O contributo da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica para a vivência da paz numa perspetiva de escola inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Teresa de Jesus Bento da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/30598
Resumo: É urgente a educação escolar para a paz por forma a transformar as escolas num local aprazível, de tolerância e respeito. Vivemos atualmente numa sociedade plural, ou seja, marcada por muitas diferenças culturais, crenças religiosas, modos de pensar diferentes; todas estas características influenciam em grande parte os ambientes sociais concretamente em contexto escolar, uma vez que a escola acolhe todos sem distinção. No presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada (PES) é apresentada uma reflexão acerca do tema da paz, começando numa visão teológica desde definições e pontos de vista de alguns teólogos acerca da temática. Posteriormente refletimos sobre as mensagens para a Paz dos vários Papas até ao presente ano civil. Numa segunda parte deste relatório é apresentada uma reflexão aprofundada do que foi a minha experiência enquanto aluna da PES no núcleo de estágio dos Salesianos de Manique. Escola, onde se reflete sobre os progressos e dificuldades da prática letiva, nomeadamente da lecionação da Unidade letiva 4: A Paz universal. De seguida é feita a exploração do tema da paz, numa perspetiva da escola inclusiva, salientando a importância do contributo da Educação Moral e Religiosa Católica bem como a influência dos pais e Encarregados de Educação (EE) na vida escolar dos seus educandos. Por fim como atividade pedagógica é sugerida uma atividade para pais /EE em articulação com a escola e tem como principal objetivo estimular o envolvimento na vida escolar dos seus educandos, tendo em vista a vivência da escola inclusiva na prevenção da violência escolar.
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