Trabalhar o género e a cidadania em contextos de educação de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Vera Mónica Vicente Justino
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1854
Resumo: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PARA OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
id RCAP_22dc772dfe8062f0b82d3c83b4c86f8b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1854
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Trabalhar o género e a cidadania em contextos de educação de infânciaeducação de infânciagénerocidadaniapre-school educationgendercitizenshipRELATÓRIO DE ESTÁGIO PARA OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLARNeste relatório final, apresento uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido durante os estágios, realizados em creche e jardim-de-infância, assim como o percurso de aprendizagem que estes me proporcionaram. Na sequência destes estágios, apresento um trabalho de pesquisa que realizei com a finalidade de compreender melhor como é possível Trabalhar o género e a cidadania em contextos de educação de infância. Esta questão surgiu como uma preocupação durante os estágios. Considerei que o seu estudo é de toda a relevância pois é, nas idades pré-escolares que as crianças começam as suas aprendizagens básicas relativamente às questões de género e de educação para a cidadania. Quanto mais precocemente estas questões são trabalhadas mais fácil é promover uma capacidade de questionamento por parte das crianças relativamente a ideias estereotipadas com que vai sendo confrontada desde que nasce. Os objetivos que defini foram estudar como as crianças concebem as diferenças de género na idade de pré-escolar; estudar como as crianças retratam no seu ambiente familiar, o papel atribuído aos homens e às mulheres; e como é que estas questões são trabalhadas pelas educadoras de infância. Este trabalho teve como base um projeto desenvolvido pela ESES (Escola superior de Educação de Santarém) em colaboração com a CIG (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género) no âmbito do qual foi construído um Guião de Educação sobre Género e Cidadania em pré-escolar. Do trabalho de pesquisa realizado é de salientar que as educadoras estão sensíveis a estas questões se bem que por vezes sintam dúvidas sobre como as podem trabalhar. Relativamente às crianças estudadas, ao contrário das expetativas iniciais, apesar de evidenciarem algumas ideias estereotipadas relativamente aos papéis sociais atribuídos aos homens e mulheres, no seu discurso não existem diferenças significativas relativamente às questões de género. Este trabalho proporcionou-me uma base para saber como trabalhar estas questões com as crianças numa perspetiva de educação para a cidadania.In this final report, I present a reflection on the work developed during the stages held in nursery school and kindergarten, as well as the learning path that they provided me. Following these stages, I present a research paper I did in order to better understand how it is possible to work the gender and citizenship in childhood education contexts. This issue has emerged as a concern during the stages. I looked at this study as if it had all the relevance in preschool, for its from where children begin their basic learning in relation to gender issues and of education for citizenship. As early as these issues are worked the easier is to promote a ability of questioning by children relatively to stereotypical ideas with which they are confronted since birth. The goals I set were to study how children conceive of gender differences in pre-school age; study how children describe their family environment, the roles assigned to men and women and how these issues are worked by the educators of childhood. This work was based on a project developed by ESES (Escola Superior de Educação de Santarém) in collaboration with the CIG (Commission for citizenship and Gender Equality) in which a script was built on gender and citizenship education in preschool. From the research work carried out it should be noted that the educators are sensitive to these issues although they sometimes feel doubts about how they can work them. As regards children as opposed to the initial expectations, although there are many stereotypical ideas concerning the social roles assigned to men and women, it turns out, however, that in the speech of many children there are no significant differences. This work has provided me the bases to know how to work these issues with children.Cardona, Maria JoãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémGomes, Vera Mónica Vicente Justino2017-08-16T15:55:42Z2014-07-232014-07-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1854TID:201151707porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:06Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1854Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:02.101947Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Trabalhar o género e a cidadania em contextos de educação de infância
title Trabalhar o género e a cidadania em contextos de educação de infância
spellingShingle Trabalhar o género e a cidadania em contextos de educação de infância
Gomes, Vera Mónica Vicente Justino
educação de infância
género
cidadania
pre-school education
gender
citizenship
title_short Trabalhar o género e a cidadania em contextos de educação de infância
title_full Trabalhar o género e a cidadania em contextos de educação de infância
title_fullStr Trabalhar o género e a cidadania em contextos de educação de infância
title_full_unstemmed Trabalhar o género e a cidadania em contextos de educação de infância
title_sort Trabalhar o género e a cidadania em contextos de educação de infância
author Gomes, Vera Mónica Vicente Justino
author_facet Gomes, Vera Mónica Vicente Justino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardona, Maria João
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Vera Mónica Vicente Justino
dc.subject.por.fl_str_mv educação de infância
género
cidadania
pre-school education
gender
citizenship
topic educação de infância
género
cidadania
pre-school education
gender
citizenship
description RELATÓRIO DE ESTÁGIO PARA OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-23
2014-07-23T00:00:00Z
2017-08-16T15:55:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1854
TID:201151707
url http://hdl.handle.net/10400.15/1854
identifier_str_mv TID:201151707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137030368657408