Descertificação de empresas certificadas pela ISO 9001

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delfino, Pedro Miguel Viseu
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/13543
Resumo: A ISO 9001 é a mais conhecida e implementada norma da família ISO 9000, para sistemas de gestão da qualidade, e uma das mais conhecidas e implementadas de entre todas as normas da ISO (Alič, 2014). Os motivos que levam as instituições à certificação podem classificar-se em duas categorias, internos e externos (Ismyrlis e Moschidis, 2015). Expansão de mercado, melhoria da qualidade do produto e serviço, ou, melhoria da satisfação e confiança do cliente são alguns dos benefícios mais consensuais entre os autores (Sivaram, Devadasan e Murugesh, 2013). Existem, no entanto, outros autores que avançam com outros benefícios resultantes de estudos que realizaram. A certificação ISO 9001 também acarreta pontos negativos. Vários autores citados nesta dissertação apontam diversos pontos negativos como a ausência de ligação entre a certificação e o desempenho financeiro, por exemplo. Mas, o ponto negativo que mais consenso reúne é o custo elevado do processo de certificação. É abordado nesta dissertação um fenómeno emergente, a descertificação de empresas certificadas pela ISO 9001. A descertificação não é mais do que uma instituição ficar sem a certificação. Pode ser por opção própria, ou, pode haver um cancelamento do certificado por parte dos organismos responsáveis pela certificação da ISO 9001, quando essa empresa não cumpre os requisitos necessários para continuar a ser certificada (Alič, 2014). Esta dissertação tem como objetivos identificar os principais obstáculos à certificação pela ISO 9001 que foram sentidos pelas empresas descertificadas, identificar as vantagens e desvantagens da certificação nessas empresas, compreender melhor a descertificação de empresas certificadas pela ISO 9001, identificar as razões para a descertificação destas empresas e analisar as consequências, benefícios ou malefícios que resultam da descertificação. A parte teórica desta investigação far-se-á através de pesquisa bibliográfica, tendo como incidência o recurso a livros, revistas científicas, artigos científicos e a algumas bases de dados, como a Web of Science ou o EBSCO. A parte empírica consiste na realização de um estudo de caso composto em duas fases. A primeira fase incide num inquérito realizado a empresas portuguesas, que perderam a certificação pela ISO 9001. Na segunda fase, procedeu-se a um cruzamento da informação obtida com a revisão bibliográfica. Os Resultados indicam que os motivos que levaram as empresas a procurar a certificação foram maioritariamente externos, com fins de promoção da imagem da empresa e posição de mercado, embora a melhoria organizacional, motivo interno, também reúna uma percentagem semelhante nas escolhas das empresas inquiridas. No que toca aos obstáculos à certificação, destaca-se o custo elevado do processo de certificação. Nas vantagens sentidas após a certificação ISO 9001, a maioria das empresas identificou a organização da documentação. No extremo oposto, a desvantagem mais sentida foi os custos inerentes à certificação. Durante a fase da manutenção, a maioria das empresas sentiu que a falta de atualização de certos procedimentos face à prática de mercado atual se revelou um problema. Já na fase da descertificação, os resultados conseguidos através do inquérito mostram que a maioria das empresas aponta à relação custo-benefício do certificado como a razão que as levou a perder o certificado. Por fim, na última questão referente às consequências sentidas após a perda do certificado, a maioria das empresas referiu que não houve alterações na satisfação dos clientes. As principais conclusões são que a maioria das empresas que perderam a certificação em 2015 começaram desde logo a sentir que o processo acarretava custos consideráveis, tanto no início do processo de certificação como na fase de manutenção da mesma, pois é necessário cumprir requisitos para conseguir manter o certificado. Apesar da certificação provocar uma melhoria na organização da documentação, as empresas tiveram que desrespeitar alguns procedimentos face à desatualização da norma, cuja última atualização data de 2008. Face a estes fatores, foi feita uma reflexão e as empresas concluíram que o certificado incutia mais custos que benefícios, o que acabou por resultar numa perda do certificado, algo que, com base nos resultados deste estudo, não afetou a maioria das empresas. Apenas uma pequena parte da amostra afirma ter sido afetada negativamente pela perda do certificado.
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spelling Descertificação de empresas certificadas pela ISO 9001ISO 9001Benefits of certificationCertification disadvantagesDecertificationReasons for decertificationConsequences of decertificationDecertification advantagesDisadvantages of decertificationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoA ISO 9001 é a mais conhecida e implementada norma da família ISO 9000, para sistemas de gestão da qualidade, e uma das mais conhecidas e implementadas de entre todas as normas da ISO (Alič, 2014). Os motivos que levam as instituições à certificação podem classificar-se em duas categorias, internos e externos (Ismyrlis e Moschidis, 2015). Expansão de mercado, melhoria da qualidade do produto e serviço, ou, melhoria da satisfação e confiança do cliente são alguns dos benefícios mais consensuais entre os autores (Sivaram, Devadasan e Murugesh, 2013). Existem, no entanto, outros autores que avançam com outros benefícios resultantes de estudos que realizaram. A certificação ISO 9001 também acarreta pontos negativos. Vários autores citados nesta dissertação apontam diversos pontos negativos como a ausência de ligação entre a certificação e o desempenho financeiro, por exemplo. Mas, o ponto negativo que mais consenso reúne é o custo elevado do processo de certificação. É abordado nesta dissertação um fenómeno emergente, a descertificação de empresas certificadas pela ISO 9001. A descertificação não é mais do que uma instituição ficar sem a certificação. Pode ser por opção própria, ou, pode haver um cancelamento do certificado por parte dos organismos responsáveis pela certificação da ISO 9001, quando essa empresa não cumpre os requisitos necessários para continuar a ser certificada (Alič, 2014). Esta dissertação tem como objetivos identificar os principais obstáculos à certificação pela ISO 9001 que foram sentidos pelas empresas descertificadas, identificar as vantagens e desvantagens da certificação nessas empresas, compreender melhor a descertificação de empresas certificadas pela ISO 9001, identificar as razões para a descertificação destas empresas e analisar as consequências, benefícios ou malefícios que resultam da descertificação. A parte teórica desta investigação far-se-á através de pesquisa bibliográfica, tendo como incidência o recurso a livros, revistas científicas, artigos científicos e a algumas bases de dados, como a Web of Science ou o EBSCO. A parte empírica consiste na realização de um estudo de caso composto em duas fases. A primeira fase incide num inquérito realizado a empresas portuguesas, que perderam a certificação pela ISO 9001. Na segunda fase, procedeu-se a um cruzamento da informação obtida com a revisão bibliográfica. Os Resultados indicam que os motivos que levaram as empresas a procurar a certificação foram maioritariamente externos, com fins de promoção da imagem da empresa e posição de mercado, embora a melhoria organizacional, motivo interno, também reúna uma percentagem semelhante nas escolhas das empresas inquiridas. No que toca aos obstáculos à certificação, destaca-se o custo elevado do processo de certificação. Nas vantagens sentidas após a certificação ISO 9001, a maioria das empresas identificou a organização da documentação. No extremo oposto, a desvantagem mais sentida foi os custos inerentes à certificação. Durante a fase da manutenção, a maioria das empresas sentiu que a falta de atualização de certos procedimentos face à prática de mercado atual se revelou um problema. Já na fase da descertificação, os resultados conseguidos através do inquérito mostram que a maioria das empresas aponta à relação custo-benefício do certificado como a razão que as levou a perder o certificado. Por fim, na última questão referente às consequências sentidas após a perda do certificado, a maioria das empresas referiu que não houve alterações na satisfação dos clientes. As principais conclusões são que a maioria das empresas que perderam a certificação em 2015 começaram desde logo a sentir que o processo acarretava custos consideráveis, tanto no início do processo de certificação como na fase de manutenção da mesma, pois é necessário cumprir requisitos para conseguir manter o certificado. Apesar da certificação provocar uma melhoria na organização da documentação, as empresas tiveram que desrespeitar alguns procedimentos face à desatualização da norma, cuja última atualização data de 2008. Face a estes fatores, foi feita uma reflexão e as empresas concluíram que o certificado incutia mais custos que benefícios, o que acabou por resultar numa perda do certificado, algo que, com base nos resultados deste estudo, não afetou a maioria das empresas. Apenas uma pequena parte da amostra afirma ter sido afetada negativamente pela perda do certificado.ISO 9001 is the most widely known and implemented standard from ISO 9000 family, for quality management systems, and one of the most known and implemented from all ISO standards (Alic, 2014). The reasons that lead the institutions to certification can be classified into two categories, internal and external (Ismyrlis and Moschidis, 2015). Market expansion, improvement of product quality and service, or improved customer satisfaction and trust are some of the benefits agreed between the authors (Sivaram, Devadasan and Murugesh, 2013). There are, however, other authors who advance with other benefits resulting from studies conducted. ISO 9001 certification also brings negative points. Several authors cited in this paper indicate several negative points such as the lack of connection between certification and financial performance for example. But the negative point that have more consensus is the high cost of the certification process. It is discussed in this paper an emerging phenomenon, the decertification of companies certified by ISO 9001. The decertification is no more than an institution be without certification. It may be by choice, or there may be a cancellation of the certificate by the agencies responsible for certification of ISO 9001, when the company does not meet the requirements to remain certified (Alic, 2014). This paper aims to identify the main obstacles to certification by ISO 9001 which were felt by the companies that lost the certificate, identify the advantages and disadvantages of certification in these companies, understand better the decertification of companies certified by ISO 9001, identify the reasons for the decertification of these companies and analyze the consequences, benefits or negative points that result from decertification. The theoretical part of this investigation shall be made through literature, with the incidence of the use of books, journals, scientific papers and some databases such as Web of Science or EBSCO. The empirical part consists of performing a case study made of two phases. The first phase focuses on a survey of Portuguese companies, who have lost their certification by ISO 9001. In the second phase, we proceeded to a cross from the information obtained from the literature review. The results indicate that the reasons that led companies to seek certification were mostly external, for purposes of promoting the company's image and market position, although the improvement organization, internal motive, also brings together a similar percentage in the choices of the companies surveyed. Concerning the obstacles to certification, the high cost of the certification process stands out. In the advantages felt after ISO 9001 certification, most companies identified the organization of documentation. At the opposite extreme, the most significant disadvantage was the costs inherent in certification. During the maintenance phase, most companies felt that failure to update certain procedures against current market practice proved to be a problem. Already in the decertification phase, the results obtained through the survey show that most companies point to the cost-benefit ratio of the certificate as the reason that led them to lose the certificate. Finally, in the last question regarding the consequences of losing the certificate, most companies reported that there were no changes in customer satisfaction. The main conclusions are that most of the companies that lost certification in 2015 started to feel that the process had considerable costs at the beginning of the certification process as well as in the maintenance phase of the process, since it is necessary to comply with requirements to maintain the certificate. Although the certification teases an improvement in the organization of documentation, companies had to disrespect some procedures in view of the outdated of the standard, whose last update was in 2008. Faced with these factors, a reflection was made and the companies concluded that the certificate included more costs than benefits which resulted in a loss of the certificate, which, on the basis of the results of this study, did not affect most companies. Only a small part of the sample has been negatively affected by the loss of the certificate.Cândido, CarlosSapientiaDelfino, Pedro Miguel Viseu2020-02-26T14:26:59Z2019-04-302019-04-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/13543TID:202275973porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:25:41Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/13543Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:04:42.382674Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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