Além da materialidade: a colagem como ferramenta da cultura visual na contemporaneidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/43885 |
Resumo: | A colagem é uma prática presente na sociedade há centenas de anos. Desde o século XX, com o aflorar dos movimentos artísticos de vanguarda na Europa, passou a ocupar um espaço expressivo no mundo da arte, o que proporcionou uma nova forma de linguagem e expressão não só ao longo do século, como também na contemporaneidade. Dessa forma, a presente investigação busca analisar o papel da colagem como prática artística e mecanismo de formação de discurso para além de sua materialidade. Assim, esta dissertação busca compreender como a colagem, e os principais conceitos que a constituem, estão diretamente relacionados com os grandes paradigmas sociais desde a Modernidade até a Hipercontemporaneidade sob o ponto de vista de relevantes autores dos campos da Sociologia e da Filosofia. Além disso, são abordadas diferentes mídias, como fotografia e cinema, a fim de estabelecer a direta conexão entre os mesmos e os princípios da colagem. Também é analisada a presença da colagem na perspectiva da Cultura Visual, a partir da análise de conceitos como imagem e visualidade. Por fim, são apresentados exemplos de expansão e popularização da colagem que endossam a pesquisa, e ajudam a validar a relevância da colagem não só como prática artística, mas como instrumento de comunicação e ferramenta da Cultura Visual contemporânea. |
id |
RCAP_22e430c2093ae389d983d3a65bd0b22d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43885 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Além da materialidade: a colagem como ferramenta da cultura visual na contemporaneidadeColagemCultura visualConstrução-DesconstruçãoRessignificaçãoIntermediaA colagem é uma prática presente na sociedade há centenas de anos. Desde o século XX, com o aflorar dos movimentos artísticos de vanguarda na Europa, passou a ocupar um espaço expressivo no mundo da arte, o que proporcionou uma nova forma de linguagem e expressão não só ao longo do século, como também na contemporaneidade. Dessa forma, a presente investigação busca analisar o papel da colagem como prática artística e mecanismo de formação de discurso para além de sua materialidade. Assim, esta dissertação busca compreender como a colagem, e os principais conceitos que a constituem, estão diretamente relacionados com os grandes paradigmas sociais desde a Modernidade até a Hipercontemporaneidade sob o ponto de vista de relevantes autores dos campos da Sociologia e da Filosofia. Além disso, são abordadas diferentes mídias, como fotografia e cinema, a fim de estabelecer a direta conexão entre os mesmos e os princípios da colagem. Também é analisada a presença da colagem na perspectiva da Cultura Visual, a partir da análise de conceitos como imagem e visualidade. Por fim, são apresentados exemplos de expansão e popularização da colagem que endossam a pesquisa, e ajudam a validar a relevância da colagem não só como prática artística, mas como instrumento de comunicação e ferramenta da Cultura Visual contemporânea.Collage is a practice present in society for hundreds of years. Since the 20th century, with the emergence of avant-garde artistic movements in Europe, it began to occupy an expressive space in the art world, which provided a new form of language and expression not only throughout the century, but also in contemporary times. Thus, the present investigation seeks to analyze the role of collage as an artistic practice and a mechanism for the formation of discourse beyond its materiality. Thus, this dissertation seeks to understand how collage, and the main concepts that constitute it, are directly related to the great social paradigms from Modernity to Hypercontemporaneity from the point of view of relevant authors in the fields of Sociology and Philosophy. In addition, different media are approached, such as photography and cinema, in order to establish a direct connection between them and the principles of collage. The presence of collage in the perspective of Visual Culture is also analyzed, based on the analysis of concepts such as image and visuality. Finally, examples of the expansion and popularization of collage are presented that support the research, and help to validate the relevance of collage not only as an artistic practice, but as a communication instrument and tool of contemporary Visual Culture.Figueiredo, FilipeRepositório ComumCarmo, Júlia Gutierrez Souza2023-02-16T16:05:28Z2022-122022-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43885TID:203161521porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-23T16:00:12Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43885Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:03.322554Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Além da materialidade: a colagem como ferramenta da cultura visual na contemporaneidade |
title |
Além da materialidade: a colagem como ferramenta da cultura visual na contemporaneidade |
spellingShingle |
Além da materialidade: a colagem como ferramenta da cultura visual na contemporaneidade Carmo, Júlia Gutierrez Souza Colagem Cultura visual Construção-Desconstrução Ressignificação Intermedia |
title_short |
Além da materialidade: a colagem como ferramenta da cultura visual na contemporaneidade |
title_full |
Além da materialidade: a colagem como ferramenta da cultura visual na contemporaneidade |
title_fullStr |
Além da materialidade: a colagem como ferramenta da cultura visual na contemporaneidade |
title_full_unstemmed |
Além da materialidade: a colagem como ferramenta da cultura visual na contemporaneidade |
title_sort |
Além da materialidade: a colagem como ferramenta da cultura visual na contemporaneidade |
author |
Carmo, Júlia Gutierrez Souza |
author_facet |
Carmo, Júlia Gutierrez Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Figueiredo, Filipe Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carmo, Júlia Gutierrez Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Colagem Cultura visual Construção-Desconstrução Ressignificação Intermedia |
topic |
Colagem Cultura visual Construção-Desconstrução Ressignificação Intermedia |
description |
A colagem é uma prática presente na sociedade há centenas de anos. Desde o século XX, com o aflorar dos movimentos artísticos de vanguarda na Europa, passou a ocupar um espaço expressivo no mundo da arte, o que proporcionou uma nova forma de linguagem e expressão não só ao longo do século, como também na contemporaneidade. Dessa forma, a presente investigação busca analisar o papel da colagem como prática artística e mecanismo de formação de discurso para além de sua materialidade. Assim, esta dissertação busca compreender como a colagem, e os principais conceitos que a constituem, estão diretamente relacionados com os grandes paradigmas sociais desde a Modernidade até a Hipercontemporaneidade sob o ponto de vista de relevantes autores dos campos da Sociologia e da Filosofia. Além disso, são abordadas diferentes mídias, como fotografia e cinema, a fim de estabelecer a direta conexão entre os mesmos e os princípios da colagem. Também é analisada a presença da colagem na perspectiva da Cultura Visual, a partir da análise de conceitos como imagem e visualidade. Por fim, são apresentados exemplos de expansão e popularização da colagem que endossam a pesquisa, e ajudam a validar a relevância da colagem não só como prática artística, mas como instrumento de comunicação e ferramenta da Cultura Visual contemporânea. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12 2022-12-01T00:00:00Z 2023-02-16T16:05:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/43885 TID:203161521 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/43885 |
identifier_str_mv |
TID:203161521 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130941899145216 |