O ensino artístico instrumental : um estudo de caso sobre o estado motivacional dos alunos de violino do 1º, 2ºe 5º graus de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fermanian, Vasken Varujan
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/5597
Resumo: O presente trabalho académico divide-se em duas partes. A primeira encontra-se o relatório de estágio supervisionado e a segunda parte constitui-se na investigação do trabalho. O relatório realizado no âmbito do Mestrado de Ensino de Música da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco apresenta o relatório de estágio supervisionado realizado no Centro Artístico da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais. Na primeira parte do trabalho apresenta-se uma descrição crítica da prática pedagógica do docente com foco no trabalho desenvolvido com um aluno de violino (4º grau do Ensino Básico) e uma classe de conjunto de cordas com cinco alunos (2º e 4º grau do Ensino Básico). A segunda parte destina-se a um estudo de caso sobre motivação para o ensino prático do violino. Aprender a tocar um instrumento musical é por natureza um ato que pensamos estar relacionado com o princípio fundamental “se o aluno toca, é porque gosta de estar com o instrumento”. Quando o aluno não tem vontade de realizar alguma tarefa proposta, pertence ao senso comum relacionarmos esta falta de vontade com algum défice de motivação e consequentemente, pode relacionar-se com fatores particulares, estes pertencentes a cada um dos alunos, sejam estes fatores físicos, psicológicos ou sociológicos. Este estudo é, portanto, um estudo de caso, no qual se pretende verificar quais fatores promovem a motivação dos alunos para a prática instrumental. O objetivo principal deste trabalho está em procurar compreender o nível de motivação destes alunos, para futuramente buscarmos melhorar as condições de ensino/aprendizagem instrumental na atividade docente diária.
id RCAP_9b4f814059a5214be6676020b8fecf6f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5597
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino artístico instrumental : um estudo de caso sobre o estado motivacional dos alunos de violino do 1º, 2ºe 5º graus de escolaridadeEnsinoPedagogia musicalMotivaçãoAprendizagemViolinoEducationMusic pedagogyMotivationLearningViolinDomínio/Área Científica : HumanidadesO presente trabalho académico divide-se em duas partes. A primeira encontra-se o relatório de estágio supervisionado e a segunda parte constitui-se na investigação do trabalho. O relatório realizado no âmbito do Mestrado de Ensino de Música da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco apresenta o relatório de estágio supervisionado realizado no Centro Artístico da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais. Na primeira parte do trabalho apresenta-se uma descrição crítica da prática pedagógica do docente com foco no trabalho desenvolvido com um aluno de violino (4º grau do Ensino Básico) e uma classe de conjunto de cordas com cinco alunos (2º e 4º grau do Ensino Básico). A segunda parte destina-se a um estudo de caso sobre motivação para o ensino prático do violino. Aprender a tocar um instrumento musical é por natureza um ato que pensamos estar relacionado com o princípio fundamental “se o aluno toca, é porque gosta de estar com o instrumento”. Quando o aluno não tem vontade de realizar alguma tarefa proposta, pertence ao senso comum relacionarmos esta falta de vontade com algum défice de motivação e consequentemente, pode relacionar-se com fatores particulares, estes pertencentes a cada um dos alunos, sejam estes fatores físicos, psicológicos ou sociológicos. Este estudo é, portanto, um estudo de caso, no qual se pretende verificar quais fatores promovem a motivação dos alunos para a prática instrumental. O objetivo principal deste trabalho está em procurar compreender o nível de motivação destes alunos, para futuramente buscarmos melhorar as condições de ensino/aprendizagem instrumental na atividade docente diária.Abstract : The present master thesis is divided into two parts, the first part consists in the supervised internship report and the second part consists the research project. The internship report in the scope of the Music Master of Education at the Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco presents the supervised internship report held at the Centro Artístico da Sociedade Gualdim Pais. In the first part of this work presents a critical description of the pedagogical practice of the teacher, focusing on the work developed with a violin student (4th grade of Basic Education) and a string chamber group with five students (2nd and 4th grade of Basic Education). The second part is intended to a case study on motivation for the practical violin teaching. Learning to play a musical instrument is by nature an act that is related to the fundamental principle that “if the student plays, it because he likes to stay with his instrument”. When the student does not feel like doing something, it is common sense to relate this unwillingness to the lack of motivation and consequently such a motivation deficit can be related to factors, according to each student. These factors may be considered physical, psychological or sociological. This study is, therefore, a case study, in which it is to verify which factors promote the student motivation for the violin performance practice. The main objective of this research project is to try to understand the level of learning motivation of these students, seeking to improve the conditions of teaching / learning instrumental in teaching activity.Corrêa, Maria Luísa Vila-Cova Tender BarahonaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoFermanian, Vasken Varujan2017-07-22T14:30:16Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5597TID:201719606porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-27T01:45:48Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5597Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:20.883649Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino artístico instrumental : um estudo de caso sobre o estado motivacional dos alunos de violino do 1º, 2ºe 5º graus de escolaridade
title O ensino artístico instrumental : um estudo de caso sobre o estado motivacional dos alunos de violino do 1º, 2ºe 5º graus de escolaridade
spellingShingle O ensino artístico instrumental : um estudo de caso sobre o estado motivacional dos alunos de violino do 1º, 2ºe 5º graus de escolaridade
Fermanian, Vasken Varujan
Ensino
Pedagogia musical
Motivação
Aprendizagem
Violino
Education
Music pedagogy
Motivation
Learning
Violin
Domínio/Área Científica : Humanidades
title_short O ensino artístico instrumental : um estudo de caso sobre o estado motivacional dos alunos de violino do 1º, 2ºe 5º graus de escolaridade
title_full O ensino artístico instrumental : um estudo de caso sobre o estado motivacional dos alunos de violino do 1º, 2ºe 5º graus de escolaridade
title_fullStr O ensino artístico instrumental : um estudo de caso sobre o estado motivacional dos alunos de violino do 1º, 2ºe 5º graus de escolaridade
title_full_unstemmed O ensino artístico instrumental : um estudo de caso sobre o estado motivacional dos alunos de violino do 1º, 2ºe 5º graus de escolaridade
title_sort O ensino artístico instrumental : um estudo de caso sobre o estado motivacional dos alunos de violino do 1º, 2ºe 5º graus de escolaridade
author Fermanian, Vasken Varujan
author_facet Fermanian, Vasken Varujan
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Corrêa, Maria Luísa Vila-Cova Tender Barahona
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Fermanian, Vasken Varujan
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Pedagogia musical
Motivação
Aprendizagem
Violino
Education
Music pedagogy
Motivation
Learning
Violin
Domínio/Área Científica : Humanidades
topic Ensino
Pedagogia musical
Motivação
Aprendizagem
Violino
Education
Music pedagogy
Motivation
Learning
Violin
Domínio/Área Científica : Humanidades
description O presente trabalho académico divide-se em duas partes. A primeira encontra-se o relatório de estágio supervisionado e a segunda parte constitui-se na investigação do trabalho. O relatório realizado no âmbito do Mestrado de Ensino de Música da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco apresenta o relatório de estágio supervisionado realizado no Centro Artístico da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais. Na primeira parte do trabalho apresenta-se uma descrição crítica da prática pedagógica do docente com foco no trabalho desenvolvido com um aluno de violino (4º grau do Ensino Básico) e uma classe de conjunto de cordas com cinco alunos (2º e 4º grau do Ensino Básico). A segunda parte destina-se a um estudo de caso sobre motivação para o ensino prático do violino. Aprender a tocar um instrumento musical é por natureza um ato que pensamos estar relacionado com o princípio fundamental “se o aluno toca, é porque gosta de estar com o instrumento”. Quando o aluno não tem vontade de realizar alguma tarefa proposta, pertence ao senso comum relacionarmos esta falta de vontade com algum défice de motivação e consequentemente, pode relacionar-se com fatores particulares, estes pertencentes a cada um dos alunos, sejam estes fatores físicos, psicológicos ou sociológicos. Este estudo é, portanto, um estudo de caso, no qual se pretende verificar quais fatores promovem a motivação dos alunos para a prática instrumental. O objetivo principal deste trabalho está em procurar compreender o nível de motivação destes alunos, para futuramente buscarmos melhorar as condições de ensino/aprendizagem instrumental na atividade docente diária.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-07-22T14:30:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/5597
TID:201719606
url http://hdl.handle.net/10400.11/5597
identifier_str_mv TID:201719606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130824224800768