Bibliotecas Públicas : marketing cultural e o acesso à leitura (estudo de caso)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/2911 |
Resumo: | Este trabalho de investigação assenta no pressuposto da mais-valia que o Marketing Cultural ocupa nas Bibliotecas Públicas e a sua influência no acesso à leitura. É a partir de três Perguntas de Partidas e na procura de respostas para as mesmas que se desenvolve todo este trabalho de investigação. A experiência diária de um bibliotecário faz crer que através do bom uso do marketing cultural conseguimos manter os clientes/leitores que temos e levar à Biblioteca novos leitores, aproximando-os da leitura. O enfoque recai no facto das Bibliotecas Públicas terem como princípio base de funcionamento o serem capazes de corresponder às necessidades, desejos e ambições dos seus leitores. Para que isto aconteça é necessário que as Bibliotecas Públicas conheçam bem o seu público-alvo e saibam o que esse público-alvo pretende. Outro aspeto a ter em consideração consiste no facto das Bibliotecas Públicas terem de saber exatamente qual é a sua missão e a sua finalidade, tendo em consideração o seu enquadramento sociocultural. Por tudo isto, as Bibliotecas Públicas devem focalizar-se não apenas nos serviços em si, mas muito especialmente no cliente/leitor, adaptando os serviços que prestam e a forma como os prestam à população que os utiliza efetiva ou potencialmente. Ou seja, os serviços prestados, para além de terem de ir ao encontro das necessidades dos clientes/leitores, têm de ser realizados com qualidade e eficiência para que sejam realmente eficazes e justifiquem a sua existência. Esta é a questão básica em estudo, focalizada no papel que o Marketing Cultural desempenha neste processo, nas Bibliotecas em geral e na Biblioteca Municipal Marquesa de Cadaval em particular, dado que é esta a nossa Biblioteca alvo. Para um melhor enquadramento do estudo far-se-á uma análise da importância do marketing no processo de leitura e a utilização das ferramentas que disponibiliza aplicando-as à Biblioteca Marquesa de Cadaval, em Almeirim. |
id |
RCAP_21e90ddcc3a8f917a0d6340f6a21d75e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/2911 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Bibliotecas Públicas : marketing cultural e o acesso à leitura (estudo de caso)CIÊNCIAS DOCUMENTAISBIBLIOTECAS PÚBLICASLEITURAMARKETING CULTURALINFORMAÇÃOMESTRADO EM CIÊNCIAS DOCUMENTAISBIBLIOTECONOMIADOCUMENTARY SCIENCESPUBLIC LIBRARIESREADINGCULTURAL MARKETINGINFORMATIONLIBRARY SCIENCEEste trabalho de investigação assenta no pressuposto da mais-valia que o Marketing Cultural ocupa nas Bibliotecas Públicas e a sua influência no acesso à leitura. É a partir de três Perguntas de Partidas e na procura de respostas para as mesmas que se desenvolve todo este trabalho de investigação. A experiência diária de um bibliotecário faz crer que através do bom uso do marketing cultural conseguimos manter os clientes/leitores que temos e levar à Biblioteca novos leitores, aproximando-os da leitura. O enfoque recai no facto das Bibliotecas Públicas terem como princípio base de funcionamento o serem capazes de corresponder às necessidades, desejos e ambições dos seus leitores. Para que isto aconteça é necessário que as Bibliotecas Públicas conheçam bem o seu público-alvo e saibam o que esse público-alvo pretende. Outro aspeto a ter em consideração consiste no facto das Bibliotecas Públicas terem de saber exatamente qual é a sua missão e a sua finalidade, tendo em consideração o seu enquadramento sociocultural. Por tudo isto, as Bibliotecas Públicas devem focalizar-se não apenas nos serviços em si, mas muito especialmente no cliente/leitor, adaptando os serviços que prestam e a forma como os prestam à população que os utiliza efetiva ou potencialmente. Ou seja, os serviços prestados, para além de terem de ir ao encontro das necessidades dos clientes/leitores, têm de ser realizados com qualidade e eficiência para que sejam realmente eficazes e justifiquem a sua existência. Esta é a questão básica em estudo, focalizada no papel que o Marketing Cultural desempenha neste processo, nas Bibliotecas em geral e na Biblioteca Municipal Marquesa de Cadaval em particular, dado que é esta a nossa Biblioteca alvo. Para um melhor enquadramento do estudo far-se-á uma análise da importância do marketing no processo de leitura e a utilização das ferramentas que disponibiliza aplicando-as à Biblioteca Marquesa de Cadaval, em Almeirim.This investigation paper is based on the presupposed of the surplus value that the Cultural Marketing has in the Public Libraries and its influence on the reading access. It is from the three Starting Questions and from the research for the answers that justify this presupposed that all this investigation paper evolves. The daily experience of a librarian makes us believe that through the good use of the cultural marketing we manage to keep our readers/clients and to engage new ones making them closer to the reading. The focus is on the fact that Public Libraries have as basic principle of function the being able of correspond to the needs, desires and ambitions of its readers. In order for this to happen it’s necessary that the Public Libraries know well their public and know what their public wants. Another aspect that cannot be forgotten consists on the fact that Public Libraries have to know exactly which are their mission and their aim, having in consideration what their socio-cultural framing is. Having this into concern the Public Libraries should focus not on the services by themselves but also on the reader/client. Sequentially they should adapt the services they have to their public and they also should adapt the way they give those services to the population that use them effectively or potentially. This means that the services they give in addition to having to meet the readers’ needs and they also have to be brought about with quality and efficiency in order to be really efficient and that justify their existence. This is the basic question in study focused on the role that Cultural Marketing performs in this process in the Public Libraries in general and in the Biblioteca Marquesa de Cadaval in particular, once it is our Library. To better understand this study we will do an application of the principles referred above, translated in the case study of the Biblioteca Marquesa de Cadaval, in Almeirim.2012-11-26T21:43:33Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/2911porLopes, Dina Teresa Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:59Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/2911Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:52.079289Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bibliotecas Públicas : marketing cultural e o acesso à leitura (estudo de caso) |
title |
Bibliotecas Públicas : marketing cultural e o acesso à leitura (estudo de caso) |
spellingShingle |
Bibliotecas Públicas : marketing cultural e o acesso à leitura (estudo de caso) Lopes, Dina Teresa Ferreira CIÊNCIAS DOCUMENTAIS BIBLIOTECAS PÚBLICAS LEITURA MARKETING CULTURAL INFORMAÇÃO MESTRADO EM CIÊNCIAS DOCUMENTAIS BIBLIOTECONOMIA DOCUMENTARY SCIENCES PUBLIC LIBRARIES READING CULTURAL MARKETING INFORMATION LIBRARY SCIENCE |
title_short |
Bibliotecas Públicas : marketing cultural e o acesso à leitura (estudo de caso) |
title_full |
Bibliotecas Públicas : marketing cultural e o acesso à leitura (estudo de caso) |
title_fullStr |
Bibliotecas Públicas : marketing cultural e o acesso à leitura (estudo de caso) |
title_full_unstemmed |
Bibliotecas Públicas : marketing cultural e o acesso à leitura (estudo de caso) |
title_sort |
Bibliotecas Públicas : marketing cultural e o acesso à leitura (estudo de caso) |
author |
Lopes, Dina Teresa Ferreira |
author_facet |
Lopes, Dina Teresa Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Dina Teresa Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CIÊNCIAS DOCUMENTAIS BIBLIOTECAS PÚBLICAS LEITURA MARKETING CULTURAL INFORMAÇÃO MESTRADO EM CIÊNCIAS DOCUMENTAIS BIBLIOTECONOMIA DOCUMENTARY SCIENCES PUBLIC LIBRARIES READING CULTURAL MARKETING INFORMATION LIBRARY SCIENCE |
topic |
CIÊNCIAS DOCUMENTAIS BIBLIOTECAS PÚBLICAS LEITURA MARKETING CULTURAL INFORMAÇÃO MESTRADO EM CIÊNCIAS DOCUMENTAIS BIBLIOTECONOMIA DOCUMENTARY SCIENCES PUBLIC LIBRARIES READING CULTURAL MARKETING INFORMATION LIBRARY SCIENCE |
description |
Este trabalho de investigação assenta no pressuposto da mais-valia que o Marketing Cultural ocupa nas Bibliotecas Públicas e a sua influência no acesso à leitura. É a partir de três Perguntas de Partidas e na procura de respostas para as mesmas que se desenvolve todo este trabalho de investigação. A experiência diária de um bibliotecário faz crer que através do bom uso do marketing cultural conseguimos manter os clientes/leitores que temos e levar à Biblioteca novos leitores, aproximando-os da leitura. O enfoque recai no facto das Bibliotecas Públicas terem como princípio base de funcionamento o serem capazes de corresponder às necessidades, desejos e ambições dos seus leitores. Para que isto aconteça é necessário que as Bibliotecas Públicas conheçam bem o seu público-alvo e saibam o que esse público-alvo pretende. Outro aspeto a ter em consideração consiste no facto das Bibliotecas Públicas terem de saber exatamente qual é a sua missão e a sua finalidade, tendo em consideração o seu enquadramento sociocultural. Por tudo isto, as Bibliotecas Públicas devem focalizar-se não apenas nos serviços em si, mas muito especialmente no cliente/leitor, adaptando os serviços que prestam e a forma como os prestam à população que os utiliza efetiva ou potencialmente. Ou seja, os serviços prestados, para além de terem de ir ao encontro das necessidades dos clientes/leitores, têm de ser realizados com qualidade e eficiência para que sejam realmente eficazes e justifiquem a sua existência. Esta é a questão básica em estudo, focalizada no papel que o Marketing Cultural desempenha neste processo, nas Bibliotecas em geral e na Biblioteca Municipal Marquesa de Cadaval em particular, dado que é esta a nossa Biblioteca alvo. Para um melhor enquadramento do estudo far-se-á uma análise da importância do marketing no processo de leitura e a utilização das ferramentas que disponibiliza aplicando-as à Biblioteca Marquesa de Cadaval, em Almeirim. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-26T21:43:33Z 2012-01-01T00:00:00Z 2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/2911 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/2911 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131265706754048 |