Expectativas acadêmicas de estudantes nos primeiros anos do Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/2553 |
Resumo: | Este trabalho analisa expectativas acadêmicas de universitários ao ingressar no Ensino Superior. Participaram do estudo 205 estudantes do primeiro e segundo ano do Ensino Superior. Os participantes responderam a um questionário sobre expectativas pessoais, relações interpessoais, expectativas acerca do curso, carreira, instituição de ensino e um questionário de dados sociodemográficos. Os dados foram submetidos a análises qualitativas, com recurso a análise de conteúdo. Os alunos descrevem suas expectativas em direção ao mercado de trabalho e aos ganhos pessoais e profissionais resultantes do fato de cursarem o Ensino Superior. Esses resultados reiteram estudos anteriores, indicando que alunos do primeiro ano apresentam altas expectativas em relação ao Ensino Superior. Discutem-se as implicações dos resultados para novas pesquisas e intervenções com universitários, especialmente aqueles com dificuldades de adaptação acadêmica. |
id |
RCAP_222ff016e63631e86254062a045768b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uportu.pt:11328/2553 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Expectativas acadêmicas de estudantes nos primeiros anos do Ensino SuperiorExpectativas acadêmicasAdaptação acadêmicaEnsino SuperiorAcademic expectationsAcademic adaptationHigher EducationLas expectativas académicasAdaptación académicaLa Educación SuperiorEste trabalho analisa expectativas acadêmicas de universitários ao ingressar no Ensino Superior. Participaram do estudo 205 estudantes do primeiro e segundo ano do Ensino Superior. Os participantes responderam a um questionário sobre expectativas pessoais, relações interpessoais, expectativas acerca do curso, carreira, instituição de ensino e um questionário de dados sociodemográficos. Os dados foram submetidos a análises qualitativas, com recurso a análise de conteúdo. Os alunos descrevem suas expectativas em direção ao mercado de trabalho e aos ganhos pessoais e profissionais resultantes do fato de cursarem o Ensino Superior. Esses resultados reiteram estudos anteriores, indicando que alunos do primeiro ano apresentam altas expectativas em relação ao Ensino Superior. Discutem-se as implicações dos resultados para novas pesquisas e intervenções com universitários, especialmente aqueles com dificuldades de adaptação acadêmica.This study analyzed students’ expectations in the transition to Higher Education. Participants were 205 students of the first and second year, enrolled in public and private Higher Education institutions. Students answered an open questionnaire composed of five questions about personal expectations, interpersonal relationships, expectations about the undergraduate program and career development, the institution where they were enrolled, and a social-demographic questionnaire. Content analysis was performed to analyze data. Students described their own expectations regarding the job market, and personal and occupational benefits from studying in Higher Education. These results support previous studies that have suggested that first-year students present high expectations about higher education. We discuss the implications of the results in future researches and intervention with students, especially the ones with difficulties in academic adaptation.Este trabajo analiza expectativas académicas de universitarios al ingresar en la Enseñanza Superior. Participaron del estudio 205 estudiantes del primer y segundo año de la Enseñanza Superior. Los participantes respondieron a un cuestionario sobre expectativas personales, recursos personales, relaciones interpersonal, expectativas acerca del curso, carrera, institución educativa y un cuestionario de datos sociodemográficos. Los datos se sometieron a análisis cualitativos, utilizando el análisis de contenido. Los estudiantes describen sus expectativas hacia el mercado de trabajo y a las ganancias personales y profesionales resultantes hecho de cursar la Enseñanza Superior. Estos resultados reiteran estudios anteriores indicando que alumnos del primer arimer aonales, recursos personales, las relaciones interpersonales, Se discuten las implicaciones de los resultados para nuevas investigaciones e intervenciones con universitarios, especialmente aquellos con dificultades de adaptación académica.2019-01-22T15:05:09Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/2553por1809-5267Soares, Adriana BenevidesLeme, Vanessa Barbosa RomeraGomes, GilPenha, Adriana PeçanhaMaia, Fátima AlmeidaLima, Cláudio AlmeidaValadas, SandraAlmeida, Leandro S.Araújo, Alexandra M.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:10:55ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Expectativas acadêmicas de estudantes nos primeiros anos do Ensino Superior |
title |
Expectativas acadêmicas de estudantes nos primeiros anos do Ensino Superior |
spellingShingle |
Expectativas acadêmicas de estudantes nos primeiros anos do Ensino Superior Soares, Adriana Benevides Expectativas acadêmicas Adaptação acadêmica Ensino Superior Academic expectations Academic adaptation Higher Education Las expectativas académicas Adaptación académica La Educación Superior |
title_short |
Expectativas acadêmicas de estudantes nos primeiros anos do Ensino Superior |
title_full |
Expectativas acadêmicas de estudantes nos primeiros anos do Ensino Superior |
title_fullStr |
Expectativas acadêmicas de estudantes nos primeiros anos do Ensino Superior |
title_full_unstemmed |
Expectativas acadêmicas de estudantes nos primeiros anos do Ensino Superior |
title_sort |
Expectativas acadêmicas de estudantes nos primeiros anos do Ensino Superior |
author |
Soares, Adriana Benevides |
author_facet |
Soares, Adriana Benevides Leme, Vanessa Barbosa Romera Gomes, Gil Penha, Adriana Peçanha Maia, Fátima Almeida Lima, Cláudio Almeida Valadas, Sandra Almeida, Leandro S. Araújo, Alexandra M. |
author_role |
author |
author2 |
Leme, Vanessa Barbosa Romera Gomes, Gil Penha, Adriana Peçanha Maia, Fátima Almeida Lima, Cláudio Almeida Valadas, Sandra Almeida, Leandro S. Araújo, Alexandra M. |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Adriana Benevides Leme, Vanessa Barbosa Romera Gomes, Gil Penha, Adriana Peçanha Maia, Fátima Almeida Lima, Cláudio Almeida Valadas, Sandra Almeida, Leandro S. Araújo, Alexandra M. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Expectativas acadêmicas Adaptação acadêmica Ensino Superior Academic expectations Academic adaptation Higher Education Las expectativas académicas Adaptación académica La Educación Superior |
topic |
Expectativas acadêmicas Adaptação acadêmica Ensino Superior Academic expectations Academic adaptation Higher Education Las expectativas académicas Adaptación académica La Educación Superior |
description |
Este trabalho analisa expectativas acadêmicas de universitários ao ingressar no Ensino Superior. Participaram do estudo 205 estudantes do primeiro e segundo ano do Ensino Superior. Os participantes responderam a um questionário sobre expectativas pessoais, relações interpessoais, expectativas acerca do curso, carreira, instituição de ensino e um questionário de dados sociodemográficos. Os dados foram submetidos a análises qualitativas, com recurso a análise de conteúdo. Os alunos descrevem suas expectativas em direção ao mercado de trabalho e aos ganhos pessoais e profissionais resultantes do fato de cursarem o Ensino Superior. Esses resultados reiteram estudos anteriores, indicando que alunos do primeiro ano apresentam altas expectativas em relação ao Ensino Superior. Discutem-se as implicações dos resultados para novas pesquisas e intervenções com universitários, especialmente aqueles com dificuldades de adaptação acadêmica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01T00:00:00Z 2018 2019-01-22T15:05:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/2553 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/2553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1809-5267 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302553060442112 |