Expectativas de envolvimento académico à entrada na Universidade: estudo com alunos da Universidade do Minho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Leandro S.
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Gonçalves, Albertino, Salgueira, Ana Paula, Soares, Ana Paula, Machado, Carolina, Fernandes, Eugénia M., Machado, José Cunha, Vasconcelos, Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/12108
Resumo: Este artigo analisa as expectativas de envolvimento académico de 1768 alunos que, em Setembro de 2002, se inscreveram pela primeira vez nos vários cursos da Universidade do Minho. Utilizamos o Questionário de Envolvimento Académico – versão expectativas (QEA – Soares & Almeida, 2000), que avalia as expectativas de investimento no curso, instituição, carreira, relações interpessoais e utilização dos recursos da instituição. Os resultados sugerem que os alunos, no momento em que se inscrevem na Universidade, apresentam expectativas de envolvimento muito elevadas, nas cinco dimensões do QEA. Mesmo assim, forma encontradas algumas diferenças relacionadas com variáveis demográficas e escolares dos alunos. Os alunos mais novos, do sexo feminino e deslocados da família tendem a apresentar expectativas mais elevadas de investimento académico. Também algumas diferenças de expectativas foram encontradas, quando se considera o percurso escolar anterior e o tipo de curso frequentado na Universidade.
id RCAP_11b180b103fca500aa152f613da341c6
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/12108
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Expectativas de envolvimento académico à entrada na Universidade: estudo com alunos da Universidade do MinhoEnsino SuperiorExpectativas académicasAdaptação à universidadeSucesso AcadémicoHigher educationAcademic expectationsCollege adaptionAcademic successEste artigo analisa as expectativas de envolvimento académico de 1768 alunos que, em Setembro de 2002, se inscreveram pela primeira vez nos vários cursos da Universidade do Minho. Utilizamos o Questionário de Envolvimento Académico – versão expectativas (QEA – Soares & Almeida, 2000), que avalia as expectativas de investimento no curso, instituição, carreira, relações interpessoais e utilização dos recursos da instituição. Os resultados sugerem que os alunos, no momento em que se inscrevem na Universidade, apresentam expectativas de envolvimento muito elevadas, nas cinco dimensões do QEA. Mesmo assim, forma encontradas algumas diferenças relacionadas com variáveis demográficas e escolares dos alunos. Os alunos mais novos, do sexo feminino e deslocados da família tendem a apresentar expectativas mais elevadas de investimento académico. Também algumas diferenças de expectativas foram encontradas, quando se considera o percurso escolar anterior e o tipo de curso frequentado na Universidade.This paper analyses the academic Involvement expectations of 1768 students who, in September 2002, enrolled into the various courses in Universidade do Minho (Portugal). We used the Academic Involvement Questionnaire — Expectations version (QEA — Soares & Almeida, 2000), which evaluates five involvement dimensions: investment in course, institution, career, interpersonal relationships and college resources utilization. The results suggest that, at the beginning of their first year, students present very high expectations in those five dimensions. Nevertheless, some differences were found, when taking into consideration student's gender, age and being, or not dislocated from home. We also found some differences according to the student's school background, as well as according to the type of course attended in the University.Universidade do Minho. Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi)Universidade do MinhoAlmeida, Leandro S.Gonçalves, AlbertinoSalgueira, Ana PaulaSoares, Ana PaulaMachado, CarolinaFernandes, Eugénia M.Machado, José CunhaVasconcelos, Rosa20032003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/12108por"Psicologia : Teoria, Investigação e Prática". ISSN 0873-4976. 8 (2003) 3-15.0873-4976info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:59:39Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/12108Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:49:28.172067Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Expectativas de envolvimento académico à entrada na Universidade: estudo com alunos da Universidade do Minho
title Expectativas de envolvimento académico à entrada na Universidade: estudo com alunos da Universidade do Minho
spellingShingle Expectativas de envolvimento académico à entrada na Universidade: estudo com alunos da Universidade do Minho
Almeida, Leandro S.
Ensino Superior
Expectativas académicas
Adaptação à universidade
Sucesso Académico
Higher education
Academic expectations
College adaption
Academic success
title_short Expectativas de envolvimento académico à entrada na Universidade: estudo com alunos da Universidade do Minho
title_full Expectativas de envolvimento académico à entrada na Universidade: estudo com alunos da Universidade do Minho
title_fullStr Expectativas de envolvimento académico à entrada na Universidade: estudo com alunos da Universidade do Minho
title_full_unstemmed Expectativas de envolvimento académico à entrada na Universidade: estudo com alunos da Universidade do Minho
title_sort Expectativas de envolvimento académico à entrada na Universidade: estudo com alunos da Universidade do Minho
author Almeida, Leandro S.
author_facet Almeida, Leandro S.
Gonçalves, Albertino
Salgueira, Ana Paula
Soares, Ana Paula
Machado, Carolina
Fernandes, Eugénia M.
Machado, José Cunha
Vasconcelos, Rosa
author_role author
author2 Gonçalves, Albertino
Salgueira, Ana Paula
Soares, Ana Paula
Machado, Carolina
Fernandes, Eugénia M.
Machado, José Cunha
Vasconcelos, Rosa
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Leandro S.
Gonçalves, Albertino
Salgueira, Ana Paula
Soares, Ana Paula
Machado, Carolina
Fernandes, Eugénia M.
Machado, José Cunha
Vasconcelos, Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Expectativas académicas
Adaptação à universidade
Sucesso Académico
Higher education
Academic expectations
College adaption
Academic success
topic Ensino Superior
Expectativas académicas
Adaptação à universidade
Sucesso Académico
Higher education
Academic expectations
College adaption
Academic success
description Este artigo analisa as expectativas de envolvimento académico de 1768 alunos que, em Setembro de 2002, se inscreveram pela primeira vez nos vários cursos da Universidade do Minho. Utilizamos o Questionário de Envolvimento Académico – versão expectativas (QEA – Soares & Almeida, 2000), que avalia as expectativas de investimento no curso, instituição, carreira, relações interpessoais e utilização dos recursos da instituição. Os resultados sugerem que os alunos, no momento em que se inscrevem na Universidade, apresentam expectativas de envolvimento muito elevadas, nas cinco dimensões do QEA. Mesmo assim, forma encontradas algumas diferenças relacionadas com variáveis demográficas e escolares dos alunos. Os alunos mais novos, do sexo feminino e deslocados da família tendem a apresentar expectativas mais elevadas de investimento académico. Também algumas diferenças de expectativas foram encontradas, quando se considera o percurso escolar anterior e o tipo de curso frequentado na Universidade.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/12108
url https://hdl.handle.net/1822/12108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv "Psicologia : Teoria, Investigação e Prática". ISSN 0873-4976. 8 (2003) 3-15.
0873-4976
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132259701227520