Todos ensinam e todos aprendem: relatório final
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/12722 |
Resumo: | O presente relatório final, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, resulta do meu percurso pessoal e profissional, enquanto estagiária, num jardim-de-Infância que segue o modelo pedagógico “Movimento Escola Moderna”. O estágio decorreu numa sala com 25 crianças de três anos onde pude desenvolver um projeto ligado à emergência da Escrita na Educação Pré-Escolar. O relatório contém uma parte descritiva, que se centra no conjunto da experiência de estágio e uma outra, crítico-reflexiva, que se foca em cinco experiências-chave essenciais para o meu percurso formativo. Uma destas experiências chave será relativa à investigação desenvolvida utilizando a “Abordagem de Mosaico”, metodologia que se centra em escutar as crianças, integrando ferramentas que permitem perceber as suas perspetivas acerca do jardim-de- infância através de informações diversas (verbais ou visuais). Por fim, apresento as minhas conclusões, tomando em consideração as aprendizagens realizadas e as reflexões que efetuei ao longo do estágio. |
id |
RCAP_2263f87bf1a97fb231509301016fc793 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12722 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Todos ensinam e todos aprendem: relatório finalPráticas EducativasPrática PedagógicaEducação Pré-EscolarO presente relatório final, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, resulta do meu percurso pessoal e profissional, enquanto estagiária, num jardim-de-Infância que segue o modelo pedagógico “Movimento Escola Moderna”. O estágio decorreu numa sala com 25 crianças de três anos onde pude desenvolver um projeto ligado à emergência da Escrita na Educação Pré-Escolar. O relatório contém uma parte descritiva, que se centra no conjunto da experiência de estágio e uma outra, crítico-reflexiva, que se foca em cinco experiências-chave essenciais para o meu percurso formativo. Uma destas experiências chave será relativa à investigação desenvolvida utilizando a “Abordagem de Mosaico”, metodologia que se centra em escutar as crianças, integrando ferramentas que permitem perceber as suas perspetivas acerca do jardim-de- infância através de informações diversas (verbais ou visuais). Por fim, apresento as minhas conclusões, tomando em consideração as aprendizagens realizadas e as reflexões que efetuei ao longo do estágio.Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Repositório ComumNunes, Daniela Sofia Salgueiro2016-03-29T11:22:54Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12722201333988porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:47Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12722Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:51.842850Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Todos ensinam e todos aprendem: relatório final |
title |
Todos ensinam e todos aprendem: relatório final |
spellingShingle |
Todos ensinam e todos aprendem: relatório final Nunes, Daniela Sofia Salgueiro Práticas Educativas Prática Pedagógica Educação Pré-Escolar |
title_short |
Todos ensinam e todos aprendem: relatório final |
title_full |
Todos ensinam e todos aprendem: relatório final |
title_fullStr |
Todos ensinam e todos aprendem: relatório final |
title_full_unstemmed |
Todos ensinam e todos aprendem: relatório final |
title_sort |
Todos ensinam e todos aprendem: relatório final |
author |
Nunes, Daniela Sofia Salgueiro |
author_facet |
Nunes, Daniela Sofia Salgueiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Daniela Sofia Salgueiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas Educativas Prática Pedagógica Educação Pré-Escolar |
topic |
Práticas Educativas Prática Pedagógica Educação Pré-Escolar |
description |
O presente relatório final, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, resulta do meu percurso pessoal e profissional, enquanto estagiária, num jardim-de-Infância que segue o modelo pedagógico “Movimento Escola Moderna”. O estágio decorreu numa sala com 25 crianças de três anos onde pude desenvolver um projeto ligado à emergência da Escrita na Educação Pré-Escolar. O relatório contém uma parte descritiva, que se centra no conjunto da experiência de estágio e uma outra, crítico-reflexiva, que se foca em cinco experiências-chave essenciais para o meu percurso formativo. Uma destas experiências chave será relativa à investigação desenvolvida utilizando a “Abordagem de Mosaico”, metodologia que se centra em escutar as crianças, integrando ferramentas que permitem perceber as suas perspetivas acerca do jardim-de- infância através de informações diversas (verbais ou visuais). Por fim, apresento as minhas conclusões, tomando em consideração as aprendizagens realizadas e as reflexões que efetuei ao longo do estágio. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014-01-01T00:00:00Z 2016-03-29T11:22:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/12722 201333988 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/12722 |
identifier_str_mv |
201333988 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130014343495680 |