Além da materialidade: a colagem como ferramenta da cultura visual na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Júlia Gutierrez Souza
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43885
Resumo: A colagem é uma prática presente na sociedade há centenas de anos. Desde o século XX, com o aflorar dos movimentos artísticos de vanguarda na Europa, passou a ocupar um espaço expressivo no mundo da arte, o que proporcionou uma nova forma de linguagem e expressão não só ao longo do século, como também na contemporaneidade. Dessa forma, a presente investigação busca analisar o papel da colagem como prática artística e mecanismo de formação de discurso para além de sua materialidade. Assim, esta dissertação busca compreender como a colagem, e os principais conceitos que a constituem, estão diretamente relacionados com os grandes paradigmas sociais desde a Modernidade até a Hipercontemporaneidade sob o ponto de vista de relevantes autores dos campos da Sociologia e da Filosofia. Além disso, são abordadas diferentes mídias, como fotografia e cinema, a fim de estabelecer a direta conexão entre os mesmos e os princípios da colagem. Também é analisada a presença da colagem na perspectiva da Cultura Visual, a partir da análise de conceitos como imagem e visualidade. Por fim, são apresentados exemplos de expansão e popularização da colagem que endossam a pesquisa, e ajudam a validar a relevância da colagem não só como prática artística, mas como instrumento de comunicação e ferramenta da Cultura Visual contemporânea.
id RCAP_22e430c2093ae389d983d3a65bd0b22d
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43885
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Além da materialidade: a colagem como ferramenta da cultura visual na contemporaneidadeColagemCultura visualConstrução-DesconstruçãoRessignificaçãoIntermediaA colagem é uma prática presente na sociedade há centenas de anos. Desde o século XX, com o aflorar dos movimentos artísticos de vanguarda na Europa, passou a ocupar um espaço expressivo no mundo da arte, o que proporcionou uma nova forma de linguagem e expressão não só ao longo do século, como também na contemporaneidade. Dessa forma, a presente investigação busca analisar o papel da colagem como prática artística e mecanismo de formação de discurso para além de sua materialidade. Assim, esta dissertação busca compreender como a colagem, e os principais conceitos que a constituem, estão diretamente relacionados com os grandes paradigmas sociais desde a Modernidade até a Hipercontemporaneidade sob o ponto de vista de relevantes autores dos campos da Sociologia e da Filosofia. Além disso, são abordadas diferentes mídias, como fotografia e cinema, a fim de estabelecer a direta conexão entre os mesmos e os princípios da colagem. Também é analisada a presença da colagem na perspectiva da Cultura Visual, a partir da análise de conceitos como imagem e visualidade. Por fim, são apresentados exemplos de expansão e popularização da colagem que endossam a pesquisa, e ajudam a validar a relevância da colagem não só como prática artística, mas como instrumento de comunicação e ferramenta da Cultura Visual contemporânea.Collage is a practice present in society for hundreds of years. Since the 20th century, with the emergence of avant-garde artistic movements in Europe, it began to occupy an expressive space in the art world, which provided a new form of language and expression not only throughout the century, but also in contemporary times. Thus, the present investigation seeks to analyze the role of collage as an artistic practice and a mechanism for the formation of discourse beyond its materiality. Thus, this dissertation seeks to understand how collage, and the main concepts that constitute it, are directly related to the great social paradigms from Modernity to Hypercontemporaneity from the point of view of relevant authors in the fields of Sociology and Philosophy. In addition, different media are approached, such as photography and cinema, in order to establish a direct connection between them and the principles of collage. The presence of collage in the perspective of Visual Culture is also analyzed, based on the analysis of concepts such as image and visuality. Finally, examples of the expansion and popularization of collage are presented that support the research, and help to validate the relevance of collage not only as an artistic practice, but as a communication instrument and tool of contemporary Visual Culture.Figueiredo, FilipeRepositório ComumCarmo, Júlia Gutierrez Souza2023-02-16T16:05:28Z2022-122022-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43885TID:203161521porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-23T16:00:12Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43885Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:03.322554Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Além da materialidade: a colagem como ferramenta da cultura visual na contemporaneidade
title Além da materialidade: a colagem como ferramenta da cultura visual na contemporaneidade
spellingShingle Além da materialidade: a colagem como ferramenta da cultura visual na contemporaneidade
Carmo, Júlia Gutierrez Souza
Colagem
Cultura visual
Construção-Desconstrução
Ressignificação
Intermedia
title_short Além da materialidade: a colagem como ferramenta da cultura visual na contemporaneidade
title_full Além da materialidade: a colagem como ferramenta da cultura visual na contemporaneidade
title_fullStr Além da materialidade: a colagem como ferramenta da cultura visual na contemporaneidade
title_full_unstemmed Além da materialidade: a colagem como ferramenta da cultura visual na contemporaneidade
title_sort Além da materialidade: a colagem como ferramenta da cultura visual na contemporaneidade
author Carmo, Júlia Gutierrez Souza
author_facet Carmo, Júlia Gutierrez Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Figueiredo, Filipe
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo, Júlia Gutierrez Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Colagem
Cultura visual
Construção-Desconstrução
Ressignificação
Intermedia
topic Colagem
Cultura visual
Construção-Desconstrução
Ressignificação
Intermedia
description A colagem é uma prática presente na sociedade há centenas de anos. Desde o século XX, com o aflorar dos movimentos artísticos de vanguarda na Europa, passou a ocupar um espaço expressivo no mundo da arte, o que proporcionou uma nova forma de linguagem e expressão não só ao longo do século, como também na contemporaneidade. Dessa forma, a presente investigação busca analisar o papel da colagem como prática artística e mecanismo de formação de discurso para além de sua materialidade. Assim, esta dissertação busca compreender como a colagem, e os principais conceitos que a constituem, estão diretamente relacionados com os grandes paradigmas sociais desde a Modernidade até a Hipercontemporaneidade sob o ponto de vista de relevantes autores dos campos da Sociologia e da Filosofia. Além disso, são abordadas diferentes mídias, como fotografia e cinema, a fim de estabelecer a direta conexão entre os mesmos e os princípios da colagem. Também é analisada a presença da colagem na perspectiva da Cultura Visual, a partir da análise de conceitos como imagem e visualidade. Por fim, são apresentados exemplos de expansão e popularização da colagem que endossam a pesquisa, e ajudam a validar a relevância da colagem não só como prática artística, mas como instrumento de comunicação e ferramenta da Cultura Visual contemporânea.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12
2022-12-01T00:00:00Z
2023-02-16T16:05:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/43885
TID:203161521
url http://hdl.handle.net/10400.26/43885
identifier_str_mv TID:203161521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130941899145216