Os adolescentes e o teatro na construção colectiva do ser
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/1085 |
Resumo: | A concepção deste projecto de investigação-acção participativa, desenvolvido entre Setembro e Dezembro de 2008, surgiu da necessidade partilhada por um grupo de oito adolescentes de comunicar aos adultos e grupos de pares o que sentem e pensam sobre esta fase específica de vida, apontando como principal dificuldade a incompreensão dos outros face às problemáticas e desafios a que os adolescentes estão sujeitos (ex: o conflito intergeracional pais-filhos; o confronto com a necessidade de crescer; os conflitos com os professores; a aceitação/integração no grupo de pares – identificação e individuação; a relação com o corpo e as mudanças corporais; a luta por ideias e sonhos; o consumo de drogas e álcool e saídas nocturnas; a gravidez precoce; a sexualidade e as mudanças repentinas). Com o objectivo de melhorar a comunicação com os adultos (pais e professores) e a relação com o grupo de pares, optou-se por recorrer a técnicas de teatro, uma vez que estas assumem-se como técnicas de comunicação, e os adolescentes apresentaram vontade de ingressar numa experiência de descoberta de si mesmo e do outro e da aprendizagem da arte da representação. Este projecto culminou com duas apresentações do exercício final “Vida de Adolescente, Vida de Cão” (texto de criação colectiva) ao público em geral, que decorreram no Instituto Português da Juventude de Aveiro em Dezembro de 2008. ABSTRACT: This Participatory Action-Research Project, developed from September to December 2008, intends to be a response to a necessity presented by a group of eight adolescents who shared difficulties to communicate with others. They were unable to express their thoughts, feelings, difficulties and challenges related to this particularly stage of life (ex: generation gap, conflicts with adults (parents and teachers), the need to grow up, be accepted and integrated in the peer group, identity and individuation, physical transformations; the stand for ideals and dreams, use of drugs and alcohol, pregnancy, sexuality, and abrupt changes). They were concerned about being misunderstood by adults and peers, therefore, this project aims to improve the communication between them (adolescents/parents and teachers) and to improve he relationship with their peers. Theatre techniques were employed as a way to improve communication skills. Adolescents showed willingness to enter into the discovery of oneself and of others and learning the art of drama. This project culminated with two public performances “Vida de Adolescente, Vida de Cão” (collective creation), held at the Portuguese Youth Institute of Aveiro in December 2008. |
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