A inclusão do aluno com síndrome alcoólica fetal : da teoria à prática : relatório de atividade profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrêlo, Margarida Maria Dias
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/18426
Resumo: Numa sociedade com muitas contradições quanto ao valor atribuído aos bens de con-sumo, às relações interpessoais ou mesmo às pessoas, não pode deixar de se considerar impor-tante a preocupação com os indivíduos marcados pela deficiência. Há uma mudança histórica na aceitação e no cuidado com essas pessoas: de uma atitude de exclusão, passou-se a uma aceitação passiva; e hoje desenvolvem-se esforços no sentido de uma inclusão social. Esta inclusão compreende o mundo laboral e o meio escolar. O modelo de inserção escolar pode ser discutível, mas não deixa de ser considerado indispensável a adaptação da escola aos alu-nos com necessidades educativas especiais, com vista a uma autonomia na inserção social e a uma realização pessoal o mais plena possível. Na diversidade de fatores ou causas de deficiência está bem patente e bem definida a síndrome alcoólica fetal. A autora caracteriza o contexto social, cultural, psicológico e somá-tico dessa causa de deficiência; enquadra teoricamente a temática da deficiência; avalia o papel da inclusão escolar para a autonomia pessoal e para a inclusão social; e analisa um caso paradigmático de inclusão de um adolescente com incapacidade intelectual enquadrado na conjugação dos esforços da escola com a cooperação de outra instituição especializada na vertente de aprendizagem e inserção laboral.
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