A inclusão do aluno com síndrome alcoólica fetal : da teoria à prática : relatório de atividade profissional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/18426 |
Resumo: | Numa sociedade com muitas contradições quanto ao valor atribuído aos bens de con-sumo, às relações interpessoais ou mesmo às pessoas, não pode deixar de se considerar impor-tante a preocupação com os indivíduos marcados pela deficiência. Há uma mudança histórica na aceitação e no cuidado com essas pessoas: de uma atitude de exclusão, passou-se a uma aceitação passiva; e hoje desenvolvem-se esforços no sentido de uma inclusão social. Esta inclusão compreende o mundo laboral e o meio escolar. O modelo de inserção escolar pode ser discutível, mas não deixa de ser considerado indispensável a adaptação da escola aos alu-nos com necessidades educativas especiais, com vista a uma autonomia na inserção social e a uma realização pessoal o mais plena possível. Na diversidade de fatores ou causas de deficiência está bem patente e bem definida a síndrome alcoólica fetal. A autora caracteriza o contexto social, cultural, psicológico e somá-tico dessa causa de deficiência; enquadra teoricamente a temática da deficiência; avalia o papel da inclusão escolar para a autonomia pessoal e para a inclusão social; e analisa um caso paradigmático de inclusão de um adolescente com incapacidade intelectual enquadrado na conjugação dos esforços da escola com a cooperação de outra instituição especializada na vertente de aprendizagem e inserção laboral. |
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A inclusão do aluno com síndrome alcoólica fetal : da teoria à prática : relatório de atividade profissionalNecessidades Educativas EspeciaisInclusãoSíndrome alcoólica fetalSpecial Educational NeedsInclusionFetal alcohol syndromeNuma sociedade com muitas contradições quanto ao valor atribuído aos bens de con-sumo, às relações interpessoais ou mesmo às pessoas, não pode deixar de se considerar impor-tante a preocupação com os indivíduos marcados pela deficiência. Há uma mudança histórica na aceitação e no cuidado com essas pessoas: de uma atitude de exclusão, passou-se a uma aceitação passiva; e hoje desenvolvem-se esforços no sentido de uma inclusão social. Esta inclusão compreende o mundo laboral e o meio escolar. O modelo de inserção escolar pode ser discutível, mas não deixa de ser considerado indispensável a adaptação da escola aos alu-nos com necessidades educativas especiais, com vista a uma autonomia na inserção social e a uma realização pessoal o mais plena possível. Na diversidade de fatores ou causas de deficiência está bem patente e bem definida a síndrome alcoólica fetal. A autora caracteriza o contexto social, cultural, psicológico e somá-tico dessa causa de deficiência; enquadra teoricamente a temática da deficiência; avalia o papel da inclusão escolar para a autonomia pessoal e para a inclusão social; e analisa um caso paradigmático de inclusão de um adolescente com incapacidade intelectual enquadrado na conjugação dos esforços da escola com a cooperação de outra instituição especializada na vertente de aprendizagem e inserção laboral.In a society of many contradictions regarding the value of consumer goods, interpersonal relationships, and even people, one must consider the significance of caring for individuals facing disability. There has been a historical change in the acceptance and care for these individuals: from an attitude of exclusion to one of passive acceptance; and today, efforts towards social inclusion are being developed. This inclusion comprises both workplace and school environments. The school insertion model may be questionable, but the school’s adaptation to pupils with special educational needs should be considered essencial, regarding social insertion autonomy and fullest personal fulfillment. Among the numerous factors or causes of disability, fetal alcohol syndrome is evident and well defined. The author characterizes the social, cultural, psychological and somatic context of this cause for disability; she theoretically contextualizes the issue of disability; she assesses the role of school inclusion and personal autonomy in social insertion; and she analyses a paradigmatic case of inclusion of an intelectually-disabled adolescent, backed up by the union of the school’s efforts and the cooperation of an institution specialized in learning and job placement.Ponte, Filomena Ermida daVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCarrêlo, Margarida Maria Dias2015-10-12T10:38:20Z2014-05-3120142014-05-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/18426TID:203019709porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:24:09Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/18426Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:15:22.689860Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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