A IMPORTÂNCIA DO BIG DATA PARA A GESTÃO EMPRESARIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Cayo Cesar
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.24/1871
Resumo: Este trabalho apresenta uma visão acerca das novas tendências administrativas, aliadas às novas tecnologias, que impulsionam as empresas a gerar lucros, aumentando sua produtividade, agregando valor aos negócios e, ainda, traçando perfis de clientes e consumidores a fim de estimar suas preferências para manter-se ativo no mercado, marcado pela competitividade. Perante um cenário de crises políticas, econômicas e de sucessivos escândalos de corrupção, o Brasil apresenta uma economia bastante instável, sendo imprescindível conhecer, tanto a teoria, quanto a prática para que um gestor empresarial possa manter sua empresa competitiva, contrariando as estimativas de queda nas vendas, e de possível falência, dada as dificuldades do mundo globalizado e muito competitivo. Assim, a fundamentação teórica, suportada no levantamento bibliográfico, para a elaboração desta pesquisa, torna-se uma aliada do profissional da área, de modo a oferecer argumentos necessários para as boas práticas da gestão. Neste caso, o estudo realizado aborda a importância do Big Data para as organizações, focando na formulação de estratégias, tratamento e mineração de dados, relacionados, especificamente, ao estudo de caso da empresa Decathlon, que consegue destacarse em seu setor devido às suas práticas empreendedoras e do uso da metodologia adequadas, como o CRISP-DM, que a podem favorecer, conforme é verificado neste trabalho.
id RCAP_22a8839dbb961bb98af1c2da32fab36c
oai_identifier_str oai:repositorio.umaia.pt:10400.24/1871
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A IMPORTÂNCIA DO BIG DATA PARA A GESTÃO EMPRESARIALDecathlonGestão EmpresarialEste trabalho apresenta uma visão acerca das novas tendências administrativas, aliadas às novas tecnologias, que impulsionam as empresas a gerar lucros, aumentando sua produtividade, agregando valor aos negócios e, ainda, traçando perfis de clientes e consumidores a fim de estimar suas preferências para manter-se ativo no mercado, marcado pela competitividade. Perante um cenário de crises políticas, econômicas e de sucessivos escândalos de corrupção, o Brasil apresenta uma economia bastante instável, sendo imprescindível conhecer, tanto a teoria, quanto a prática para que um gestor empresarial possa manter sua empresa competitiva, contrariando as estimativas de queda nas vendas, e de possível falência, dada as dificuldades do mundo globalizado e muito competitivo. Assim, a fundamentação teórica, suportada no levantamento bibliográfico, para a elaboração desta pesquisa, torna-se uma aliada do profissional da área, de modo a oferecer argumentos necessários para as boas práticas da gestão. Neste caso, o estudo realizado aborda a importância do Big Data para as organizações, focando na formulação de estratégias, tratamento e mineração de dados, relacionados, especificamente, ao estudo de caso da empresa Decathlon, que consegue destacarse em seu setor devido às suas práticas empreendedoras e do uso da metodologia adequadas, como o CRISP-DM, que a podem favorecer, conforme é verificado neste trabalho.Repositório Científico da UMAIAMoraes, Cayo Cesar2021-05-04T14:16:35Z2020-01-01T00:00:00Z2020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.24/1871porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-26T16:01:25Zoai:repositorio.umaia.pt:10400.24/1871Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:10:13.149946Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA DO BIG DATA PARA A GESTÃO EMPRESARIAL
title A IMPORTÂNCIA DO BIG DATA PARA A GESTÃO EMPRESARIAL
spellingShingle A IMPORTÂNCIA DO BIG DATA PARA A GESTÃO EMPRESARIAL
Moraes, Cayo Cesar
Decathlon
Gestão Empresarial
title_short A IMPORTÂNCIA DO BIG DATA PARA A GESTÃO EMPRESARIAL
title_full A IMPORTÂNCIA DO BIG DATA PARA A GESTÃO EMPRESARIAL
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DO BIG DATA PARA A GESTÃO EMPRESARIAL
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DO BIG DATA PARA A GESTÃO EMPRESARIAL
title_sort A IMPORTÂNCIA DO BIG DATA PARA A GESTÃO EMPRESARIAL
author Moraes, Cayo Cesar
author_facet Moraes, Cayo Cesar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico da UMAIA
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Cayo Cesar
dc.subject.por.fl_str_mv Decathlon
Gestão Empresarial
topic Decathlon
Gestão Empresarial
description Este trabalho apresenta uma visão acerca das novas tendências administrativas, aliadas às novas tecnologias, que impulsionam as empresas a gerar lucros, aumentando sua produtividade, agregando valor aos negócios e, ainda, traçando perfis de clientes e consumidores a fim de estimar suas preferências para manter-se ativo no mercado, marcado pela competitividade. Perante um cenário de crises políticas, econômicas e de sucessivos escândalos de corrupção, o Brasil apresenta uma economia bastante instável, sendo imprescindível conhecer, tanto a teoria, quanto a prática para que um gestor empresarial possa manter sua empresa competitiva, contrariando as estimativas de queda nas vendas, e de possível falência, dada as dificuldades do mundo globalizado e muito competitivo. Assim, a fundamentação teórica, suportada no levantamento bibliográfico, para a elaboração desta pesquisa, torna-se uma aliada do profissional da área, de modo a oferecer argumentos necessários para as boas práticas da gestão. Neste caso, o estudo realizado aborda a importância do Big Data para as organizações, focando na formulação de estratégias, tratamento e mineração de dados, relacionados, especificamente, ao estudo de caso da empresa Decathlon, que consegue destacarse em seu setor devido às suas práticas empreendedoras e do uso da metodologia adequadas, como o CRISP-DM, que a podem favorecer, conforme é verificado neste trabalho.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01T00:00:00Z
2020-01-01T00:00:00Z
2021-05-04T14:16:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.24/1871
url http://hdl.handle.net/10400.24/1871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130558779883520