As bibliotecas municipais e os SABE : 15 anos de percurso para cumprir o novo desafio das bibliotecas escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catarino, Célia Maria Rocha
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7376
Resumo: O presente trabalho de investigação, realizado no âmbito do Mestrado em Ciências Documentais assenta no estudo realizado ao Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) das Bibliotecas Municipais do distrito de Lisboa, no que concerne com o Programa Rede de Leitura Pública. O trabalho de campo decorreu entre 15 de Maio e 30 de Setembro de 2011, tendo por objetivo traçar o percurso e as atividades desenvolvidas pelos SABE das Bibliotecas Municipais do distrito de Lisboa, proceder à caracterização da sua situação atual e apresentar recomendações sobre as modalidades e formas de intervenção e apoio das Câmaras Municipais às bibliotecas escolares. Na investigação não será analisado o SABE da Câmara Municipal de Loures pela observância de princípios éticos, pois, eu “Mestranda” sou a técnica superior responsável pelo mesmo. Contudo, o SABE da Câmara Municipal de Loures é apresentado ao nível da sua política de atuação em capítulo próprio, não obstando a uma confrontação dos seus objetivos e linhas orientadoras de implementação em comparação com os seus congéneres em estudo. Como método de recolha de dados utiliza-se o inquérito por questionário, associando os métodos quantitativos e os métodos qualitativos, para a análise dos dados recolhidos. Esta análise quantitativa-qualitativa contribui para uma maior compreensão do estudo de caso. Com os resultados obtidos pretende-se proceder a uma sistematização do conhecimento de vários parâmetros dos SABE das Câmaras Municipais do distrito de Lisboa, refletindo o percurso histórico dos mesmos.
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