Recurso à memória na aprendizagem de música de câmara nos primeiros graus de ensino musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Jean-Philippe Antunes de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/12444
Resumo: De modo a concluir o Mestrado em Ensino da Música, elaborei o presente relatório de estágio, constituído pelo relatório da prática de ensino supervisionada e pelo projeto de intervenção realizado na AMFF - Academia de Música Fernandes Fão. O presente projeto procura questionar a importância do uso da partitura na aprendizagem nos primeiros graus de ensino musical. A escolha desta temática deve-se ao facto de encontrar diversas vezes os alunos demasiado presos à partitura. Na minha experiência enquanto músico sempre que executava uma obra de memória sentia mais liberdade musical e empatia com o público. Apesar da sua importância, a memorização não é objeto de um trabalho muito profundo nos conservatórios e escolas de música. O presente trabalho pretende debruçar-se sobre as diferentes estratégias e métodos que podem ser utilizados durante a memorização de uma peça, quais as suas vantagens e limitações e como podem ser utilizados a fim de tornar a performance mais eficiente e segura. Trata-se de um estudo realizado com alunos de música de conjunto do II grau, que frequentam a Academia de Música Fernandes Fão. Os dados obtidos, através de audições públicas, questionários a músicos profissionais e ao público em geral, demonstram que a performance musical sem o recurso à partitura obteve uma maior aceitação por parte dos intervenientes neste estudo.
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