O absurdo do mal e o lugar da Praxis : contributos da antropologia simbólica para a razão pedagógica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10216/13032 |
Resumo: | A partir da concepção de "desejo mimético", (proposta por)? René Girard, procedeu-se a uma reflexão sobre o absurdo do mal que recorre à expressão simbólica para se revelar. Face à falibilidade humana que, de alguma forma, conduz à inevitabilidade do mal, procurou-se questionar o papel da acção, nomeadamente da acção educativa. Neste âmbito, emergiram, na parte final desta dissertação, as problemáticas educativas, nomeadamente os conceitos de "projecto" e "utopia", essenciais num ser que se afirma na contingência de um mal que sempre se recusa a aceitar. |
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