As repercussões da participação do adulto no brincar de crianças com desenvolvimento típico e atípico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Sílvia Patrícia Antunes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/11016
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de mestre em Educação Especial, ramo de especialização em problemas de cognição e multideficiência
id RCAP_c83a10f22c8441835f1853c35d606d22
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11016
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As repercussões da participação do adulto no brincar de crianças com desenvolvimento típico e atípicoBrincarInteracções entre paresDesenvolvimento atípicoPerturbação da linguagemPapel do adultoPlayPeer interactionsChildren with incapacityLanguage impairmentsAdult’s roleDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de mestre em Educação Especial, ramo de especialização em problemas de cognição e multideficiênciaBrincar é uma atividade natural e habitual da infância (Hughes, citado por Stanton-Chapman & Brown, 2015) e ainda que não exista uma definição unânime deste conceito (Rubin, 1980), muitos foram os teóricos que se dedicaram ao seu estudo (Almeida, 2018; Coplan, Rubin & Findlay, 2006; Casby, 2003; Guralnick, Hammond & Connor, 2003; Rubin, 2001; Pellegrini & Smith, 1998; Stanton-Chapman, 2014) dada a sua importância no desenvolvimento da criança (Lear; Piaget; Schaefer; Vygotsky & Winnicott, citados por Brodin, 1999). Para tirar pleno partido das potencialidades do brincar as crianças com desenvolvimento atípico carecem muitas vezes do apoio do adulto (Brodin, 1999; Stanton-Chapman & Hadden, 2011) e quando verificamos que as competências de comunicação são importantes para o brincar social, na medida em que, crianças com boas capacidades de comunicação têm mais sucesso nas interações com pares (Forde, Holloway, Healy, & Brosnan, citados por Stanton-Chapman, Walker & Jamison, 2014), compreendemos, por outro lado, que o desenvolvimento da linguagem parece ocorrer de maneira paralela e integrativa em conjunto com o desenvolvimento do brincar (Fromberg & Bergen, 2006), ficando patente a necessidade de criar medidas efetivas para apoiar estas crianças (Guralnick, 1996). Este trabalho permitiu conhecer o tipo de brincar adotado por crianças com desenvolvimento atípico, em particular perturbação da linguagem, aquando da interação com pares com desenvolvimento típico, na área do faz de conta, na ausência e na presença da educadora. Permitiu verificar que a presença da educadora tem impacto no comportamento de brincar das crianças, na transição de um brincar não social para um brincar social. Encontrou-se significativa correlação das interações que implicam a educadora e das estratégias de reformulação, expansão, modelação e ensino incidental colocadas em prática, no aumento do brincar de grupo. Foi também possível aferir significância entre o perfil ativo/não diretivo da educadora no aumento do brincar social.ABSTRACT Play is a natural activity of childhood (Hughes, citado por Stanton-Chapman & Brown, 2015) and even if there is no unanimous definiton of this concept (Rubin, 1980), many were the theorists who devoted themselves to their study (Almeida, 2018; Coplan, Rubin & Findlay, 2006; Casby, 2003; Guralnick, Hammond & Connor, 2003; Rubin, 2001; Pellegrini & Smith, 1998; Stanton-Chapman, 2014) given its importance in child development (Lear; Piaget; Schaefer; Vygotsky & Winnicott, citados por Brodin, 1999). To take full advantage of the potential of play, children with disabilities often lack adult support (Brodin, 1999; Stanton-Chapman & Hadden, 2011). If in one hand communication skills are importante for social play, as children with good communication skills are more sucessful in peer interactions (Forde, Holloway, Healy, & Brosnan, citados por Stanton-Chapman, Walker & Jamison, 2014), we can understand, on the other hand, that language development seems to occur in a parallel and integrative way with the development of play (Fromberg & Bergen, 2006), becoming pretty clear the need for efective measures to support those children (Guralnick, 1996). This particular study allows the knowledge about the specific kind of play, children with language impairment, adopt when interacting whit typical developing peers, in sociodramatic play in the absence and presence of the adult. In the presence of the adult children changed from a nonsocial play to a social behaviour. Significance was found correlating interactions involving the adult and strategies such as recasting, expanding, modeling and incidental teaching, with the social play. It became significant that an active although non directive profile from the adult improved the play in a social manner.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaAlmeida, TiagoRCIPLFerreira, Sílvia Patrícia Antunes2020-01-21T15:06:35Z2019-12-192019-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11016TID:202360474porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:45Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11016Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:21.266245Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As repercussões da participação do adulto no brincar de crianças com desenvolvimento típico e atípico
title As repercussões da participação do adulto no brincar de crianças com desenvolvimento típico e atípico
spellingShingle As repercussões da participação do adulto no brincar de crianças com desenvolvimento típico e atípico
Ferreira, Sílvia Patrícia Antunes
Brincar
Interacções entre pares
Desenvolvimento atípico
Perturbação da linguagem
Papel do adulto
Play
Peer interactions
Children with incapacity
Language impairments
Adult’s role
title_short As repercussões da participação do adulto no brincar de crianças com desenvolvimento típico e atípico
title_full As repercussões da participação do adulto no brincar de crianças com desenvolvimento típico e atípico
title_fullStr As repercussões da participação do adulto no brincar de crianças com desenvolvimento típico e atípico
title_full_unstemmed As repercussões da participação do adulto no brincar de crianças com desenvolvimento típico e atípico
title_sort As repercussões da participação do adulto no brincar de crianças com desenvolvimento típico e atípico
author Ferreira, Sílvia Patrícia Antunes
author_facet Ferreira, Sílvia Patrícia Antunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Tiago
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Sílvia Patrícia Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv Brincar
Interacções entre pares
Desenvolvimento atípico
Perturbação da linguagem
Papel do adulto
Play
Peer interactions
Children with incapacity
Language impairments
Adult’s role
topic Brincar
Interacções entre pares
Desenvolvimento atípico
Perturbação da linguagem
Papel do adulto
Play
Peer interactions
Children with incapacity
Language impairments
Adult’s role
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para a obtenção do grau de mestre em Educação Especial, ramo de especialização em problemas de cognição e multideficiência
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-19
2019-12-19T00:00:00Z
2020-01-21T15:06:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/11016
TID:202360474
url http://hdl.handle.net/10400.21/11016
identifier_str_mv TID:202360474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133459826868224