da Prova de Nomeação de Vocábulos Específicos das Ciências (PNVEC) em crianças em idades precoces: um estudo exploratório num agrupamento de escolas de Braga
spellingShingle Desenvolvimento e aplicação da Prova de Nomeação de Vocábulos Específicos das Ciências (PNVEC) em crianças em idades precoces: um estudo exploratório num agrupamento de escolas de Braga
Ribeiro, Anabela Cristina Rodrigues
Vocabulário
Ciências
Avaliação
Intervenção precoce
Educação pré-escolar
Vocabulary
Sciences
Assessment
Early intervention
Pre-school education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Desenvolvimento e aplicação da Prova de Nomeação de Vocábulos Específicos das Ciências (PNVEC) em crianças em idades precoces: um estudo exploratório num agrupamento de escolas de Braga
title_full Desenvolvimento e aplicação da Prova de Nomeação de Vocábulos Específicos das Ciências (PNVEC) em crianças em idades precoces: um estudo exploratório num agrupamento de escolas de Braga
title_fullStr Desenvolvimento e aplicação da Prova de Nomeação de Vocábulos Específicos das Ciências (PNVEC) em crianças em idades precoces: um estudo exploratório num agrupamento de escolas de Braga
title_full_unstemmed Desenvolvimento e aplicação da Prova de Nomeação de Vocábulos Específicos das Ciências (PNVEC) em crianças em idades precoces: um estudo exploratório num agrupamento de escolas de Braga
title_sort Desenvolvimento e aplicação da Prova de Nomeação de Vocábulos Específicos das Ciências (PNVEC) em crianças em idades precoces: um estudo exploratório num agrupamento de escolas de Braga
author Ribeiro, Anabela Cristina Rodrigues
author_facet Ribeiro, Anabela Cristina Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cruz-Santos, Anabela
Anastácio, Zélia
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Anabela Cristina Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Vocabulário
Ciências
Avaliação
Intervenção precoce
Educação pré-escolar
Vocabulary
Sciences
Assessment
Early intervention
Pre-school education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Vocabulário
Ciências
Avaliação
Intervenção precoce
Educação pré-escolar
Vocabulary
Sciences
Assessment
Early intervention
Pre-school education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Educação Especial (especialização em Intervenção Precoce)
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/54841
url https://hdl.handle.net/1822/54841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201909430
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132299952914432