Identificação precoce do desenvolvimento do vocabulário em crianças em idade pré-escolar : um estudo com o ABWF : teste de linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bilber, Suzel Cabreiro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/24504
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
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spelling Identificação precoce do desenvolvimento do vocabulário em crianças em idade pré-escolar : um estudo com o ABWF : teste de linguagemVocabulárioLinguagemIntervenção precoceAvaliaçãoVocabularyLanguageEarly interventionAssessment376Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)Devido à escassez de instrumentos de avaliação do vocabulário em idades precoces, surgiu o interesse de adaptar para o Português Europeu, uma prova de vocabulário (Parte B) do teste de linguagem para a infância - ABFW (Andrade, C., Befi-Lopes, D., Fernandes, F., & Wertzner, H., 2004), estandardizado no Brasil. Face à grande prevalência de crianças que apresentam perturbações da comunicação torna-se imprescindível o aumento do conhecimento acerca do seu desempenho, nomeadamente ao nível do vocabulário. Esta investigação apresenta como objectivos: a) a adaptação da prova de vocabulário - ABWF (Andrade et al., 2004) para o Português Europeu, b) a análise do desempenho do vocabulário em crianças de 4 e 5 anos de idade e c) a comparação dos resultados brutos deste estudo com os resultados normativos no Brasil. A aplicação da prova de vocabulário - ABWF foi realizada em seis jardins de infância, da rede escolar pública, em contexto urbano, em Braga. A amostra é constituída por 100 crianças, com idades compreendidas entre os 4 e os 5 anos. Os resultados obtidos neste estudo foram apresentados com base na estatística descritiva e inferencial, bem como sob a forma de conclusões e recomendações. Assim, a avaliação do vocabulário com o teste ABWF permite concluir que: a) Existem diferenças estatisticamente significativas relativamente à idade, nomeadamente a faixa etária dos 5 anos apresenta uma média de desempenho superior à faixa etária dos 4 anos; b) Existem diferenças estatisticamente significativas em relação às habilitações académicas do pai, ou seja, verifica-se um aumento progressivo no desempenho do vocabulário de acordo com a aquisição superior ao nível das habilitações académicas dos pais; c) A prova de vocabulário - ABWF apresenta bons níveis de consistência interna (α=.888), através de resultados obtidos pelo Alpha de Cronbach; d) Quando comparados os resultados deste estudo com os resultados normativos do Brasil, verificamos que os resultados em Portugal são bastante mais elevados, nomeadamente o nível de desempenho das crianças é superior em todas as categorias do vocabulário.Due to the lack of instruments to assess vocabulary at early ages, a vocabulary test, part of the language test for children - ABFW (Andrade, C., Lopes-Befi, D., Fernandes, F., & Wertzner, H., 2004), standardized in Brazil was adapted to European Portuguese. Given the high prevalence of children with communication disorders becomes essential to increase knowledge about how vocabulary developemte occur. This research study has the following objectives: a) to adapt the vocabulary test - ABWF (Andrade et al., 2004) to European Portuguese, b) to analyze vocabulary development in children with 4 and 5 years old, and c) to compare the raw results of this study with the norms from the Brazilian test. Assessment of the vocabulary test - ABWF was performed in six pre-schools, in public and urban contexts in Braga. The sample consisted of 100 children, aged 4 to 5 years. The results of this study were presented based on descriptive and inferential statistics, as well as further conclusions and recommendations. Thus, assessment of the children´s vocabulary with the test ABWF showed that: a) There are statistically significant differences in age, namely children with 5 years old revealed higher performance than children with 4 years old; b) There are statistically significant differences in father´s education, namely there is a progressive increasement in the acquisition of vocabulary in accordance with the higher level of father´s education; c) The vocabulary test - ABWF has good levels of reliability (α = .888) through results obtained by Cronbach's alpha; d) When comparing these results with the Brazilian norms we find that the results obtained in this study are much higher in all categories of vocabulary.Santos, Anabela Cruz dosUniversidade do MinhoBilber, Suzel Cabreiro20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/24504porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:59:21Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24504Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:49:08.087549Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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