Desenvolver o gosto pelo aprender: Uma experiência de flow

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Marta Maria CastelBranco da Silveira de Sena
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/6192
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA - Instituto Universitários, na área de Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
id RCAP_22254e9630079b8b8164801fcb96474b
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6192
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolver o gosto pelo aprender: Uma experiência de flowMotivaçãoTeoria de flowAprendizagemCompetênciasAutonomiaMotivationFlow theoryLearningSkillsAutonomyDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisDissertação de Mestrado apresentada no ISPA - Instituto Universitários, na área de Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoO presente estudo, inserido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), tem como âmbito temático o gosto pela aprendizagem e investiga as experiências educativas que mais o promovam. Emerge igualmente de um forte desejo pessoal em compreender e detetar as motivações ou experiências que levam crianças a envolver-se e desenvolver o gosto pelas aprendizagens de um modo cada vez mais autónomo e fluido. Após revisão de literatura na perspetiva humanista, dinâmica e multivariada, Csikszentmihalyi afiança-se como investigador central na área da pedagogia motivacional. Sem desvirtuar a ambição cognitiva de toda a educação, este autor promove a estabilidade emocional na relação interativa em sala de aula como promotora da aprendizagem, inclusive a intelectual, otimizando e agilizando as competências sensoriais e intelectuais numa única vivência fluida de criatividade, a que chama precisamente Flow. Na prática com crianças do 1º CEB procurei estratégias que provocam e conduzem à Experiência de Flow. Identifiquei-as enquanto resultado de um feedback imediato e oportuno, uma clareza de metas calmamente expostas no inicio da atividade, num equilíbrio ponderado entre desafios e competências, e ainda em aulas de estilo dinâmico e sensorial onde os alunos livremente assumiram as suas escolhas autónomas, sem receio e com responsabilidade. O resultado objetivo, alcançado através de uma metodologia qualitativa, baseada em investigação participante e em questionários, aponta a uma aprendizagem mais personalizada, motivada e ótima (na expressão de Csikszentmihalyi: optimal experience). Apura-se a conveniência de uma aprendizagem por competências integrais e recomenda-se a sua inclusão nos projetos educativos contemporâneos mediante Experiências de Flow.The following study, developed within the Supervised Teaching Practice, has as a thematic scope the pleasure of learning and it investigates educational experiences that highly promote it. It also emerges from a strong personal desire in comprehending and detecting the motivations or experiences that lead children to be involved and to develop the taste for learning in a more independent and flowing way. After reviewing literature in a humanistic, dynamic and multifaceted perspective, Csikszentmihalyi stands out as the main investigator in the area of motivational pedagogy. Without undermining the cognitive ambition of all education, this author promotes the emotional stability in the interactive relationship within a classroom as a learning enabler, including the intellectual learning process, optimizing the sensory and intellectual skills into a single flowing creativity experience, which is called precisely Flow. In my experience with children of primary school, I searched for strategies that induce and lead to the Flow Experience. I identified them as resulting from an immediate and opportune feedback, clearly explained goals in the beginning of the activity, in a careful balance between challenges and skills, and also in dynamic and sensory classes where students freely take on their autonomous choices, without fear and with responsibility. The objective result, achieved through a qualitative methodology, based on participating investigation and questionnaires, points out a more personalized, motivated and optimal learning experience (from the expression of Csikszentmihalyi: optimal experience). The convenience of a learning experience through skills is here appointed and is also recommended that its inclusion in contemporary educational projects is through Flow Experiences.Malhão, Vera Lúcia de FerreiraRepositório do ISPAEsteves, Marta Maria CastelBranco da Silveira de Sena2018-02-14T13:30:53Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/6192201971852porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-13T02:15:30Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6192Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:24:01.750923Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolver o gosto pelo aprender: Uma experiência de flow
title Desenvolver o gosto pelo aprender: Uma experiência de flow
spellingShingle Desenvolver o gosto pelo aprender: Uma experiência de flow
Esteves, Marta Maria CastelBranco da Silveira de Sena
Motivação
Teoria de flow
Aprendizagem
Competências
Autonomia
Motivation
Flow theory
Learning
Skills
Autonomy
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Desenvolver o gosto pelo aprender: Uma experiência de flow
title_full Desenvolver o gosto pelo aprender: Uma experiência de flow
title_fullStr Desenvolver o gosto pelo aprender: Uma experiência de flow
title_full_unstemmed Desenvolver o gosto pelo aprender: Uma experiência de flow
title_sort Desenvolver o gosto pelo aprender: Uma experiência de flow
author Esteves, Marta Maria CastelBranco da Silveira de Sena
author_facet Esteves, Marta Maria CastelBranco da Silveira de Sena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Malhão, Vera Lúcia de Ferreira
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, Marta Maria CastelBranco da Silveira de Sena
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Teoria de flow
Aprendizagem
Competências
Autonomia
Motivation
Flow theory
Learning
Skills
Autonomy
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Motivação
Teoria de flow
Aprendizagem
Competências
Autonomia
Motivation
Flow theory
Learning
Skills
Autonomy
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA - Instituto Universitários, na área de Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-02-14T13:30:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/6192
201971852
url http://hdl.handle.net/10400.12/6192
identifier_str_mv 201971852
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130101042905088