Del.icio.us : uma ferramenta da Web 2.0 ao serviço da investigação em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Clara Pereira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/7883
Resumo: Neste artigo apresentamos os resultados de um survey realizado a um grupo de formandos, maioritariamente professores em serviço, que frequentava um Curso de Mestrado em Tecnologia Educativa na Universidade do Minho no ano lectivo de 2007/2008. A ferramenta de social bookmarking Del.icio.us foi utilizada pelo grupo no âmbito dos trabalhos da disciplina semestral obrigatória de Métodos de Investigação em Educação. Para efeito da realização do trabalho final de projecto, em grupo, os formandos criaram uma conta Del.icio.us e utilizaram as funcionalidades da ferramenta para a organização, catalogação e partilha dos inúmeros recursos informativos disponíveis na Web. No final do semestre a experiência foi avaliada mediante o preenchimento de um questionário electrónico concebido para o efeito. Os resultados obtidos permitem aferir do potencial desta ferramenta da Web 2.0 no apoio ao trabalho do investigador em educação, para compilar e organizar a informação, para a partilha do conhecimento e para potenciar a busca de novas áreas/domínios de investigação. Particularmente interessante foi verificar como a experiência realizada foi capaz de despertar nos docentes a vontade de experimentarem a ferramenta em contexto de sala de aula, propondo-nos mesmo exemplos originais e criativos de actividades pedagógicas a desenvolver no Del.icio.us
id RCAP_22efac10f1de51cbc2e7cfaac0143c57
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/7883
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Del.icio.us : uma ferramenta da Web 2.0 ao serviço da investigação em educaçãoSocial bookmarkingWeb 2.0Del.icio.usInvestigaçãoEducaçãoNeste artigo apresentamos os resultados de um survey realizado a um grupo de formandos, maioritariamente professores em serviço, que frequentava um Curso de Mestrado em Tecnologia Educativa na Universidade do Minho no ano lectivo de 2007/2008. A ferramenta de social bookmarking Del.icio.us foi utilizada pelo grupo no âmbito dos trabalhos da disciplina semestral obrigatória de Métodos de Investigação em Educação. Para efeito da realização do trabalho final de projecto, em grupo, os formandos criaram uma conta Del.icio.us e utilizaram as funcionalidades da ferramenta para a organização, catalogação e partilha dos inúmeros recursos informativos disponíveis na Web. No final do semestre a experiência foi avaliada mediante o preenchimento de um questionário electrónico concebido para o efeito. Os resultados obtidos permitem aferir do potencial desta ferramenta da Web 2.0 no apoio ao trabalho do investigador em educação, para compilar e organizar a informação, para a partilha do conhecimento e para potenciar a busca de novas áreas/domínios de investigação. Particularmente interessante foi verificar como a experiência realizada foi capaz de despertar nos docentes a vontade de experimentarem a ferramenta em contexto de sala de aula, propondo-nos mesmo exemplos originais e criativos de actividades pedagógicas a desenvolver no Del.icio.usUniversidade do MinhoCoutinho, Clara Pereira2008-052008-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/7883por"Educação, Formação & Tecnologias". ISSN 1646-933X. 1:1 (Abr. 2008) 104-115.1646-933Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:06:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/7883Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:57:07.566338Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Del.icio.us : uma ferramenta da Web 2.0 ao serviço da investigação em educação
title Del.icio.us : uma ferramenta da Web 2.0 ao serviço da investigação em educação
spellingShingle Del.icio.us : uma ferramenta da Web 2.0 ao serviço da investigação em educação
Coutinho, Clara Pereira
Social bookmarking
Web 2.0
Del.icio.us
Investigação
Educação
title_short Del.icio.us : uma ferramenta da Web 2.0 ao serviço da investigação em educação
title_full Del.icio.us : uma ferramenta da Web 2.0 ao serviço da investigação em educação
title_fullStr Del.icio.us : uma ferramenta da Web 2.0 ao serviço da investigação em educação
title_full_unstemmed Del.icio.us : uma ferramenta da Web 2.0 ao serviço da investigação em educação
title_sort Del.icio.us : uma ferramenta da Web 2.0 ao serviço da investigação em educação
author Coutinho, Clara Pereira
author_facet Coutinho, Clara Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Clara Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Social bookmarking
Web 2.0
Del.icio.us
Investigação
Educação
topic Social bookmarking
Web 2.0
Del.icio.us
Investigação
Educação
description Neste artigo apresentamos os resultados de um survey realizado a um grupo de formandos, maioritariamente professores em serviço, que frequentava um Curso de Mestrado em Tecnologia Educativa na Universidade do Minho no ano lectivo de 2007/2008. A ferramenta de social bookmarking Del.icio.us foi utilizada pelo grupo no âmbito dos trabalhos da disciplina semestral obrigatória de Métodos de Investigação em Educação. Para efeito da realização do trabalho final de projecto, em grupo, os formandos criaram uma conta Del.icio.us e utilizaram as funcionalidades da ferramenta para a organização, catalogação e partilha dos inúmeros recursos informativos disponíveis na Web. No final do semestre a experiência foi avaliada mediante o preenchimento de um questionário electrónico concebido para o efeito. Os resultados obtidos permitem aferir do potencial desta ferramenta da Web 2.0 no apoio ao trabalho do investigador em educação, para compilar e organizar a informação, para a partilha do conhecimento e para potenciar a busca de novas áreas/domínios de investigação. Particularmente interessante foi verificar como a experiência realizada foi capaz de despertar nos docentes a vontade de experimentarem a ferramenta em contexto de sala de aula, propondo-nos mesmo exemplos originais e criativos de actividades pedagógicas a desenvolver no Del.icio.us
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-05
2008-05-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/7883
url http://hdl.handle.net/1822/7883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv "Educação, Formação & Tecnologias". ISSN 1646-933X. 1:1 (Abr. 2008) 104-115.
1646-933X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132359850721280