Potencialidades das comunicações das crianças para a construção das aprendizagens em jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Sara Filipa Sousa Veneno
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10874
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_227d06d244f505c8429a728076b8dca2
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10874
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Potencialidades das comunicações das crianças para a construção das aprendizagens em jardim de infânciaMovimento da escola modernaMomento das comunicaçõesAprendizagemPapel dos paresPapel dos adultosModern school movementMoment of communicationsProcess of learning constructionPeer roleAdults roleRelatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-EscolarEste relatório de investigação surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Profissional Supervisionada II (PPSII). O mesmo decorreu entre outubro de 2018 e janeiro de 2019, em Jardim de Infância (JI) e numa organização educativa que cruza diferentes modelos pedagógicos (High Scope, Movimento da Escola Moderna [MEM] e Reggio Emilia), com acompanhamento de um grupo de 25 crianças entre os 4 e os 6 anos de idade. Apresenta-se como uma compilação de todo o trabalho, de intervenção e de investigação, desenvolvido com este grupo, enquanto educadora estagiária, com descrição, explicitação e reflexão pessoal sobre o modo como foi desenvolvido. É dado a conhecer todo o contexto socioeducativo, a ação pedagógica, e as intencionalidades que a sustentaram, a própria avaliação do processo de intervenção, bem como a repercussão que tiveram estes aspetos na construção da minha profissionalidade docente como educadora de infância. Este relatório apresenta ainda a investigação realizada no contexto, que recai sobre um momento da rotina das crianças, o momento das Comunicações. Tendo como principal objetivo compreender as potencialidades das comunicações das crianças para a construção das aprendizagens, e como forma de o efetivar, foram registadas as comunicações das crianças e analisados os seus discursos e interações, tendo em conta o papel que os pares e os adultos assumem nos momentos de comunicação. Salienta-se ainda que a investigação contempla um enquadramento teórico que desvenda a proveniência do momento das Comunicações, que é do MEM, e contextualiza-o no âmbito desse modelo pedagógico da educação pré-escolar, comprovando as suas potencialidades, bem como de fatores exteriores, para a construção das aprendizagens das crianças. Em termos metodológicos, a investigação trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo, recorrendo-se à utilização de diferentes técnicas de recolha e de análise de dados. A apresentação e discussão dos dados revela, por fim, a dinâmica do grupo no momento das Comunicações; as potencialidades a nível cognitivo, sociocultural e linguístico proporcionadas pelo momento e pelo ambiente envolvente; e os papéis que os pares e os adultos desempenham.ABSTRACT This report paper comes within the scope of the Curricular Unit (CU) of Supervised Professional Practice II (SPPII). This research took place between october 2018 and january 2019, in Kindergarten and in an institution that crosses different pedagogical models (High Scope, Modern School Movement [MSM] and Reggio Emilia), with the follow-up of a group of 25 children between 4 and 6 years of age. It’s a compilation of all the work, intervention and research, done with this group, as a trainee educator, with a description, explanation and personal reflection on how it developed. The socio-educational context, the pedagogical action and the intentions that sustained it, as well as the repercussion that these aspects had on the construction of my professionality as a kindergarten teacher were made known. This report also presents the research carried out in the context, which falls on a moment of the routine of children, the moment of Communications. With the main purpose of understanding the potential of children’s communication for the construction of learning, and as a way of effecting it, the children’s communications were recorded and their discourses and interactions analyzed, taking into account the role that peers and adults play in moments of communication. It should also be pointed out that the research contemplates a theoretical framework that reveals the provenance of the moment of Communications, which is from MSM, and contextualizes it within the framework of this pedagogical model of pre-school education, demonstrating its potentialities, as well as external factors, for the construction of children’s learning. In methodological terms, the research is the research is a qualitative case study, using different techniques of data collection and analysis. The presentation and discussion of the data reveals, finally, the dynamics of the group at the moment of Communications; the cognitive, sociocultural and linguistic potential provided by the moment and the surrounding environment; and what roles peers and adults play.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaFriães, RitaRCIPLPereira, Sara Filipa Sousa Veneno2019-12-16T11:56:55Z2019-07-242019-07-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10874TID:202315207porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:24Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10874Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:14.184087Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Potencialidades das comunicações das crianças para a construção das aprendizagens em jardim de infância
title Potencialidades das comunicações das crianças para a construção das aprendizagens em jardim de infância
spellingShingle Potencialidades das comunicações das crianças para a construção das aprendizagens em jardim de infância
Pereira, Sara Filipa Sousa Veneno
Movimento da escola moderna
Momento das comunicações
Aprendizagem
Papel dos pares
Papel dos adultos
Modern school movement
Moment of communications
Process of learning construction
Peer role
Adults role
title_short Potencialidades das comunicações das crianças para a construção das aprendizagens em jardim de infância
title_full Potencialidades das comunicações das crianças para a construção das aprendizagens em jardim de infância
title_fullStr Potencialidades das comunicações das crianças para a construção das aprendizagens em jardim de infância
title_full_unstemmed Potencialidades das comunicações das crianças para a construção das aprendizagens em jardim de infância
title_sort Potencialidades das comunicações das crianças para a construção das aprendizagens em jardim de infância
author Pereira, Sara Filipa Sousa Veneno
author_facet Pereira, Sara Filipa Sousa Veneno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Friães, Rita
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Sara Filipa Sousa Veneno
dc.subject.por.fl_str_mv Movimento da escola moderna
Momento das comunicações
Aprendizagem
Papel dos pares
Papel dos adultos
Modern school movement
Moment of communications
Process of learning construction
Peer role
Adults role
topic Movimento da escola moderna
Momento das comunicações
Aprendizagem
Papel dos pares
Papel dos adultos
Modern school movement
Moment of communications
Process of learning construction
Peer role
Adults role
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-16T11:56:55Z
2019-07-24
2019-07-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/10874
TID:202315207
url http://hdl.handle.net/10400.21/10874
identifier_str_mv TID:202315207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133458931384320