Potencialidades das comunicações das crianças para a construção das aprendizagens em jardim de infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/10874 |
Resumo: | Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_227d06d244f505c8429a728076b8dca2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10874 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Potencialidades das comunicações das crianças para a construção das aprendizagens em jardim de infânciaMovimento da escola modernaMomento das comunicaçõesAprendizagemPapel dos paresPapel dos adultosModern school movementMoment of communicationsProcess of learning constructionPeer roleAdults roleRelatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-EscolarEste relatório de investigação surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Profissional Supervisionada II (PPSII). O mesmo decorreu entre outubro de 2018 e janeiro de 2019, em Jardim de Infância (JI) e numa organização educativa que cruza diferentes modelos pedagógicos (High Scope, Movimento da Escola Moderna [MEM] e Reggio Emilia), com acompanhamento de um grupo de 25 crianças entre os 4 e os 6 anos de idade. Apresenta-se como uma compilação de todo o trabalho, de intervenção e de investigação, desenvolvido com este grupo, enquanto educadora estagiária, com descrição, explicitação e reflexão pessoal sobre o modo como foi desenvolvido. É dado a conhecer todo o contexto socioeducativo, a ação pedagógica, e as intencionalidades que a sustentaram, a própria avaliação do processo de intervenção, bem como a repercussão que tiveram estes aspetos na construção da minha profissionalidade docente como educadora de infância. Este relatório apresenta ainda a investigação realizada no contexto, que recai sobre um momento da rotina das crianças, o momento das Comunicações. Tendo como principal objetivo compreender as potencialidades das comunicações das crianças para a construção das aprendizagens, e como forma de o efetivar, foram registadas as comunicações das crianças e analisados os seus discursos e interações, tendo em conta o papel que os pares e os adultos assumem nos momentos de comunicação. Salienta-se ainda que a investigação contempla um enquadramento teórico que desvenda a proveniência do momento das Comunicações, que é do MEM, e contextualiza-o no âmbito desse modelo pedagógico da educação pré-escolar, comprovando as suas potencialidades, bem como de fatores exteriores, para a construção das aprendizagens das crianças. Em termos metodológicos, a investigação trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo, recorrendo-se à utilização de diferentes técnicas de recolha e de análise de dados. A apresentação e discussão dos dados revela, por fim, a dinâmica do grupo no momento das Comunicações; as potencialidades a nível cognitivo, sociocultural e linguístico proporcionadas pelo momento e pelo ambiente envolvente; e os papéis que os pares e os adultos desempenham.ABSTRACT This report paper comes within the scope of the Curricular Unit (CU) of Supervised Professional Practice II (SPPII). This research took place between october 2018 and january 2019, in Kindergarten and in an institution that crosses different pedagogical models (High Scope, Modern School Movement [MSM] and Reggio Emilia), with the follow-up of a group of 25 children between 4 and 6 years of age. It’s a compilation of all the work, intervention and research, done with this group, as a trainee educator, with a description, explanation and personal reflection on how it developed. The socio-educational context, the pedagogical action and the intentions that sustained it, as well as the repercussion that these aspects had on the construction of my professionality as a kindergarten teacher were made known. This report also presents the research carried out in the context, which falls on a moment of the routine of children, the moment of Communications. With the main purpose of understanding the potential of children’s communication for the construction of learning, and as a way of effecting it, the children’s communications were recorded and their discourses and interactions analyzed, taking into account the role that peers and adults play in moments of communication. It should also be pointed out that the research contemplates a theoretical framework that reveals the provenance of the moment of Communications, which is from MSM, and contextualizes it within the framework of this pedagogical model of pre-school education, demonstrating its potentialities, as well as external factors, for the construction of children’s learning. In methodological terms, the research is the research is a qualitative case study, using different techniques of data collection and analysis. The presentation and discussion of the data reveals, finally, the dynamics of the group at the moment of Communications; the cognitive, sociocultural and linguistic potential provided by the moment and the surrounding environment; and what roles peers and adults play.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaFriães, RitaRCIPLPereira, Sara Filipa Sousa Veneno2019-12-16T11:56:55Z2019-07-242019-07-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10874TID:202315207porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:24Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10874Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:14.184087Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Potencialidades das comunicações das crianças para a construção das aprendizagens em jardim de infância |
title |
Potencialidades das comunicações das crianças para a construção das aprendizagens em jardim de infância |
spellingShingle |
Potencialidades das comunicações das crianças para a construção das aprendizagens em jardim de infância Pereira, Sara Filipa Sousa Veneno Movimento da escola moderna Momento das comunicações Aprendizagem Papel dos pares Papel dos adultos Modern school movement Moment of communications Process of learning construction Peer role Adults role |
title_short |
Potencialidades das comunicações das crianças para a construção das aprendizagens em jardim de infância |
title_full |
Potencialidades das comunicações das crianças para a construção das aprendizagens em jardim de infância |
title_fullStr |
Potencialidades das comunicações das crianças para a construção das aprendizagens em jardim de infância |
title_full_unstemmed |
Potencialidades das comunicações das crianças para a construção das aprendizagens em jardim de infância |
title_sort |
Potencialidades das comunicações das crianças para a construção das aprendizagens em jardim de infância |
author |
Pereira, Sara Filipa Sousa Veneno |
author_facet |
Pereira, Sara Filipa Sousa Veneno |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Friães, Rita RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Sara Filipa Sousa Veneno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Movimento da escola moderna Momento das comunicações Aprendizagem Papel dos pares Papel dos adultos Modern school movement Moment of communications Process of learning construction Peer role Adults role |
topic |
Movimento da escola moderna Momento das comunicações Aprendizagem Papel dos pares Papel dos adultos Modern school movement Moment of communications Process of learning construction Peer role Adults role |
description |
Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-16T11:56:55Z 2019-07-24 2019-07-24T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/10874 TID:202315207 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/10874 |
identifier_str_mv |
TID:202315207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133458931384320 |