Violência e educação : da razão filosófica à razão pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Maria Gabriela Feio Bacelar
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10216/13015
Resumo: Com este trabalho propomo-nos reflectir, em termos filosóficos, sobre o tema da violência, face aos problemas que ela suscita à sociedade, à moral e à própria filosofia. Haverá uma justificação filosófica para a violência? Para Eric Weil, autor com que encetamos a análise filosófica desta problemática, a filosofia surge como forma de superar a violência. Nas suas obras trespassa uma grande fé no homem que, pela exigência de razão que tem em si e que funda a sua humanidade, se torna moral recusando a violência. Procuramos, depois, mostrar como é que a educação e a filosofia da educação podem constituir uma saída para a transformação do homem violento em homem com razão. Por fim, abordamos a dimensão antropológica da utopia e as suas relações com a pedagogia e com a violência, na tentativa de compreender as cumplicidades que entre elas existem.
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