A Música Coral: do gosto de cantar ao desenvolvimento de competências na Formação Musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ventura, Dominique Gaspar
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/5827
Resumo: O presente relatório incide sobre a Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida com alunos que frequentam o Ensino Especializado da Música, designadamente no Conservatório de Música de Santarém ao longo do ano letivo 2015/2016. O Capítulo um foca-se na descrição e reflexão sobre o estágio - Prática de Ensino Supervisionada - que inclui a caracterização da Escola e das turmas, planificações, estratégias de ensino desenvolvidas e reflexões das aulas. O Capítulo dois remete-nos para o estudo de investigação intitulado “A Música Coral: do gosto de cantar ao desenvolvimento de competências na Formação Musical” com o qual se pretendeu estudar a forma como os alunos podem aprender música numa perspetiva mais física, emocional e imediata através do canto, nomeadamente o canto coral, ou seja, cantar em grupo peças que são conteúdos de Classe de Conjunto. Este segundo Capítulo evidencia a noção do professor-investigador que se preocupa com as suas práticas de ensino no sentido de as compreender melhor e de as questionar com vista a encontrar respostas inovadoras e conducentes à melhoria do ensino e da aprendizagem da música e, neste em particular, se os alunos gostam e consideram efetivamente importante cantar nas aulas de Formação Musical e se isso os faz ter consciência de que aprendem melhor a teoria musical e que apreendem melhor com as experiências musicais, no sentido do desenvolvimento de competências musicais.
id RCAP_221963f7f9a5bb43af288ca71c74dcc3
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5827
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Música Coral: do gosto de cantar ao desenvolvimento de competências na Formação MusicalEnsino artístico especializadoFormação musicalMúsica coralGosto de cantarCompetências musicaisSpecialized artistic teachingMusical educationChoral musicEnjoying SingingMusical skillsDomínio/Área Científica : HumanidadesO presente relatório incide sobre a Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida com alunos que frequentam o Ensino Especializado da Música, designadamente no Conservatório de Música de Santarém ao longo do ano letivo 2015/2016. O Capítulo um foca-se na descrição e reflexão sobre o estágio - Prática de Ensino Supervisionada - que inclui a caracterização da Escola e das turmas, planificações, estratégias de ensino desenvolvidas e reflexões das aulas. O Capítulo dois remete-nos para o estudo de investigação intitulado “A Música Coral: do gosto de cantar ao desenvolvimento de competências na Formação Musical” com o qual se pretendeu estudar a forma como os alunos podem aprender música numa perspetiva mais física, emocional e imediata através do canto, nomeadamente o canto coral, ou seja, cantar em grupo peças que são conteúdos de Classe de Conjunto. Este segundo Capítulo evidencia a noção do professor-investigador que se preocupa com as suas práticas de ensino no sentido de as compreender melhor e de as questionar com vista a encontrar respostas inovadoras e conducentes à melhoria do ensino e da aprendizagem da música e, neste em particular, se os alunos gostam e consideram efetivamente importante cantar nas aulas de Formação Musical e se isso os faz ter consciência de que aprendem melhor a teoria musical e que apreendem melhor com as experiências musicais, no sentido do desenvolvimento de competências musicais.Abstract : This report focuses on the Supervised Teaching Course for students who attended Specialized Teaching of Music, at the Music Conservatory in Santarém, during the 2015/2016 academic year. Chapter One focuses on the description of, and reflection on, the internship that is part of the supervised teaching course, which includes the characterization of the school and classes, the planning, teaching strategies developed, and class reflections. Chapter Two refers us to the research study entitled "The Choral Music: from enjoying singing to the development of skills in Music Education", which aimed to assess how students can learn music from a more physical, emotional and immediate perspective through singing. We focus specifically on choral singing, that is, singing pieces in a group context that are contents of the Class Set. Furthermore, this second chapter highlights the notion of the teacher-researcher, who is concerned with his teaching practices in order to understand them better, and to question them, in order to find innovative answers that will lead to the improvement of teaching and learning of music. Moreover, we focused especially on whether students like and consider it important to sing in Music Education classes. More specifically, we wanted to know if they are aware that this strategy allows them to learn music theory better, and get a better understanding with musical experiences towards the development of musical skills.Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões daRaimundo, José Filomeno MartinsRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoVentura, Dominique Gaspar2018-01-07T21:31:55Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5827TID:201810530porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:45:07Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5827Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:29.484051Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Música Coral: do gosto de cantar ao desenvolvimento de competências na Formação Musical
title A Música Coral: do gosto de cantar ao desenvolvimento de competências na Formação Musical
spellingShingle A Música Coral: do gosto de cantar ao desenvolvimento de competências na Formação Musical
Ventura, Dominique Gaspar
Ensino artístico especializado
Formação musical
Música coral
Gosto de cantar
Competências musicais
Specialized artistic teaching
Musical education
Choral music
Enjoying Singing
Musical skills
Domínio/Área Científica : Humanidades
title_short A Música Coral: do gosto de cantar ao desenvolvimento de competências na Formação Musical
title_full A Música Coral: do gosto de cantar ao desenvolvimento de competências na Formação Musical
title_fullStr A Música Coral: do gosto de cantar ao desenvolvimento de competências na Formação Musical
title_full_unstemmed A Música Coral: do gosto de cantar ao desenvolvimento de competências na Formação Musical
title_sort A Música Coral: do gosto de cantar ao desenvolvimento de competências na Formação Musical
author Ventura, Dominique Gaspar
author_facet Ventura, Dominique Gaspar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões da
Raimundo, José Filomeno Martins
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Ventura, Dominique Gaspar
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino artístico especializado
Formação musical
Música coral
Gosto de cantar
Competências musicais
Specialized artistic teaching
Musical education
Choral music
Enjoying Singing
Musical skills
Domínio/Área Científica : Humanidades
topic Ensino artístico especializado
Formação musical
Música coral
Gosto de cantar
Competências musicais
Specialized artistic teaching
Musical education
Choral music
Enjoying Singing
Musical skills
Domínio/Área Científica : Humanidades
description O presente relatório incide sobre a Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida com alunos que frequentam o Ensino Especializado da Música, designadamente no Conservatório de Música de Santarém ao longo do ano letivo 2015/2016. O Capítulo um foca-se na descrição e reflexão sobre o estágio - Prática de Ensino Supervisionada - que inclui a caracterização da Escola e das turmas, planificações, estratégias de ensino desenvolvidas e reflexões das aulas. O Capítulo dois remete-nos para o estudo de investigação intitulado “A Música Coral: do gosto de cantar ao desenvolvimento de competências na Formação Musical” com o qual se pretendeu estudar a forma como os alunos podem aprender música numa perspetiva mais física, emocional e imediata através do canto, nomeadamente o canto coral, ou seja, cantar em grupo peças que são conteúdos de Classe de Conjunto. Este segundo Capítulo evidencia a noção do professor-investigador que se preocupa com as suas práticas de ensino no sentido de as compreender melhor e de as questionar com vista a encontrar respostas inovadoras e conducentes à melhoria do ensino e da aprendizagem da música e, neste em particular, se os alunos gostam e consideram efetivamente importante cantar nas aulas de Formação Musical e se isso os faz ter consciência de que aprendem melhor a teoria musical e que apreendem melhor com as experiências musicais, no sentido do desenvolvimento de competências musicais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-01-07T21:31:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/5827
TID:201810530
url http://hdl.handle.net/10400.11/5827
identifier_str_mv TID:201810530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130825428566016