Competências criativas e motivação para a aprendizagem: realidades distintas em adolescentes?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/32317 |
Resumo: | Os conceitos de criatividade e de motivação aparecem na literatura como relacionáveis. Ser criativo envolve elevada motivação, particularmente considerando motivação intrínseca. Também estar motivado para aprender em contexto escolar e ser criativo são requisitos fundamentais à atualidade. Questiona-se então a relação entre competências criativas e motivação para aprender na escola. Foram administradas provas de criatividade figurativa e uma escala de motivação para aprendizagem escolar a 218 adolescentes. Os resultados indicam ausência de relações significativas entre as variáveis, o que pode ser preocupante pela necessidade de competências criativas para o sucesso pessoal e profissional e pelo papel que a motivação para aprender deveria ter para obter esse sucesso. Possibilidades interpretativas são então apontadas, assim como sugestões de aplicabilidade à prática educativa. |
id |
RCAP_22537c0a41b7a66cc7dea94b6d855f59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32317 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Competências criativas e motivação para a aprendizagem: realidades distintas em adolescentes?Creative skills and motivation for learning: different realities in adolescents?criatividademotivaçãoaprendizagemadolescênciacontexto escolarcreativitymotivationlearningadolescencescholar contextCiências Sociais::Ciências da EducaçãoOs conceitos de criatividade e de motivação aparecem na literatura como relacionáveis. Ser criativo envolve elevada motivação, particularmente considerando motivação intrínseca. Também estar motivado para aprender em contexto escolar e ser criativo são requisitos fundamentais à atualidade. Questiona-se então a relação entre competências criativas e motivação para aprender na escola. Foram administradas provas de criatividade figurativa e uma escala de motivação para aprendizagem escolar a 218 adolescentes. Os resultados indicam ausência de relações significativas entre as variáveis, o que pode ser preocupante pela necessidade de competências criativas para o sucesso pessoal e profissional e pelo papel que a motivação para aprender deveria ter para obter esse sucesso. Possibilidades interpretativas são então apontadas, assim como sugestões de aplicabilidade à prática educativa.The concepts of creativity and motivation appear in the literature as relatable. Being creative involves high motivation, especially considering intrinsic motivation. Being motivated to face learning in school and being creative are also practical and fundamental requirements for today. Question is then the relationship between creativity and motivation to learn in school. Were administered a test of figural creativity and a test of motivation for school learning to 218 adolescents. The results indicate no significant relationship between the variables, which can be worrying given the need of creativity for personal and professional success and the role which the motivation to learn should have in order to achieve that success. Interpretive ideas are identified, as well as suggestions for applicability to educational practice.Universidade do MinhoMorais, Maria de FátimaAzevedo, IveteJesus, Saúl de20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/32317porMorais, M. F.M., Azevedo, I., & Jesus, S. (2014). Competências criativas e motivação para a aprendizagem: Realidades distintas em adolescentes? Revista de Psicologia, Educação e Cultura, 18(1), 87-990874-2391http://pec.ispgaya.pt/edicoes/2014/PEC2014N1/index.htmlinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:50:03Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32317Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:48:41.712570Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competências criativas e motivação para a aprendizagem: realidades distintas em adolescentes? Creative skills and motivation for learning: different realities in adolescents? |
title |
Competências criativas e motivação para a aprendizagem: realidades distintas em adolescentes? |
spellingShingle |
Competências criativas e motivação para a aprendizagem: realidades distintas em adolescentes? Morais, Maria de Fátima criatividade motivação aprendizagem adolescência contexto escolar creativity motivation learning adolescence scholar context Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Competências criativas e motivação para a aprendizagem: realidades distintas em adolescentes? |
title_full |
Competências criativas e motivação para a aprendizagem: realidades distintas em adolescentes? |
title_fullStr |
Competências criativas e motivação para a aprendizagem: realidades distintas em adolescentes? |
title_full_unstemmed |
Competências criativas e motivação para a aprendizagem: realidades distintas em adolescentes? |
title_sort |
Competências criativas e motivação para a aprendizagem: realidades distintas em adolescentes? |
author |
Morais, Maria de Fátima |
author_facet |
Morais, Maria de Fátima Azevedo, Ivete Jesus, Saúl de |
author_role |
author |
author2 |
Azevedo, Ivete Jesus, Saúl de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Maria de Fátima Azevedo, Ivete Jesus, Saúl de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
criatividade motivação aprendizagem adolescência contexto escolar creativity motivation learning adolescence scholar context Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
criatividade motivação aprendizagem adolescência contexto escolar creativity motivation learning adolescence scholar context Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Os conceitos de criatividade e de motivação aparecem na literatura como relacionáveis. Ser criativo envolve elevada motivação, particularmente considerando motivação intrínseca. Também estar motivado para aprender em contexto escolar e ser criativo são requisitos fundamentais à atualidade. Questiona-se então a relação entre competências criativas e motivação para aprender na escola. Foram administradas provas de criatividade figurativa e uma escala de motivação para aprendizagem escolar a 218 adolescentes. Os resultados indicam ausência de relações significativas entre as variáveis, o que pode ser preocupante pela necessidade de competências criativas para o sucesso pessoal e profissional e pelo papel que a motivação para aprender deveria ter para obter esse sucesso. Possibilidades interpretativas são então apontadas, assim como sugestões de aplicabilidade à prática educativa. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/32317 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/32317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Morais, M. F.M., Azevedo, I., & Jesus, S. (2014). Competências criativas e motivação para a aprendizagem: Realidades distintas em adolescentes? Revista de Psicologia, Educação e Cultura, 18(1), 87-99 0874-2391 http://pec.ispgaya.pt/edicoes/2014/PEC2014N1/index.html |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133066262740992 |