O geódromo e o climatógrafo: ambientes virtuais multimédia no ensino das ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/14516 |
Resumo: | Este artigo examina dois casos de ambientes multimédia desenvolvidos no âmbito do projecto Ciência Viva, possuindo um carácter inovador como dispositivos educacionais orientados para sensibilizar públicos diversificados. O projecto designado por Carsoscópio é aqui analisado nas duas componentes multimédia que se designam por Geódromo e Climatógrafo, porém não se esgota na análise dos factores científicos e de desenvolvimento técnico inerentes aos dois casos referidos, investiga também outros aspectos-chave para o sucesso deste projecto, nomeadamente, o uso da imaginação como factor-chave de sucesso e a forte relação estabelecida entre a tecnologia e a pedagogia necessariamente associadas aos temas tratados (a Geologia, o Clima, a Biologia). |
id |
RCAP_2300d45998b6cbc9b345371bce53a980 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/14516 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O geódromo e o climatógrafo: ambientes virtuais multimédia no ensino das ciênciasAmbientes virtuaisCiência vivaMultimédia educacionalEducational multimediaVirtual environmentsEste artigo examina dois casos de ambientes multimédia desenvolvidos no âmbito do projecto Ciência Viva, possuindo um carácter inovador como dispositivos educacionais orientados para sensibilizar públicos diversificados. O projecto designado por Carsoscópio é aqui analisado nas duas componentes multimédia que se designam por Geódromo e Climatógrafo, porém não se esgota na análise dos factores científicos e de desenvolvimento técnico inerentes aos dois casos referidos, investiga também outros aspectos-chave para o sucesso deste projecto, nomeadamente, o uso da imaginação como factor-chave de sucesso e a forte relação estabelecida entre a tecnologia e a pedagogia necessariamente associadas aos temas tratados (a Geologia, o Clima, a Biologia).This article examines two cases of multimedia environments developed within the Portuguese Programme Ciência Viva, both showing innovative characteristics as educational devices oriented to diversified target audiences. The project designated by Carsoscópio is analyzed with emphasis on the two multimedia components that are designated by Geódromo and Climatógrafo, however it is not limited to the analysis of the scientific factors and inherent technical development of the two referred cases, it also investigates other aspects for the success of this project, namely, the use of imagination as a major success factor and the establishment of a strong relationship between the technology and the pedagogy necessarily associated with the themes (Geology, Climate, Biology).Universidade do MinhoRepositório AbertoBidarra, JoséMartins, Olímpio2023-07-20T09:59:48Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/14516porBidarra, J., & Martins, O. (2008). O Geódromo e o Climatógrafo: Ambientes virtuais multimédia no ensino das ciências. Educação, Formação & Tecnologias, 1(1), 137-141. Disponível em http://eft.educom.pt/index.php/eft/issue/view/5info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:47:34Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/14516Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:53:20.156817Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O geódromo e o climatógrafo: ambientes virtuais multimédia no ensino das ciências |
title |
O geódromo e o climatógrafo: ambientes virtuais multimédia no ensino das ciências |
spellingShingle |
O geódromo e o climatógrafo: ambientes virtuais multimédia no ensino das ciências Bidarra, José Ambientes virtuais Ciência viva Multimédia educacional Educational multimedia Virtual environments |
title_short |
O geódromo e o climatógrafo: ambientes virtuais multimédia no ensino das ciências |
title_full |
O geódromo e o climatógrafo: ambientes virtuais multimédia no ensino das ciências |
title_fullStr |
O geódromo e o climatógrafo: ambientes virtuais multimédia no ensino das ciências |
title_full_unstemmed |
O geódromo e o climatógrafo: ambientes virtuais multimédia no ensino das ciências |
title_sort |
O geódromo e o climatógrafo: ambientes virtuais multimédia no ensino das ciências |
author |
Bidarra, José |
author_facet |
Bidarra, José Martins, Olímpio |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Olímpio |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bidarra, José Martins, Olímpio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambientes virtuais Ciência viva Multimédia educacional Educational multimedia Virtual environments |
topic |
Ambientes virtuais Ciência viva Multimédia educacional Educational multimedia Virtual environments |
description |
Este artigo examina dois casos de ambientes multimédia desenvolvidos no âmbito do projecto Ciência Viva, possuindo um carácter inovador como dispositivos educacionais orientados para sensibilizar públicos diversificados. O projecto designado por Carsoscópio é aqui analisado nas duas componentes multimédia que se designam por Geódromo e Climatógrafo, porém não se esgota na análise dos factores científicos e de desenvolvimento técnico inerentes aos dois casos referidos, investiga também outros aspectos-chave para o sucesso deste projecto, nomeadamente, o uso da imaginação como factor-chave de sucesso e a forte relação estabelecida entre a tecnologia e a pedagogia necessariamente associadas aos temas tratados (a Geologia, o Clima, a Biologia). |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008-01-01T00:00:00Z 2023-07-20T09:59:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/14516 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/14516 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Bidarra, J., & Martins, O. (2008). O Geódromo e o Climatógrafo: Ambientes virtuais multimédia no ensino das ciências. Educação, Formação & Tecnologias, 1(1), 137-141. Disponível em http://eft.educom.pt/index.php/eft/issue/view/5 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135129566707713 |