Expectativas acadêmicas de estudantes nos primeiros anos do Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Adriana Benevides
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Leme, Vanessa Barbosa Romera, Gomes, Gil, Penha, Adriana Peçanha, Maia, Fátima Almeida, Lima, Cláudio Almeida, Valadas, Sandra, Almeida, Leandro S., Araújo, Alexandra M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/2553
Resumo: Este trabalho analisa expectativas acadêmicas de universitários ao ingressar no Ensino Superior. Participaram do estudo 205 estudantes do primeiro e segundo ano do Ensino Superior. Os participantes responderam a um questionário sobre expectativas pessoais, relações interpessoais, expectativas acerca do curso, carreira, instituição de ensino e um questionário de dados sociodemográficos. Os dados foram submetidos a análises qualitativas, com recurso a análise de conteúdo. Os alunos descrevem suas expectativas em direção ao mercado de trabalho e aos ganhos pessoais e profissionais resultantes do fato de cursarem o Ensino Superior. Esses resultados reiteram estudos anteriores, indicando que alunos do primeiro ano apresentam altas expectativas em relação ao Ensino Superior. Discutem-se as implicações dos resultados para novas pesquisas e intervenções com universitários, especialmente aqueles com dificuldades de adaptação acadêmica.
id RCAP_222ff016e63631e86254062a045768b1
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/2553
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Expectativas acadêmicas de estudantes nos primeiros anos do Ensino SuperiorExpectativas acadêmicasAdaptação acadêmicaEnsino SuperiorAcademic expectationsAcademic adaptationHigher EducationLas expectativas académicasAdaptación académicaLa Educación SuperiorEste trabalho analisa expectativas acadêmicas de universitários ao ingressar no Ensino Superior. Participaram do estudo 205 estudantes do primeiro e segundo ano do Ensino Superior. Os participantes responderam a um questionário sobre expectativas pessoais, relações interpessoais, expectativas acerca do curso, carreira, instituição de ensino e um questionário de dados sociodemográficos. Os dados foram submetidos a análises qualitativas, com recurso a análise de conteúdo. Os alunos descrevem suas expectativas em direção ao mercado de trabalho e aos ganhos pessoais e profissionais resultantes do fato de cursarem o Ensino Superior. Esses resultados reiteram estudos anteriores, indicando que alunos do primeiro ano apresentam altas expectativas em relação ao Ensino Superior. Discutem-se as implicações dos resultados para novas pesquisas e intervenções com universitários, especialmente aqueles com dificuldades de adaptação acadêmica.This study analyzed students’ expectations in the transition to Higher Education. Participants were 205 students of the first and second year, enrolled in public and private Higher Education institutions. Students answered an open questionnaire composed of five questions about personal expectations, interpersonal relationships, expectations about the undergraduate program and career development, the institution where they were enrolled, and a social-demographic questionnaire. Content analysis was performed to analyze data. Students described their own expectations regarding the job market, and personal and occupational benefits from studying in Higher Education. These results support previous studies that have suggested that first-year students present high expectations about higher education. We discuss the implications of the results in future researches and intervention with students, especially the ones with difficulties in academic adaptation.Este trabajo analiza expectativas académicas de universitarios al ingresar en la Enseñanza Superior. Participaron del estudio 205 estudiantes del primer y segundo año de la Enseñanza Superior. Los participantes respondieron a un cuestionario sobre expectativas personales, recursos personales, relaciones interpersonal, expectativas acerca del curso, carrera, institución educativa y un cuestionario de datos sociodemográficos. Los datos se sometieron a análisis cualitativos, utilizando el análisis de contenido. Los estudiantes describen sus expectativas hacia el mercado de trabajo y a las ganancias personales y profesionales resultantes hecho de cursar la Enseñanza Superior. Estos resultados reiteran estudios anteriores indicando que alumnos del primer arimer aonales, recursos personales, las relaciones interpersonales, Se discuten las implicaciones de los resultados para nuevas investigaciones e intervenciones con universitarios, especialmente aquellos con dificultades de adaptación académica.2019-01-22T15:05:09Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/2553por1809-5267Soares, Adriana BenevidesLeme, Vanessa Barbosa RomeraGomes, GilPenha, Adriana PeçanhaMaia, Fátima AlmeidaLima, Cláudio AlmeidaValadas, SandraAlmeida, Leandro S.Araújo, Alexandra M.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:10:55ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Expectativas acadêmicas de estudantes nos primeiros anos do Ensino Superior
title Expectativas acadêmicas de estudantes nos primeiros anos do Ensino Superior
spellingShingle Expectativas acadêmicas de estudantes nos primeiros anos do Ensino Superior
Soares, Adriana Benevides
Expectativas acadêmicas
Adaptação acadêmica
Ensino Superior
Academic expectations
Academic adaptation
Higher Education
Las expectativas académicas
Adaptación académica
La Educación Superior
title_short Expectativas acadêmicas de estudantes nos primeiros anos do Ensino Superior
title_full Expectativas acadêmicas de estudantes nos primeiros anos do Ensino Superior
title_fullStr Expectativas acadêmicas de estudantes nos primeiros anos do Ensino Superior
title_full_unstemmed Expectativas acadêmicas de estudantes nos primeiros anos do Ensino Superior
title_sort Expectativas acadêmicas de estudantes nos primeiros anos do Ensino Superior
author Soares, Adriana Benevides
author_facet Soares, Adriana Benevides
Leme, Vanessa Barbosa Romera
Gomes, Gil
Penha, Adriana Peçanha
Maia, Fátima Almeida
Lima, Cláudio Almeida
Valadas, Sandra
Almeida, Leandro S.
Araújo, Alexandra M.
author_role author
author2 Leme, Vanessa Barbosa Romera
Gomes, Gil
Penha, Adriana Peçanha
Maia, Fátima Almeida
Lima, Cláudio Almeida
Valadas, Sandra
Almeida, Leandro S.
Araújo, Alexandra M.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Adriana Benevides
Leme, Vanessa Barbosa Romera
Gomes, Gil
Penha, Adriana Peçanha
Maia, Fátima Almeida
Lima, Cláudio Almeida
Valadas, Sandra
Almeida, Leandro S.
Araújo, Alexandra M.
dc.subject.por.fl_str_mv Expectativas acadêmicas
Adaptação acadêmica
Ensino Superior
Academic expectations
Academic adaptation
Higher Education
Las expectativas académicas
Adaptación académica
La Educación Superior
topic Expectativas acadêmicas
Adaptação acadêmica
Ensino Superior
Academic expectations
Academic adaptation
Higher Education
Las expectativas académicas
Adaptación académica
La Educación Superior
description Este trabalho analisa expectativas acadêmicas de universitários ao ingressar no Ensino Superior. Participaram do estudo 205 estudantes do primeiro e segundo ano do Ensino Superior. Os participantes responderam a um questionário sobre expectativas pessoais, relações interpessoais, expectativas acerca do curso, carreira, instituição de ensino e um questionário de dados sociodemográficos. Os dados foram submetidos a análises qualitativas, com recurso a análise de conteúdo. Os alunos descrevem suas expectativas em direção ao mercado de trabalho e aos ganhos pessoais e profissionais resultantes do fato de cursarem o Ensino Superior. Esses resultados reiteram estudos anteriores, indicando que alunos do primeiro ano apresentam altas expectativas em relação ao Ensino Superior. Discutem-se as implicações dos resultados para novas pesquisas e intervenções com universitários, especialmente aqueles com dificuldades de adaptação acadêmica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2018
2019-01-22T15:05:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/2553
url http://hdl.handle.net/11328/2553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1809-5267
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302553060442112