Escola e imigração : integração de crianças do leste europeu na escola do 1.º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Cátia Patrícia Silva da Costa
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/8995
Resumo: Dissertação de Mestrado em Estudos da Criança (Associativismo e Animação Sócio-Cultural)
id RCAP_5997f668d0ee9f0caa0486f958ee2414
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8995
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escola e imigração : integração de crianças do leste europeu na escola do 1.º ciclo376.7Dissertação de Mestrado em Estudos da Criança (Associativismo e Animação Sócio-Cultural)A perspectiva multi/intercultural defende uma educação onde a diversidade não é simplesmente constatada, mas também incluída e valorizada no currículo e nas práticas pedagógicas. Na sequência desta ideia o papel dos docentes, no contexto multicultural, revela-se de extrema importância para a inter-relação entre diferentes culturas. Esta tese descreve um estudo de caso centrado na integração de crianças imigrantes, mais concretamente com origem no Leste da Europa, na escola do 1º ciclo. Tendo por base teórica a educação multi/intercultural, analisa a resposta da comunidade escolar à diversidade cultural dos/as discentes. Foi realizada uma observação a fim de compreender a forma como os professores interpretam e vivem a diversidade discente e quais as suas maiores dificuldades. Tenta-se também esclarecer o modo como os/as discentes do Leste europeu sentem e vivem a escola em Portugal. Adicionalmente, o estudo tenta identificar quais as suas maiores dificuldades de integração, bem como as perspectivas de futuro. Tenta-se compreender se a heterogeneidade é considerada uma mais valia para a educação ou um obstáculo para o processo de ensino/aprendizagem.The multi/intercultural perspective advocates an education where the diversity is not simply realised, but also included and valued in the curriculum and teaching practices. Following this idea, the role of teachers within the multicultural context reveals to be of extreme importance for the interrelationship between different cultures. This thesis describes a case study focusing the integration of immigrant children, especially from the Eastern Europe, in the 1st grade school. Having the multi/intercultural education as basis, it analyses the school community’s response to the students’ cultural diversity. An observation was engaged in order to understand how the teachers interpret and live the students’ diversity and what their greatest difficulties are. The observation also tries to clarify how the students of Eastern Europe feel and live the school in Portugal. Additionally, the study tries to identify their greatest difficulties of integration as well as the perspectives for the future. Attempts are made to understand if the heterogeneity is considered more valuable for education or an obstacle to the process of teaching/learning.Vallescar, Diana deUniversidade do MinhoBrito, Cátia Patrícia Silva da Costa2008-10-032008-10-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/8995porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:34:42Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8995Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:30:25.617398Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escola e imigração : integração de crianças do leste europeu na escola do 1.º ciclo
title Escola e imigração : integração de crianças do leste europeu na escola do 1.º ciclo
spellingShingle Escola e imigração : integração de crianças do leste europeu na escola do 1.º ciclo
Brito, Cátia Patrícia Silva da Costa
376.7
title_short Escola e imigração : integração de crianças do leste europeu na escola do 1.º ciclo
title_full Escola e imigração : integração de crianças do leste europeu na escola do 1.º ciclo
title_fullStr Escola e imigração : integração de crianças do leste europeu na escola do 1.º ciclo
title_full_unstemmed Escola e imigração : integração de crianças do leste europeu na escola do 1.º ciclo
title_sort Escola e imigração : integração de crianças do leste europeu na escola do 1.º ciclo
author Brito, Cátia Patrícia Silva da Costa
author_facet Brito, Cátia Patrícia Silva da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vallescar, Diana de
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Cátia Patrícia Silva da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv 376.7
topic 376.7
description Dissertação de Mestrado em Estudos da Criança (Associativismo e Animação Sócio-Cultural)
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-03
2008-10-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/8995
url http://hdl.handle.net/1822/8995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132808579383296