A Música Coral: do gosto de cantar ao desenvolvimento de competências na Formação Musical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/5827 |
Resumo: | O presente relatório incide sobre a Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida com alunos que frequentam o Ensino Especializado da Música, designadamente no Conservatório de Música de Santarém ao longo do ano letivo 2015/2016. O Capítulo um foca-se na descrição e reflexão sobre o estágio - Prática de Ensino Supervisionada - que inclui a caracterização da Escola e das turmas, planificações, estratégias de ensino desenvolvidas e reflexões das aulas. O Capítulo dois remete-nos para o estudo de investigação intitulado “A Música Coral: do gosto de cantar ao desenvolvimento de competências na Formação Musical” com o qual se pretendeu estudar a forma como os alunos podem aprender música numa perspetiva mais física, emocional e imediata através do canto, nomeadamente o canto coral, ou seja, cantar em grupo peças que são conteúdos de Classe de Conjunto. Este segundo Capítulo evidencia a noção do professor-investigador que se preocupa com as suas práticas de ensino no sentido de as compreender melhor e de as questionar com vista a encontrar respostas inovadoras e conducentes à melhoria do ensino e da aprendizagem da música e, neste em particular, se os alunos gostam e consideram efetivamente importante cantar nas aulas de Formação Musical e se isso os faz ter consciência de que aprendem melhor a teoria musical e que apreendem melhor com as experiências musicais, no sentido do desenvolvimento de competências musicais. |
id |
RCAP_221963f7f9a5bb43af288ca71c74dcc3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5827 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Música Coral: do gosto de cantar ao desenvolvimento de competências na Formação MusicalEnsino artístico especializadoFormação musicalMúsica coralGosto de cantarCompetências musicaisSpecialized artistic teachingMusical educationChoral musicEnjoying SingingMusical skillsDomínio/Área Científica : HumanidadesO presente relatório incide sobre a Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida com alunos que frequentam o Ensino Especializado da Música, designadamente no Conservatório de Música de Santarém ao longo do ano letivo 2015/2016. O Capítulo um foca-se na descrição e reflexão sobre o estágio - Prática de Ensino Supervisionada - que inclui a caracterização da Escola e das turmas, planificações, estratégias de ensino desenvolvidas e reflexões das aulas. O Capítulo dois remete-nos para o estudo de investigação intitulado “A Música Coral: do gosto de cantar ao desenvolvimento de competências na Formação Musical” com o qual se pretendeu estudar a forma como os alunos podem aprender música numa perspetiva mais física, emocional e imediata através do canto, nomeadamente o canto coral, ou seja, cantar em grupo peças que são conteúdos de Classe de Conjunto. Este segundo Capítulo evidencia a noção do professor-investigador que se preocupa com as suas práticas de ensino no sentido de as compreender melhor e de as questionar com vista a encontrar respostas inovadoras e conducentes à melhoria do ensino e da aprendizagem da música e, neste em particular, se os alunos gostam e consideram efetivamente importante cantar nas aulas de Formação Musical e se isso os faz ter consciência de que aprendem melhor a teoria musical e que apreendem melhor com as experiências musicais, no sentido do desenvolvimento de competências musicais.Abstract : This report focuses on the Supervised Teaching Course for students who attended Specialized Teaching of Music, at the Music Conservatory in Santarém, during the 2015/2016 academic year. Chapter One focuses on the description of, and reflection on, the internship that is part of the supervised teaching course, which includes the characterization of the school and classes, the planning, teaching strategies developed, and class reflections. Chapter Two refers us to the research study entitled "The Choral Music: from enjoying singing to the development of skills in Music Education", which aimed to assess how students can learn music from a more physical, emotional and immediate perspective through singing. We focus specifically on choral singing, that is, singing pieces in a group context that are contents of the Class Set. Furthermore, this second chapter highlights the notion of the teacher-researcher, who is concerned with his teaching practices in order to understand them better, and to question them, in order to find innovative answers that will lead to the improvement of teaching and learning of music. Moreover, we focused especially on whether students like and consider it important to sing in Music Education classes. More specifically, we wanted to know if they are aware that this strategy allows them to learn music theory better, and get a better understanding with musical experiences towards the development of musical skills.Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões daRaimundo, José Filomeno MartinsRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoVentura, Dominique Gaspar2018-01-07T21:31:55Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5827TID:201810530porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:45:07Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5827Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:29.484051Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Música Coral: do gosto de cantar ao desenvolvimento de competências na Formação Musical |
title |
A Música Coral: do gosto de cantar ao desenvolvimento de competências na Formação Musical |
spellingShingle |
A Música Coral: do gosto de cantar ao desenvolvimento de competências na Formação Musical Ventura, Dominique Gaspar Ensino artístico especializado Formação musical Música coral Gosto de cantar Competências musicais Specialized artistic teaching Musical education Choral music Enjoying Singing Musical skills Domínio/Área Científica : Humanidades |
title_short |
A Música Coral: do gosto de cantar ao desenvolvimento de competências na Formação Musical |
title_full |
A Música Coral: do gosto de cantar ao desenvolvimento de competências na Formação Musical |
title_fullStr |
A Música Coral: do gosto de cantar ao desenvolvimento de competências na Formação Musical |
title_full_unstemmed |
A Música Coral: do gosto de cantar ao desenvolvimento de competências na Formação Musical |
title_sort |
A Música Coral: do gosto de cantar ao desenvolvimento de competências na Formação Musical |
author |
Ventura, Dominique Gaspar |
author_facet |
Ventura, Dominique Gaspar |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões da Raimundo, José Filomeno Martins Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ventura, Dominique Gaspar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino artístico especializado Formação musical Música coral Gosto de cantar Competências musicais Specialized artistic teaching Musical education Choral music Enjoying Singing Musical skills Domínio/Área Científica : Humanidades |
topic |
Ensino artístico especializado Formação musical Música coral Gosto de cantar Competências musicais Specialized artistic teaching Musical education Choral music Enjoying Singing Musical skills Domínio/Área Científica : Humanidades |
description |
O presente relatório incide sobre a Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida com alunos que frequentam o Ensino Especializado da Música, designadamente no Conservatório de Música de Santarém ao longo do ano letivo 2015/2016. O Capítulo um foca-se na descrição e reflexão sobre o estágio - Prática de Ensino Supervisionada - que inclui a caracterização da Escola e das turmas, planificações, estratégias de ensino desenvolvidas e reflexões das aulas. O Capítulo dois remete-nos para o estudo de investigação intitulado “A Música Coral: do gosto de cantar ao desenvolvimento de competências na Formação Musical” com o qual se pretendeu estudar a forma como os alunos podem aprender música numa perspetiva mais física, emocional e imediata através do canto, nomeadamente o canto coral, ou seja, cantar em grupo peças que são conteúdos de Classe de Conjunto. Este segundo Capítulo evidencia a noção do professor-investigador que se preocupa com as suas práticas de ensino no sentido de as compreender melhor e de as questionar com vista a encontrar respostas inovadoras e conducentes à melhoria do ensino e da aprendizagem da música e, neste em particular, se os alunos gostam e consideram efetivamente importante cantar nas aulas de Formação Musical e se isso os faz ter consciência de que aprendem melhor a teoria musical e que apreendem melhor com as experiências musicais, no sentido do desenvolvimento de competências musicais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017 2017-01-01T00:00:00Z 2018-01-07T21:31:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/5827 TID:201810530 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/5827 |
identifier_str_mv |
TID:201810530 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130825428566016 |