Competências criativas e motivação para a aprendizagem: realidades distintas em adolescentes?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Maria de Fátima
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Azevedo, Ivete, Jesus, Saúl de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/32317
Resumo: Os conceitos de criatividade e de motivação aparecem na literatura como relacionáveis. Ser criativo envolve elevada motivação, particularmente considerando motivação intrínseca. Também estar motivado para aprender em contexto escolar e ser criativo são requisitos fundamentais à atualidade. Questiona-se então a relação entre competências criativas e motivação para aprender na escola. Foram administradas provas de criatividade figurativa e uma escala de motivação para aprendizagem escolar a 218 adolescentes. Os resultados indicam ausência de relações significativas entre as variáveis, o que pode ser preocupante pela necessidade de competências criativas para o sucesso pessoal e profissional e pelo papel que a motivação para aprender deveria ter para obter esse sucesso. Possibilidades interpretativas são então apontadas, assim como sugestões de aplicabilidade à prática educativa.
id RCAP_22537c0a41b7a66cc7dea94b6d855f59
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32317
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Competências criativas e motivação para a aprendizagem: realidades distintas em adolescentes?Creative skills and motivation for learning: different realities in adolescents?criatividademotivaçãoaprendizagemadolescênciacontexto escolarcreativitymotivationlearningadolescencescholar contextCiências Sociais::Ciências da EducaçãoOs conceitos de criatividade e de motivação aparecem na literatura como relacionáveis. Ser criativo envolve elevada motivação, particularmente considerando motivação intrínseca. Também estar motivado para aprender em contexto escolar e ser criativo são requisitos fundamentais à atualidade. Questiona-se então a relação entre competências criativas e motivação para aprender na escola. Foram administradas provas de criatividade figurativa e uma escala de motivação para aprendizagem escolar a 218 adolescentes. Os resultados indicam ausência de relações significativas entre as variáveis, o que pode ser preocupante pela necessidade de competências criativas para o sucesso pessoal e profissional e pelo papel que a motivação para aprender deveria ter para obter esse sucesso. Possibilidades interpretativas são então apontadas, assim como sugestões de aplicabilidade à prática educativa.The concepts of creativity and motivation appear in the literature as relatable. Being creative involves high motivation, especially considering intrinsic motivation. Being motivated to face learning in school and being creative are also practical and fundamental requirements for today. Question is then the relationship between creativity and motivation to learn in school. Were administered a test of figural creativity and a test of motivation for school learning to 218 adolescents. The results indicate no significant relationship between the variables, which can be worrying given the need of creativity for personal and professional success and the role which the motivation to learn should have in order to achieve that success. Interpretive ideas are identified, as well as suggestions for applicability to educational practice.Universidade do MinhoMorais, Maria de FátimaAzevedo, IveteJesus, Saúl de20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/32317porMorais, M. F.M., Azevedo, I., & Jesus, S. (2014). Competências criativas e motivação para a aprendizagem: Realidades distintas em adolescentes? Revista de Psicologia, Educação e Cultura, 18(1), 87-990874-2391http://pec.ispgaya.pt/edicoes/2014/PEC2014N1/index.htmlinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:50:03Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32317Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:48:41.712570Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Competências criativas e motivação para a aprendizagem: realidades distintas em adolescentes?
Creative skills and motivation for learning: different realities in adolescents?
title Competências criativas e motivação para a aprendizagem: realidades distintas em adolescentes?
spellingShingle Competências criativas e motivação para a aprendizagem: realidades distintas em adolescentes?
Morais, Maria de Fátima
criatividade
motivação
aprendizagem
adolescência
contexto escolar
creativity
motivation
learning
adolescence
scholar context
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Competências criativas e motivação para a aprendizagem: realidades distintas em adolescentes?
title_full Competências criativas e motivação para a aprendizagem: realidades distintas em adolescentes?
title_fullStr Competências criativas e motivação para a aprendizagem: realidades distintas em adolescentes?
title_full_unstemmed Competências criativas e motivação para a aprendizagem: realidades distintas em adolescentes?
title_sort Competências criativas e motivação para a aprendizagem: realidades distintas em adolescentes?
author Morais, Maria de Fátima
author_facet Morais, Maria de Fátima
Azevedo, Ivete
Jesus, Saúl de
author_role author
author2 Azevedo, Ivete
Jesus, Saúl de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Maria de Fátima
Azevedo, Ivete
Jesus, Saúl de
dc.subject.por.fl_str_mv criatividade
motivação
aprendizagem
adolescência
contexto escolar
creativity
motivation
learning
adolescence
scholar context
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic criatividade
motivação
aprendizagem
adolescência
contexto escolar
creativity
motivation
learning
adolescence
scholar context
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Os conceitos de criatividade e de motivação aparecem na literatura como relacionáveis. Ser criativo envolve elevada motivação, particularmente considerando motivação intrínseca. Também estar motivado para aprender em contexto escolar e ser criativo são requisitos fundamentais à atualidade. Questiona-se então a relação entre competências criativas e motivação para aprender na escola. Foram administradas provas de criatividade figurativa e uma escala de motivação para aprendizagem escolar a 218 adolescentes. Os resultados indicam ausência de relações significativas entre as variáveis, o que pode ser preocupante pela necessidade de competências criativas para o sucesso pessoal e profissional e pelo papel que a motivação para aprender deveria ter para obter esse sucesso. Possibilidades interpretativas são então apontadas, assim como sugestões de aplicabilidade à prática educativa.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/32317
url http://hdl.handle.net/1822/32317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Morais, M. F.M., Azevedo, I., & Jesus, S. (2014). Competências criativas e motivação para a aprendizagem: Realidades distintas em adolescentes? Revista de Psicologia, Educação e Cultura, 18(1), 87-99
0874-2391
http://pec.ispgaya.pt/edicoes/2014/PEC2014N1/index.html
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133066262740992