Da luz para o mundo: a internacionalização da marca Sport Lisboa e Benfica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/11205 |
Resumo: | Vivemos nos dias de hoje num mundo global e cada vez mais competitivo, obrigando todos os agentes económicos a adaptarem-se constantemente consoante as exigências dos mercados. A internacionalização das empresas é muitas vezes vista como uma boa oportunidade, principalmente quando os mercados domésticos não são suficientemente grandes para com as suas aspirações. Nenhum mercado escapa às novas necessidades criadas pela globalização, pelo que os clubes de futebol, que eram anteriormente sociedades de cariz recreativo e sem fins lucrativos, são por sua vez obrigados a adaptarem-se sob a forma de empresas. Como tal, poderão utilizar todos os instrumentos estratégicos disponíveis e irão adotar novos objetivos, tais como o crescimento e a obtenção de lucros. Um dos métodos mais utilizados pelas empresas para atingirem um crescimento sustentável é a internacionalização, que permite explorar mercados de elevado potencial que ainda estejam pouco desenvolvidos e nos quais as empresas concorrentes ainda não têm uma posição consolidada. Neste estudo é demonstrado que o Sport Lisboa e Benfica tem um elevado potencial de crescimento em Angola e Moçambique, e são apontados os caminhos para a sua capitalização. O tema para este projeto provém de um interesse do autor pelas estratégias e instrumentos de internacionalização das empresas aliado a uma simpatia que nutre para com o Sport Lisboa e Benfica. Pretende-se com este estudo avaliar a situação atual dos clubes mundiais que têm maior sucesso nas suas estratégias de internacionalização e propor estratégias concretas para o Sport Lisboa e Benfica. |
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Vivemos nos dias de hoje num mundo global e cada vez mais competitivo, obrigando todos os agentes económicos a adaptarem-se constantemente consoante as exigências dos mercados. A internacionalização das empresas é muitas vezes vista como uma boa oportunidade, principalmente quando os mercados domésticos não são suficientemente grandes para com as suas aspirações. Nenhum mercado escapa às novas necessidades criadas pela globalização, pelo que os clubes de futebol, que eram anteriormente sociedades de cariz recreativo e sem fins lucrativos, são por sua vez obrigados a adaptarem-se sob a forma de empresas. Como tal, poderão utilizar todos os instrumentos estratégicos disponíveis e irão adotar novos objetivos, tais como o crescimento e a obtenção de lucros. Um dos métodos mais utilizados pelas empresas para atingirem um crescimento sustentável é a internacionalização, que permite explorar mercados de elevado potencial que ainda estejam pouco desenvolvidos e nos quais as empresas concorrentes ainda não têm uma posição consolidada. Neste estudo é demonstrado que o Sport Lisboa e Benfica tem um elevado potencial de crescimento em Angola e Moçambique, e são apontados os caminhos para a sua capitalização. O tema para este projeto provém de um interesse do autor pelas estratégias e instrumentos de internacionalização das empresas aliado a uma simpatia que nutre para com o Sport Lisboa e Benfica. Pretende-se com este estudo avaliar a situação atual dos clubes mundiais que têm maior sucesso nas suas estratégias de internacionalização e propor estratégias concretas para o Sport Lisboa e Benfica. |
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