Síndrome Alcoólica Fetal: Um Estudo de Caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/650 |
Resumo: | Actualmente, são numerosos os estudos científicos que relacionaram o álcool consumido durante a gestação com problemas de saúde a vários níveis, que se manifestam não só na infância, mas que podem prolongar-se até à adolescência ou mesmo até à idade adulta. É o caso da Síndrome Alcoólica Fetal, que devido às suas características acarreta para os alunos uma panóplia de dificuldades e a necessidade de um ensino diferenciado. Entender e analisar as características de cada um destes indivíduos é um ponto fulcral para o seu desenvolvimento. Os profissionais que lidam diariamente com estas crianças, terão que ter esses factores em consideração, uma vez que a sua compreensão é fundamental para (re) educar estas pessoas de modo a torná-las capazes de desempenhar, pelo menos, as actividades quotidianas e, principalmente, dar-lhes uma maior satisfação pessoal, ou seja, melhorar a sua qualidade de vida. Este trabalho teve como objectivo avaliar o impacto da implementação de um PEI e de um PIT na inclusão escolar/social de um aluno com SAF. Deste modo, acompanhamos a elaboração/Implementação de um Programa Educativo Individual (PEI), prático e funcional e de um Plano Individual de Transição (PIT) para verificar se ambos tiveram um impacto positivo na vida escolar/social do aluno. No final de cada período de intervenção foi feita a respectiva avaliação das medidas aplicadas e elaborados os relatórios e registos de avaliação. Os dados recolhidos foram objecto de uma análise de natureza qualitativa e quantitativa e traduzidos em gráficos. Verificou-se que, nas áreas avaliadas, o aluno atingiu 94% das competências anuais definidas e que apenas 6% das competências foram atingidas parcialmente. Concluímos que um currículo específico, mais prático e funcional, contribuiu significativamente para a inclusão do aluno na escola/sociedade, ao mesmo tempo que um PIT, adaptado aos interesses/expectativas profissionais do aluno em causa se tornou eficaz na preparação para a vida activa. |
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Síndrome Alcoólica Fetal: Um Estudo de CasoSíndrome alcoólica fetalÁlcoolGravidezNecessidades Educativas EspeciaisActualmente, são numerosos os estudos científicos que relacionaram o álcool consumido durante a gestação com problemas de saúde a vários níveis, que se manifestam não só na infância, mas que podem prolongar-se até à adolescência ou mesmo até à idade adulta. É o caso da Síndrome Alcoólica Fetal, que devido às suas características acarreta para os alunos uma panóplia de dificuldades e a necessidade de um ensino diferenciado. Entender e analisar as características de cada um destes indivíduos é um ponto fulcral para o seu desenvolvimento. Os profissionais que lidam diariamente com estas crianças, terão que ter esses factores em consideração, uma vez que a sua compreensão é fundamental para (re) educar estas pessoas de modo a torná-las capazes de desempenhar, pelo menos, as actividades quotidianas e, principalmente, dar-lhes uma maior satisfação pessoal, ou seja, melhorar a sua qualidade de vida. Este trabalho teve como objectivo avaliar o impacto da implementação de um PEI e de um PIT na inclusão escolar/social de um aluno com SAF. Deste modo, acompanhamos a elaboração/Implementação de um Programa Educativo Individual (PEI), prático e funcional e de um Plano Individual de Transição (PIT) para verificar se ambos tiveram um impacto positivo na vida escolar/social do aluno. No final de cada período de intervenção foi feita a respectiva avaliação das medidas aplicadas e elaborados os relatórios e registos de avaliação. Os dados recolhidos foram objecto de uma análise de natureza qualitativa e quantitativa e traduzidos em gráficos. Verificou-se que, nas áreas avaliadas, o aluno atingiu 94% das competências anuais definidas e que apenas 6% das competências foram atingidas parcialmente. Concluímos que um currículo específico, mais prático e funcional, contribuiu significativamente para a inclusão do aluno na escola/sociedade, ao mesmo tempo que um PIT, adaptado aos interesses/expectativas profissionais do aluno em causa se tornou eficaz na preparação para a vida activa.There are numerous scientific studies today that relate alcohol consumption during pregnancy to health problems at various levels. These problems occur not only in childhood but can continue until adolescence or even adulthood. This is the case of Fetal Alcohol Syndrome (FAS), which by their very nature brings to students a range of difficulties and the need for differentiated teaching. Understanding and analyzing the characteristics of each of these individuals is a focal point for its development. The professionals who deal with these children, will have to take these factors into account, since its understanding is fundamental to (re) educate them so as to make them capable of performing at least their daily activities, which will give them a greater personal satisfaction and improve their quality of life. The present study’s aim is to evaluate the impact of the implementation of an IEP and an ITP in the school/ social inclusion of a student with FAS. Thus, we have followed the development / implementation of not only a practical and functional Individual Educational Plan (IEP) but also an Individual Transition Plan (ITP) in order to verify if both had a positive impact on the student’s school / social life. The evaluation of the implemented measures, the reports and the assessment records were done at the end of each intervention period. The collected data were subject to an analysis of qualitative and quantitative nature and translated into graphs. It was found that in the assessed areas, the student has reached 94% of the pre-defined annual competences and that only 6% of skills were partially affected. We conclude that a specific curriculum, more practical and functional, has significantly contributed to the inclusion of students both in school and in society, while a PIT, adapted to the professional interests / expectations of the student in question became effective in preparation for their working life.2011-10-07T11:05:17Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/650pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Maria Otília Amaral Pintoreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:38:05Zoai:repositorio.utad.pt:10348/650Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:57.176827Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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