Vou-te dar um brinquedo de menino: um carro … ou o desmistificar as questões de género no Jardim de Infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Andreia Filipa Garizo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3997
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
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spelling Vou-te dar um brinquedo de menino: um carro … ou o desmistificar as questões de género no Jardim de InfânciaEducação pré-escolarCidadaniaIdentidade de géneroIgualdadePre-school educationCitizenshipGender issuesEqualityRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório resulta da Prática Profissional Supervisionada em dois contextos socioeducativos de Educação Pré-Escolar: Creche e Jardim-de-Infância. Tanto na Creche como no Jardim-de-Infância a prática educativa decorreu em Instituições Privadas: em janeiro pude intervir com um grupo de 13 crianças com idades compreendidas entre os 18 e os 28 meses em Creche e de fevereiro a maio intervim com 17 crianças de 3 e 4 anos em Jardim-de-Infância. Através de um olhar atento, crítico e reflexivo baseado em pressupostos teóricos, analisa-se a intervenção ocorrida nos dois contextos socioeducativos que contribuíram para esta nova fase que agora se inicia: a de ser educador. Este não foi um caminho que construí sozinha, visto que derivou de um período repleto de interações e aprendizagens com e entre crianças, equipas educativas, famílias e comunidade. Ao longo dos quatro capítulos nos quais o relatório está organizado -caracterização dos contextos socioeducativos, análise da intervenção, problemática e considerações finais - é possível compreender que a reflexão sobre a ação desenvolvida foi uma prática que privilegiei, porque acredito que, só assim, é possível (re)orientar a prática pedagógica, no sentido de a melhorar. As Questões de Género no Jardim-de-Infância assumiram-se como a problemática mais significativa ao longo da intervenção. Neste capítulo explicita-se a importância deste tema na Educação e a influência das famílias e do educador nas (des)igualdades entre os géneros. Em paralelo, surgem também as vozes das crianças sobre o que consideram ser (de e para) menino e o ser (de e para) menina no decorrer de brincadeiras ou atividades por mim desenvolvidas, cuja intenção foi promover “uma educação baseada nos princípios de igualdade entre géneros” (Saavedra, 2005, p. 10).ABSTRACT This report comes from the Supervised Professional Practice in two socio-educational contexts of Pre-school Education: Nursery and Kindergarten. Both Nursery and Kindergarten educational practice was in Private Institutions: in January, I could intervene with a group of 13 children aged between 18 and 28 months in Nursery and from February to May I intervened with 17 children from 3 to 4 years old in Kindergarten. With a closer, critical and reflexive look based on theoretical assumptions, examines the intervention occurred in both social and educational contexts which contributed to this new phase that is now beginning: to be an educator. This was not a path that I build by myself, it derived from a period full of interaction and learning with and among children, educational teams, families and community. Along the four chapters in which the report is organized - characterization of socio-educational contexts, analysis of the intervention, problematic and final considerations - it is possible to understand that reflection on action developed a practice that I privilege, because I believe that only that way it is possible (re)orient the teaching practice in order to improve. The Gender Issues in the Kindergarten assumed the most significant problematic during the intervention. This chapter explains the importance of this topic in education and the influence of the families and educators in the (dis)equality between genders. In parallel, also emerge the voices of children on what they consider to be (to and from) boy and be (to and from) girl during the games or activities developed by me, whose the intent was to promote “an education based on the principles of equality gender” (Saavedra, 2005, p. 10).Lino, DalilaRCIPLMatos, Andreia Filipa Garizo2014-12-04T10:11:46Z2014-072014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3997TID:201356783porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:45:24Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3997Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:30.793230Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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