Uma Tomada de Posição do Cinema Brasileiro em Territórios Urbanos (2009-2017)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zan, Vitor Tomaz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.14591/aniki.v8n2.752
Resumo: Este artigo de cunho panorâmico se interessa por três grupos de filmes bastante heterogêneos que permitem destacar a centralidade das questões de território urbano no cinema brasileiro recente (2009-2017). Apesar da diversidade de perspectivas, o habitar emerge, num vasto conjunto de obras, como ponto de convergência entre engajamento social e criação estética. Atrelada à dimensão política do espaço, a noção de território dá ensejo a um prisma analítico que responde às especificidades cinematográficas de filmes tão variados quanto A vizinhança do tigre (2014), O som ao redor (2012), Branco sai, preto fica (2014), Um lugar ao sol (2009) e Que horas ela volta? (2015).
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spelling Uma Tomada de Posição do Cinema Brasileiro em Territórios Urbanos (2009-2017)A position taken by Brazilian cinema in urban territories (2009-2017)TerritoryBrazilian cinemainhabitingcityTerritóriocinema brasileirohabitarcidadeEste artigo de cunho panorâmico se interessa por três grupos de filmes bastante heterogêneos que permitem destacar a centralidade das questões de território urbano no cinema brasileiro recente (2009-2017). Apesar da diversidade de perspectivas, o habitar emerge, num vasto conjunto de obras, como ponto de convergência entre engajamento social e criação estética. Atrelada à dimensão política do espaço, a noção de território dá ensejo a um prisma analítico que responde às especificidades cinematográficas de filmes tão variados quanto A vizinhança do tigre (2014), O som ao redor (2012), Branco sai, preto fica (2014), Um lugar ao sol (2009) e Que horas ela volta? (2015).This panoramic article is interested in three very heterogeneous groups of films that allow us to highlight the centrality of urban territory issues in recent Brazilian cinema (2009-2017). Despite the diversity of perspectives, the act of inhabiting becomes a point of convergence between social activism and artistic ambition in these films. Linked to the political dimension of space, the notion of territory gives rise to an analytical prism elaborated according to the aesthetic characteristics of films as varied as A vizinhança do tigre (2014), O som ao redor (2012), Branco sai, preto fica (2014), Um lugar ao sol (2009) and Que horas ela volta? (2015).AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento2021-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14591/aniki.v8n2.752https://doi.org/10.14591/aniki.v8n2.752Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 8 No 2 (2021): Materiality in Portuguese Cinema: aesthetics, practices and techniques; 48-70Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 8 n. 2 (2021): Materialidades no cinema português: estéticas, práticas e técnicas; 48-702183-175010.14591/aniki.v8n2reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/752http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/752/436Direitos de Autor (c) 2021 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessZan, Vitor Tomaz2024-01-26T02:03:24Zoai:aim.org.pt/ojs/:article/752Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:21.688355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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