Análise do desempenho do vocabulário compreensivo em crianças dos 5 aos 10 anos de idade: um estudo exploratório no concelho de Fafe
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/20102 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas) |
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Análise do desempenho do vocabulário compreensivo em crianças dos 5 aos 10 anos de idade: um estudo exploratório no concelho de Fafe376Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)Em Portugal, a prevalência de crianças em idades pré-escolar e escolar que manifestam perturbações comunicativas com efeitos no seu desenvolvimento global, em particular das suas competências académicas, apresenta-se significativamente elevada. Assim, pretendeu-se através da realização deste estudo, de caráter exploratório, contribuir para o aprofundamento do conhecimento na área do desenvolvimento e avaliação da linguagem em crianças. Esta investigação apresenta-se com os seguintes objetivos: (1) tradução e adaptação da prova ROWPVT (Brownell, 2000) para o Português Europeu, na fase etária escolar dos 5 aos 10 anos, e (2) análise do desempenho linguístico ao nível da compreensão do vocabulário, nas crianças de idades compreendidas entre os 5 e os 10 anos. A aplicação da prova ROWPVT-Pt foi realizada em duas escolas do mesmo agrupamento, da rede escolar pública, situadas em diferentes contextos educacionais (rural e urbano). A amostra é constituída por 182 crianças, ou seja, pelo número total de crianças a frequentar as duas escolas, com idades compreendidas entre os 5 e os 10 anos. Os resultados da investigação demonstram que: (1) A idade cronológica influencia o desempenho das crianças ao nível do vocabulário compreensivo; (2) O ano de escolaridade influencia o desempenho das crianças ao nível do vocabulário compreensivo; (3) O contexto educacional influencia o desempenho das crianças ao nível do vocabulário compreensivo, (4) O género não influencia o desempenho das crianças ao nível do vocabulário compreensivo; (5) As habilitações literárias do pai e da mão não influenciam o desempenho das crianças ao nível do vocabulário compreensivo. Neste, foram obtidas fortes associações entre as variáveis idade e ano de escolaridade relativamente ao desempenho total da prova (r=.77; r=.82), o que significa que as crianças apresentam melhores desempenhos, ao nível do vocabulário compreensivo, à medida que avançam na idade e progridem nos anos de escolaridade. A análise efectuada neste estudo revela que o ano de escolaridade é o único preditor do desempenho das crianças ao nível do vocabulário compreensivo (r2=.86) e o coeficiente de determinação múltipla ajustado r2 é de .707, o que significa que 71% do desempenho na prova ROWPVT-Pt, ao nível do vocabulário compreensivo, pode ser previsto pela combinação de todas as variáveis independentes. A prova ROWPVT-Pt apresenta bons níveis de consistência interna (α=.946), através de resultados obtidos pelo Alpha de Cronbach de acordo com Field (2005).In Portugal, the prevalence of pre-school and school aged children with language and communicative disorders is significantly high; however there is a lack of tools in this field that will contribute for these children’s assessment. The aim of this study was to adapt and translate a test of receptive vocabulary, One- Word Picture Vocabulary Receptive Test (Brownell, 2000), and analyze children’s performance. Assessment occurred in two schools in the Municipality of Fafe (rural and urban contexts) with 182 children, aged 5-10, in public preschool and elementary schools. The results of this study showed that: (1) Age influences children’s receptive vocabulary performance; (2) School year influences children’s receptive vocabulary performance; (3) Educational context influence children’s receptive vocabulary performance; (4) Gender does not influence children’s receptive vocabulary performance; (5) Parent’s education does not influence children’s receptive vocabulary performance; Analysis showed that school year is the only predictor of children’s receptive vocabulary performance (r2=.86), and the adjusted coefficient correlation r2=.70, from the combination of all the independent variables. Age (r=.77) and school year (r=.82) are highly correlated with children’s receptive vocabulary performance. Children’s receptive vocabulary performance increased with age and school year. ROWPVT-Pt test revealed good internal consistency reliability according to (Field, 2005) with a value of .946 obtained by Cronbach's alpha.Santos, Anabela Cruz dosUniversidade do MinhoCosta, Orlanda Manuela Martins20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/20102porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:27:59Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/20102Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:22:42.643262Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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