The car in cinema: notes on fear on cinematic territory

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Luís Henrique Marques
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Lumina
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/39178
Resumo: O que o carro pode expressar obre a relação entre território urbano, o cinema e o medo? Pensando nisso, o artigo analisa Aquarius (2016), a partir da perspectiva bakhtiniana dialógica do discurso, que parece viabilizar a compreensão do cinema enquanto arena ideológica, atravessada por várias vozes em modos de interação muito complexos. Partimos da hipótese de que as imagens em movimento do carro são enunciados discursivos que se adicionam à influência da estética de terror/horror do cinema de gênero no filme de Kleber Mendonça Filho. Observamos o deslocamento de estereotipias de classe e raça mobilizadas pelo medo como afeto estruturante na exclusão daquilo que está fora dos muros. Sobre isso, encontramos correspondência no que Dunker (2015) intitula como “lógica de condomínio”. Por essas vias pensamos e elaboramos um esboço do que seria uma análise territorial fílmica brasileira, contribuindo para a criação do estilo do diretor. Para isso, pensamos o território como conceito de dimensão política, atravessado por conflitos históricos de classe, raça ou gênero e que está expresso no discurso das imagens, entendidas enquanto texto.
id UFJF-4_d692cad0e4bbdae83b6a38f14ff560cc
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/39178
network_acronym_str UFJF-4
network_name_str Revista Lumina
repository_id_str
spelling The car in cinema: notes on fear on cinematic territoryO carro no cinema: notas para o medo no território cinematográficoTerritoryCarBrazilian CinemaFearKleber Mendonça FilhoTerritórioCarroCinema brasileiroMedoKleber Mendonça FilhoO que o carro pode expressar obre a relação entre território urbano, o cinema e o medo? Pensando nisso, o artigo analisa Aquarius (2016), a partir da perspectiva bakhtiniana dialógica do discurso, que parece viabilizar a compreensão do cinema enquanto arena ideológica, atravessada por várias vozes em modos de interação muito complexos. Partimos da hipótese de que as imagens em movimento do carro são enunciados discursivos que se adicionam à influência da estética de terror/horror do cinema de gênero no filme de Kleber Mendonça Filho. Observamos o deslocamento de estereotipias de classe e raça mobilizadas pelo medo como afeto estruturante na exclusão daquilo que está fora dos muros. Sobre isso, encontramos correspondência no que Dunker (2015) intitula como “lógica de condomínio”. Por essas vias pensamos e elaboramos um esboço do que seria uma análise territorial fílmica brasileira, contribuindo para a criação do estilo do diretor. Para isso, pensamos o território como conceito de dimensão política, atravessado por conflitos históricos de classe, raça ou gênero e que está expresso no discurso das imagens, entendidas enquanto texto.Universidade Federal de Juiz de Fora2024-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/3917810.34019/1981-4070.2024.v18.39178Lumina; v. 18 n. 1 (2024); 163-1781981-40701516-0785reponame:Revista Luminainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/39178/27397https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/39178/27441Copyright (c) 2024 Luminainfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Luís Henrique Marques 2024-04-30T18:34:44Zoai:periodicos.ufjf.br:article/39178Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/indexPRIhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/oairevista.lumina@ufjf.br1981-40701516-0785opendoar:2024-04-30T18:34:44Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv The car in cinema: notes on fear on cinematic territory
O carro no cinema: notas para o medo no território cinematográfico
title The car in cinema: notes on fear on cinematic territory
spellingShingle The car in cinema: notes on fear on cinematic territory
Ribeiro, Luís Henrique Marques
Territory
Car
Brazilian Cinema
Fear
Kleber Mendonça Filho
Território
Carro
Cinema brasileiro
Medo
Kleber Mendonça Filho
title_short The car in cinema: notes on fear on cinematic territory
title_full The car in cinema: notes on fear on cinematic territory
title_fullStr The car in cinema: notes on fear on cinematic territory
title_full_unstemmed The car in cinema: notes on fear on cinematic territory
title_sort The car in cinema: notes on fear on cinematic territory
author Ribeiro, Luís Henrique Marques
author_facet Ribeiro, Luís Henrique Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Luís Henrique Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Territory
Car
Brazilian Cinema
Fear
Kleber Mendonça Filho
Território
Carro
Cinema brasileiro
Medo
Kleber Mendonça Filho
topic Territory
Car
Brazilian Cinema
Fear
Kleber Mendonça Filho
Território
Carro
Cinema brasileiro
Medo
Kleber Mendonça Filho
description O que o carro pode expressar obre a relação entre território urbano, o cinema e o medo? Pensando nisso, o artigo analisa Aquarius (2016), a partir da perspectiva bakhtiniana dialógica do discurso, que parece viabilizar a compreensão do cinema enquanto arena ideológica, atravessada por várias vozes em modos de interação muito complexos. Partimos da hipótese de que as imagens em movimento do carro são enunciados discursivos que se adicionam à influência da estética de terror/horror do cinema de gênero no filme de Kleber Mendonça Filho. Observamos o deslocamento de estereotipias de classe e raça mobilizadas pelo medo como afeto estruturante na exclusão daquilo que está fora dos muros. Sobre isso, encontramos correspondência no que Dunker (2015) intitula como “lógica de condomínio”. Por essas vias pensamos e elaboramos um esboço do que seria uma análise territorial fílmica brasileira, contribuindo para a criação do estilo do diretor. Para isso, pensamos o território como conceito de dimensão política, atravessado por conflitos históricos de classe, raça ou gênero e que está expresso no discurso das imagens, entendidas enquanto texto.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/39178
10.34019/1981-4070.2024.v18.39178
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/39178
identifier_str_mv 10.34019/1981-4070.2024.v18.39178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/39178/27397
https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/39178/27441
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Lumina
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Lumina
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
dc.source.none.fl_str_mv Lumina; v. 18 n. 1 (2024); 163-178
1981-4070
1516-0785
reponame:Revista Lumina
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Revista Lumina
collection Revista Lumina
repository.name.fl_str_mv Revista Lumina - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.lumina@ufjf.br
_version_ 1798675253024522240