O vinho do Porto : a autenticidade de marca como promotora do brand equity

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valins, Ricardo Ferreira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/32483
Resumo: Dissertação de mestrado em Gestão, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho.
id RCAP_22618f3b5d65ce65576b6ef90409bbf0
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/32483
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O vinho do Porto : a autenticidade de marca como promotora do brand equityMarcasAutenticidade de marcaVinho do PortoBrand EquityDissertação de mestrado em Gestão, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho.A presente dissertação teve como objectivo aprofundar o estudo do conceito de autenticidade de marca, aplicado em um dos mais importantes produtos da economia portuguesa, o vinho do Porto. Esta dissertação adoptou a técnica de observação direta extensiva. Foram inquiridos 261 indivíduos, através da aplicação de um questionário estruturado em suporte on-line. Ao longo dos seus três séculos de história, o vinho do Porto é ainda hoje um dos grandes patrimónios de Portugal, sendo um produto comercializado em vários países do mundo, com qualidade reconhecida por importantes prêmios da crítica especializada. A presente dissertação procurou estabelecer, com base no modelo teórico formulado, e na literatura de referência, uma avaliação da percepção do público consumidor deste produto, quanto às características que fundamentam as diversas marcas como possuidoras das propriedades de autenticidade. Além disto, estudou-se o relacionamento da dimensão de Autenticidade de Marca com os Elementos do Marketing mix e as dimensões do Brand Equity, segundo o modelo de Yoo, Donthu, & Lee (2000). Isto é, procurou-se perceber em que medida ter o reconhecimento do atributo de autenticidade, bem como sua interação com as estratégias percebidas de marketing pelos consumidores, pode ajudar a promover o capital de marca. Os principais resultados indicam claramente que a percepção do consumidor relativamente a autenticidade de marca é um determinante chave das Dimensões do Brand Equity, e o Brand Equity tem um impacto relevante no Passa-palavra positivo. Os resultados deste estudo proporcionam aos gestores de marca uma melhor compreensão da importância que a autenticidade de marca desempenha na criação do Brand Equity. As contribuições práticas para a uma melhor gestão da autenticidade de marca são fornecidas, sugerindo uma aplicação adequada a outros relevantes produtos portugueses.FEUC2016-09-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/32483http://hdl.handle.net/10316/32483porValins, Ricardo Ferreira - O vinho do Porto : a autenticidade de marca como promotora do brand equity, Coimbra, 2016.Valins, Ricardo Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:40Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/32483Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:46:25.911404Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O vinho do Porto : a autenticidade de marca como promotora do brand equity
title O vinho do Porto : a autenticidade de marca como promotora do brand equity
spellingShingle O vinho do Porto : a autenticidade de marca como promotora do brand equity
Valins, Ricardo Ferreira
Marcas
Autenticidade de marca
Vinho do Porto
Brand Equity
title_short O vinho do Porto : a autenticidade de marca como promotora do brand equity
title_full O vinho do Porto : a autenticidade de marca como promotora do brand equity
title_fullStr O vinho do Porto : a autenticidade de marca como promotora do brand equity
title_full_unstemmed O vinho do Porto : a autenticidade de marca como promotora do brand equity
title_sort O vinho do Porto : a autenticidade de marca como promotora do brand equity
author Valins, Ricardo Ferreira
author_facet Valins, Ricardo Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Valins, Ricardo Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Marcas
Autenticidade de marca
Vinho do Porto
Brand Equity
topic Marcas
Autenticidade de marca
Vinho do Porto
Brand Equity
description Dissertação de mestrado em Gestão, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/32483
http://hdl.handle.net/10316/32483
url http://hdl.handle.net/10316/32483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Valins, Ricardo Ferreira - O vinho do Porto : a autenticidade de marca como promotora do brand equity, Coimbra, 2016.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv FEUC
publisher.none.fl_str_mv FEUC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133740803293184