A alimentação, hábitos alimentares na Escola do Ensino Básico, 2º eº 3º ciclos, Professor Agostinho da Silva : no ano letivo 2004-2005

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maurício, Nuno Henrique Pereira Madeira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/18900
Resumo: Este documento refere-se ao relatório do estudo da Área 2 do Estágio Pedagógico (Investigação e Inovação Pedagógica) que realizei em conjunto com o meu grupo de estágio. Como tema, procurámos analisar e caracterizar os Hábitos Alimentares dos alunos de uma escola básica do 2º e 3º Ciclo. Para tal utilizámos uma amostra de 250 alunos. Os resultados obtidos após o inquérito efetuado, permitiram confirmar a diferença dos hábitos alimentares entre os alunos do 2º e 3º ciclos, assim como entre rapazes e raparigas. Verificou-se igualmente que estes alunos realizam por dia um número adequado de refeições. Contudo, apesar de afirmarem que se preocupam com a sua alimentação, nem sempre o demonstrarem com os seus hábitos quotidianos. A Educação Física, como referência da procura da saúde e do bem-estar, deverá ter um papel mais ativo na implementação de uma verdadeira Educação Alimentar, particularmente através do papel do Projeto de Escola e do Grupo de Educação Física (nível meso), assim como do Professor de Educação Física com a sua turma (nível micro) abordando na Área dos Conhecimentos, os conceitos associados à alimentação saudável.
id RCAP_22f016c4deb24db1261f22befe3a96fb
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/18900
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A alimentação, hábitos alimentares na Escola do Ensino Básico, 2º eº 3º ciclos, Professor Agostinho da Silva : no ano letivo 2004-2005Atividade físicaBem-estarComportamentosConhecimentosEducação alimentarEducação físicaEscolaHábitos alimentaresSaúdeInterdisciplinarBehaviorsEatingHabits healthInterdisciplinaryKnowledgeNutrition educationPhysical ativityPhysical educationSchoolWellbeingDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências MédicasEste documento refere-se ao relatório do estudo da Área 2 do Estágio Pedagógico (Investigação e Inovação Pedagógica) que realizei em conjunto com o meu grupo de estágio. Como tema, procurámos analisar e caracterizar os Hábitos Alimentares dos alunos de uma escola básica do 2º e 3º Ciclo. Para tal utilizámos uma amostra de 250 alunos. Os resultados obtidos após o inquérito efetuado, permitiram confirmar a diferença dos hábitos alimentares entre os alunos do 2º e 3º ciclos, assim como entre rapazes e raparigas. Verificou-se igualmente que estes alunos realizam por dia um número adequado de refeições. Contudo, apesar de afirmarem que se preocupam com a sua alimentação, nem sempre o demonstrarem com os seus hábitos quotidianos. A Educação Física, como referência da procura da saúde e do bem-estar, deverá ter um papel mais ativo na implementação de uma verdadeira Educação Alimentar, particularmente através do papel do Projeto de Escola e do Grupo de Educação Física (nível meso), assim como do Professor de Educação Física com a sua turma (nível micro) abordando na Área dos Conhecimentos, os conceitos associados à alimentação saudável.This paper is related with the study developed together with my internship group, in Area 2 – Research and Pedagogical Innovation of the Internship year. As subject we tried to analyze and categorize the Eating Habits of a 5th to 9th grade School students. For that we used a sample of 250 students. The results obtained after the inquiry made, confirmed the difference between eating habits of the 5th to 6th grade group students when compared with 7th to 9th grade group students. Those differences were found as well between boys and girls. It was clear as well, that the students have a suitable number of meals per day. Nevertheless, although they affirm that they care about their eating habits, their daily behavior don´t support their statement. Physical Education, as a reference in the pursuit of health and wellbeing, should have a more active role in the implementation of a true Nutrition Education, specially through the role of the School Project and the Physical Education Group (at a meso level), as well the role of the Physical Education Teacher with his class (at a micro level), addressing in the Area of Knowledge of the Physical Education Curriculum Program.Quitério, Ana Luísa Dias QuitérioRepositório da Universidade de LisboaMaurício, Nuno Henrique Pereira Madeira2019-11-28T14:16:48Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/18900TID:202302636porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:26Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/18900Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:52.475286Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A alimentação, hábitos alimentares na Escola do Ensino Básico, 2º eº 3º ciclos, Professor Agostinho da Silva : no ano letivo 2004-2005
title A alimentação, hábitos alimentares na Escola do Ensino Básico, 2º eº 3º ciclos, Professor Agostinho da Silva : no ano letivo 2004-2005
spellingShingle A alimentação, hábitos alimentares na Escola do Ensino Básico, 2º eº 3º ciclos, Professor Agostinho da Silva : no ano letivo 2004-2005
Maurício, Nuno Henrique Pereira Madeira
Atividade física
Bem-estar
Comportamentos
Conhecimentos
Educação alimentar
Educação física
Escola
Hábitos alimentares
Saúde
Interdisciplinar
Behaviors
Eating
Habits health
Interdisciplinary
Knowledge
Nutrition education
Physical ativity
Physical education
School
Wellbeing
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas
title_short A alimentação, hábitos alimentares na Escola do Ensino Básico, 2º eº 3º ciclos, Professor Agostinho da Silva : no ano letivo 2004-2005
title_full A alimentação, hábitos alimentares na Escola do Ensino Básico, 2º eº 3º ciclos, Professor Agostinho da Silva : no ano letivo 2004-2005
title_fullStr A alimentação, hábitos alimentares na Escola do Ensino Básico, 2º eº 3º ciclos, Professor Agostinho da Silva : no ano letivo 2004-2005
title_full_unstemmed A alimentação, hábitos alimentares na Escola do Ensino Básico, 2º eº 3º ciclos, Professor Agostinho da Silva : no ano letivo 2004-2005
title_sort A alimentação, hábitos alimentares na Escola do Ensino Básico, 2º eº 3º ciclos, Professor Agostinho da Silva : no ano letivo 2004-2005
author Maurício, Nuno Henrique Pereira Madeira
author_facet Maurício, Nuno Henrique Pereira Madeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Quitério, Ana Luísa Dias Quitério
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Maurício, Nuno Henrique Pereira Madeira
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade física
Bem-estar
Comportamentos
Conhecimentos
Educação alimentar
Educação física
Escola
Hábitos alimentares
Saúde
Interdisciplinar
Behaviors
Eating
Habits health
Interdisciplinary
Knowledge
Nutrition education
Physical ativity
Physical education
School
Wellbeing
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas
topic Atividade física
Bem-estar
Comportamentos
Conhecimentos
Educação alimentar
Educação física
Escola
Hábitos alimentares
Saúde
Interdisciplinar
Behaviors
Eating
Habits health
Interdisciplinary
Knowledge
Nutrition education
Physical ativity
Physical education
School
Wellbeing
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas
description Este documento refere-se ao relatório do estudo da Área 2 do Estágio Pedagógico (Investigação e Inovação Pedagógica) que realizei em conjunto com o meu grupo de estágio. Como tema, procurámos analisar e caracterizar os Hábitos Alimentares dos alunos de uma escola básica do 2º e 3º Ciclo. Para tal utilizámos uma amostra de 250 alunos. Os resultados obtidos após o inquérito efetuado, permitiram confirmar a diferença dos hábitos alimentares entre os alunos do 2º e 3º ciclos, assim como entre rapazes e raparigas. Verificou-se igualmente que estes alunos realizam por dia um número adequado de refeições. Contudo, apesar de afirmarem que se preocupam com a sua alimentação, nem sempre o demonstrarem com os seus hábitos quotidianos. A Educação Física, como referência da procura da saúde e do bem-estar, deverá ter um papel mais ativo na implementação de uma verdadeira Educação Alimentar, particularmente através do papel do Projeto de Escola e do Grupo de Educação Física (nível meso), assim como do Professor de Educação Física com a sua turma (nível micro) abordando na Área dos Conhecimentos, os conceitos associados à alimentação saudável.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-11-28T14:16:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/18900
TID:202302636
url http://hdl.handle.net/10400.5/18900
identifier_str_mv TID:202302636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131130231783424