Expectativas de envolvimento académico à entrada na Universidade: estudo com alunos da Universidade do Minho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/12108 |
Resumo: | Este artigo analisa as expectativas de envolvimento académico de 1768 alunos que, em Setembro de 2002, se inscreveram pela primeira vez nos vários cursos da Universidade do Minho. Utilizamos o Questionário de Envolvimento Académico – versão expectativas (QEA – Soares & Almeida, 2000), que avalia as expectativas de investimento no curso, instituição, carreira, relações interpessoais e utilização dos recursos da instituição. Os resultados sugerem que os alunos, no momento em que se inscrevem na Universidade, apresentam expectativas de envolvimento muito elevadas, nas cinco dimensões do QEA. Mesmo assim, forma encontradas algumas diferenças relacionadas com variáveis demográficas e escolares dos alunos. Os alunos mais novos, do sexo feminino e deslocados da família tendem a apresentar expectativas mais elevadas de investimento académico. Também algumas diferenças de expectativas foram encontradas, quando se considera o percurso escolar anterior e o tipo de curso frequentado na Universidade. |
id |
RCAP_11b180b103fca500aa152f613da341c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/12108 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Expectativas de envolvimento académico à entrada na Universidade: estudo com alunos da Universidade do MinhoEnsino SuperiorExpectativas académicasAdaptação à universidadeSucesso AcadémicoHigher educationAcademic expectationsCollege adaptionAcademic successEste artigo analisa as expectativas de envolvimento académico de 1768 alunos que, em Setembro de 2002, se inscreveram pela primeira vez nos vários cursos da Universidade do Minho. Utilizamos o Questionário de Envolvimento Académico – versão expectativas (QEA – Soares & Almeida, 2000), que avalia as expectativas de investimento no curso, instituição, carreira, relações interpessoais e utilização dos recursos da instituição. Os resultados sugerem que os alunos, no momento em que se inscrevem na Universidade, apresentam expectativas de envolvimento muito elevadas, nas cinco dimensões do QEA. Mesmo assim, forma encontradas algumas diferenças relacionadas com variáveis demográficas e escolares dos alunos. Os alunos mais novos, do sexo feminino e deslocados da família tendem a apresentar expectativas mais elevadas de investimento académico. Também algumas diferenças de expectativas foram encontradas, quando se considera o percurso escolar anterior e o tipo de curso frequentado na Universidade.This paper analyses the academic Involvement expectations of 1768 students who, in September 2002, enrolled into the various courses in Universidade do Minho (Portugal). We used the Academic Involvement Questionnaire — Expectations version (QEA — Soares & Almeida, 2000), which evaluates five involvement dimensions: investment in course, institution, career, interpersonal relationships and college resources utilization. The results suggest that, at the beginning of their first year, students present very high expectations in those five dimensions. Nevertheless, some differences were found, when taking into consideration student's gender, age and being, or not dislocated from home. We also found some differences according to the student's school background, as well as according to the type of course attended in the University.Universidade do Minho. Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi)Universidade do MinhoAlmeida, Leandro S.Gonçalves, AlbertinoSalgueira, Ana PaulaSoares, Ana PaulaMachado, CarolinaFernandes, Eugénia M.Machado, José CunhaVasconcelos, Rosa20032003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/12108por"Psicologia : Teoria, Investigação e Prática". ISSN 0873-4976. 8 (2003) 3-15.0873-4976info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:59:39Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/12108Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:49:28.172067Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Expectativas de envolvimento académico à entrada na Universidade: estudo com alunos da Universidade do Minho |
title |
Expectativas de envolvimento académico à entrada na Universidade: estudo com alunos da Universidade do Minho |
spellingShingle |
Expectativas de envolvimento académico à entrada na Universidade: estudo com alunos da Universidade do Minho Almeida, Leandro S. Ensino Superior Expectativas académicas Adaptação à universidade Sucesso Académico Higher education Academic expectations College adaption Academic success |
title_short |
Expectativas de envolvimento académico à entrada na Universidade: estudo com alunos da Universidade do Minho |
title_full |
Expectativas de envolvimento académico à entrada na Universidade: estudo com alunos da Universidade do Minho |
title_fullStr |
Expectativas de envolvimento académico à entrada na Universidade: estudo com alunos da Universidade do Minho |
title_full_unstemmed |
Expectativas de envolvimento académico à entrada na Universidade: estudo com alunos da Universidade do Minho |
title_sort |
Expectativas de envolvimento académico à entrada na Universidade: estudo com alunos da Universidade do Minho |
author |
Almeida, Leandro S. |
author_facet |
Almeida, Leandro S. Gonçalves, Albertino Salgueira, Ana Paula Soares, Ana Paula Machado, Carolina Fernandes, Eugénia M. Machado, José Cunha Vasconcelos, Rosa |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Albertino Salgueira, Ana Paula Soares, Ana Paula Machado, Carolina Fernandes, Eugénia M. Machado, José Cunha Vasconcelos, Rosa |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Leandro S. Gonçalves, Albertino Salgueira, Ana Paula Soares, Ana Paula Machado, Carolina Fernandes, Eugénia M. Machado, José Cunha Vasconcelos, Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior Expectativas académicas Adaptação à universidade Sucesso Académico Higher education Academic expectations College adaption Academic success |
topic |
Ensino Superior Expectativas académicas Adaptação à universidade Sucesso Académico Higher education Academic expectations College adaption Academic success |
description |
Este artigo analisa as expectativas de envolvimento académico de 1768 alunos que, em Setembro de 2002, se inscreveram pela primeira vez nos vários cursos da Universidade do Minho. Utilizamos o Questionário de Envolvimento Académico – versão expectativas (QEA – Soares & Almeida, 2000), que avalia as expectativas de investimento no curso, instituição, carreira, relações interpessoais e utilização dos recursos da instituição. Os resultados sugerem que os alunos, no momento em que se inscrevem na Universidade, apresentam expectativas de envolvimento muito elevadas, nas cinco dimensões do QEA. Mesmo assim, forma encontradas algumas diferenças relacionadas com variáveis demográficas e escolares dos alunos. Os alunos mais novos, do sexo feminino e deslocados da família tendem a apresentar expectativas mais elevadas de investimento académico. Também algumas diferenças de expectativas foram encontradas, quando se considera o percurso escolar anterior e o tipo de curso frequentado na Universidade. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2003-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/12108 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/12108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
"Psicologia : Teoria, Investigação e Prática". ISSN 0873-4976. 8 (2003) 3-15. 0873-4976 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132259701227520 |