Estratégias de comunicação e tecnologia para o sucesso de novos negócios nas indústrias criativas: dois estudos de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salvador, Ana Catarina Macedo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/12402
Resumo: As Indústrias Culturais e Criativas (ICC) têm um papel cada vez mais importante na economia e na afirmação identitária dos países, ao mesmo tempo que diversos setores de atividade beneficiam do potencial de inovação e de criatividade destas indústrias – daí que se fale de uma economia criativa. A globalização, a evolução tecnológica e a revolução comunicacional não só potenciam o crescimento deste setor como modificam a forma de se iniciar e conduzir negócios criativos. Os novos negócios que surgem neste contexto, pelo emprego que criam para uma população jovem e com elevadas qualificações, pelas parcerias intersetoriais que desenvolvem com áreas como o Turismo ou as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), pelo contributo que dão na construção da imagem de cidades e países, constituem um valioso ativo nacional. Utilizando como casos de estudo duas marcas paradigmáticas disso mesmo – a Lisbonlovers, marca de merchandising de Lisboa e a Lipscani, marca de malas e acessórios 100% handcrafted in Portugal – procurarei compreender em que medida as estratégias de comunicação e tecnologia influenciaram o sucesso destes novos negócios nas Indústrias Criativas. Este estudo apresentará o modelo de negócio das duas marcas, utilizando a configuração conhecida por Canvas, e analisará a comunicação das marcas em ambiente digital, veiculada nos seus sites, páginas nas redes sociais online (Facebook e Instagram), e através de ações de crowdfunding e crowdsourcing.
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