Análise de desempenho das entidades gestoras concessionárias dos serviços de águas em Portugal continental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/6713 |
Resumo: | Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia do Ambiente, perfil de Engenharia Ecológica |
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Análise de desempenho das entidades gestoras concessionárias dos serviços de águas em Portugal continentalServiços de águasRegulaçãoBenchmarkingEficiênciaIndicadores de desempenhoData envelopment analysisDissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia do Ambiente, perfil de Engenharia EcológicaA água é um recurso estratégico,estruturante e essencial para o desenvolvimento socioeconómico das sociedades modernas. Como resultado, os serviços de água, nomeadamente o abastecimento de água e saneamento de águas residuais, são de interesse geral, devendo obedecer a um conjunto de princípios, como universalidade de acesso, equidade, regularidade e participação dos stakeholders, por forma a garantir a defesa dos utilizadores. Na indústria da água existem diversas falhas de mercado que condicionam o cumprimento desses princípios, colocando em causa o interesse público e a sustentabilidade dos próprios serviços. Neste sentido, a regulação é um mecanismo determinante no controlo e minimização dessas falhas, com intervenção directa ou indirecta na qualidade de serviço e na estruturação económica do sector. Em Portugal, a ERSAR exerce uma actividade regulatória que se baseia na regulação sunshine, a qual se desenvolve principalmente através de técnicas de benchmarking. Desde 2004, esta entidade tem implementado a 1º geração de indicadores de qualidade do serviço com o objectivo de avaliar o desempenho das entidades gestoras, mas também para incentivar a melhoria da sua actividade e, consequentemente, dos próprios serviços. O presente trabalho tem como objecto de estudo as entidades gestora concessionários dos serviços de água portugueses, dividindo-se em duas análises: análise dinâmica da evolução dos serviços de água no período 2004 – 2009 e análise estática dos dados do sector no ano 2009. Na primeira análise, realizada com base em alguns dos indicadores desempenho pertencentes ao sistema de avaliação promovido pela ERSAR, verificou-se que os serviços de água evoluíram de forma favorável durante o período analisado. Contudo, existem aspectos que carecem de ser melhorados, como é o caso da cobertura do serviço e a reabilitação das infra-estruturas de transporte de águas. A segunda análise, executada com o recurso à ferramenta econométrica data envelopment analysis, permitiu determinar os níveis de eficiência de cada entidade gestora e, consequentemente, de cada serviço, existindo um grau de ineficiência significativo, entre 17% e 54%. Em ambas as análises verificou-se a existência de economias de escala e densidade.Faculdade de Ciências e TecnologiaSantos, RuiRUNSilva, Janete Carolina Melo da2012-01-12T15:03:40Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/6713porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:37:56Zoai:run.unl.pt:10362/6713Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:16:57.783502Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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