Estratégias de comunicação e tecnologia para o sucesso de novos negócios nas indústrias criativas: dois estudos de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/12402 |
Resumo: | As Indústrias Culturais e Criativas (ICC) têm um papel cada vez mais importante na economia e na afirmação identitária dos países, ao mesmo tempo que diversos setores de atividade beneficiam do potencial de inovação e de criatividade destas indústrias – daí que se fale de uma economia criativa. A globalização, a evolução tecnológica e a revolução comunicacional não só potenciam o crescimento deste setor como modificam a forma de se iniciar e conduzir negócios criativos. Os novos negócios que surgem neste contexto, pelo emprego que criam para uma população jovem e com elevadas qualificações, pelas parcerias intersetoriais que desenvolvem com áreas como o Turismo ou as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), pelo contributo que dão na construção da imagem de cidades e países, constituem um valioso ativo nacional. Utilizando como casos de estudo duas marcas paradigmáticas disso mesmo – a Lisbonlovers, marca de merchandising de Lisboa e a Lipscani, marca de malas e acessórios 100% handcrafted in Portugal – procurarei compreender em que medida as estratégias de comunicação e tecnologia influenciaram o sucesso destes novos negócios nas Indústrias Criativas. Este estudo apresentará o modelo de negócio das duas marcas, utilizando a configuração conhecida por Canvas, e analisará a comunicação das marcas em ambiente digital, veiculada nos seus sites, páginas nas redes sociais online (Facebook e Instagram), e através de ações de crowdfunding e crowdsourcing. |
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Estratégias de comunicação e tecnologia para o sucesso de novos negócios nas indústrias criativas: dois estudos de casoComunicaçãoTecnologia digitalEmpreendedorismoIndústria culturalModelos de negócioRede socialCriatividadeIndústria CriativaComunicação DigitalDigital CommunicationEntrepreneurshipCreative industriesBusiness modelSocial networksAs Indústrias Culturais e Criativas (ICC) têm um papel cada vez mais importante na economia e na afirmação identitária dos países, ao mesmo tempo que diversos setores de atividade beneficiam do potencial de inovação e de criatividade destas indústrias – daí que se fale de uma economia criativa. A globalização, a evolução tecnológica e a revolução comunicacional não só potenciam o crescimento deste setor como modificam a forma de se iniciar e conduzir negócios criativos. Os novos negócios que surgem neste contexto, pelo emprego que criam para uma população jovem e com elevadas qualificações, pelas parcerias intersetoriais que desenvolvem com áreas como o Turismo ou as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), pelo contributo que dão na construção da imagem de cidades e países, constituem um valioso ativo nacional. Utilizando como casos de estudo duas marcas paradigmáticas disso mesmo – a Lisbonlovers, marca de merchandising de Lisboa e a Lipscani, marca de malas e acessórios 100% handcrafted in Portugal – procurarei compreender em que medida as estratégias de comunicação e tecnologia influenciaram o sucesso destes novos negócios nas Indústrias Criativas. Este estudo apresentará o modelo de negócio das duas marcas, utilizando a configuração conhecida por Canvas, e analisará a comunicação das marcas em ambiente digital, veiculada nos seus sites, páginas nas redes sociais online (Facebook e Instagram), e através de ações de crowdfunding e crowdsourcing.The Cultural and Creative Industries have an increasingly important role within countries’ economy and self-affirmation, enabling several activity sectors to benefit from their creativity and innovation potential – hence one speaks of creative economy. The globalisation, the technology development and the communicational revolution not only enhance the sector's growth, but also modify the way one launches creative businesses and make them thrive. The new businesses that arise in this context constitute a valuable national asset – since they create employment for a young and high-qualified population, develop cross-sector partnerships with Tourism and Information and Communication Technologies (ICT) fields and contribute to the image construction of countries and cities. Using two paradigmatic brands of this trend as study cases – the Lisbon merchandising brand, Lisbonlovers, and the handcrafted in Portugal accessories and handbags brand, Lipscani – I seek to understand the extent to which communication and technology strategies have influenced the success of these new Creative Industries’ businesses. This study will introduce both brands business models, using the configuration known as Canvas, and will examine the brands communication in digital environment, as conveyed in their websites, brand pages in online social networks (Facebook and Instagram) and through crowdsourcing and crowdfunding campaigns.2017-02-02T17:19:29Z2016-01-01T00:00:00Z20162016-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/12402TID:201276321porSalvador, Ana Catarina Macedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:01:03Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/12402Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:32:31.683428Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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As Indústrias Culturais e Criativas (ICC) têm um papel cada vez mais importante na economia e na afirmação identitária dos países, ao mesmo tempo que diversos setores de atividade beneficiam do potencial de inovação e de criatividade destas indústrias – daí que se fale de uma economia criativa. A globalização, a evolução tecnológica e a revolução comunicacional não só potenciam o crescimento deste setor como modificam a forma de se iniciar e conduzir negócios criativos. Os novos negócios que surgem neste contexto, pelo emprego que criam para uma população jovem e com elevadas qualificações, pelas parcerias intersetoriais que desenvolvem com áreas como o Turismo ou as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), pelo contributo que dão na construção da imagem de cidades e países, constituem um valioso ativo nacional. Utilizando como casos de estudo duas marcas paradigmáticas disso mesmo – a Lisbonlovers, marca de merchandising de Lisboa e a Lipscani, marca de malas e acessórios 100% handcrafted in Portugal – procurarei compreender em que medida as estratégias de comunicação e tecnologia influenciaram o sucesso destes novos negócios nas Indústrias Criativas. Este estudo apresentará o modelo de negócio das duas marcas, utilizando a configuração conhecida por Canvas, e analisará a comunicação das marcas em ambiente digital, veiculada nos seus sites, páginas nas redes sociais online (Facebook e Instagram), e através de ações de crowdfunding e crowdsourcing. |
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