O geódromo e o climatógrafo: ambientes virtuais multimédia no ensino das ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bidarra, José
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Martins, Olímpio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/14516
Resumo: Este artigo examina dois casos de ambientes multimédia desenvolvidos no âmbito do projecto Ciência Viva, possuindo um carácter inovador como dispositivos educacionais orientados para sensibilizar públicos diversificados. O projecto designado por Carsoscópio é aqui analisado nas duas componentes multimédia que se designam por Geódromo e Climatógrafo, porém não se esgota na análise dos factores científicos e de desenvolvimento técnico inerentes aos dois casos referidos, investiga também outros aspectos-chave para o sucesso deste projecto, nomeadamente, o uso da imaginação como factor-chave de sucesso e a forte relação estabelecida entre a tecnologia e a pedagogia necessariamente associadas aos temas tratados (a Geologia, o Clima, a Biologia).
id RCAP_2300d45998b6cbc9b345371bce53a980
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/14516
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O geódromo e o climatógrafo: ambientes virtuais multimédia no ensino das ciênciasAmbientes virtuaisCiência vivaMultimédia educacionalEducational multimediaVirtual environmentsEste artigo examina dois casos de ambientes multimédia desenvolvidos no âmbito do projecto Ciência Viva, possuindo um carácter inovador como dispositivos educacionais orientados para sensibilizar públicos diversificados. O projecto designado por Carsoscópio é aqui analisado nas duas componentes multimédia que se designam por Geódromo e Climatógrafo, porém não se esgota na análise dos factores científicos e de desenvolvimento técnico inerentes aos dois casos referidos, investiga também outros aspectos-chave para o sucesso deste projecto, nomeadamente, o uso da imaginação como factor-chave de sucesso e a forte relação estabelecida entre a tecnologia e a pedagogia necessariamente associadas aos temas tratados (a Geologia, o Clima, a Biologia).This article examines two cases of multimedia environments developed within the Portuguese Programme Ciência Viva, both showing innovative characteristics as educational devices oriented to diversified target audiences. The project designated by Carsoscópio is analyzed with emphasis on the two multimedia components that are designated by Geódromo and Climatógrafo, however it is not limited to the analysis of the scientific factors and inherent technical development of the two referred cases, it also investigates other aspects for the success of this project, namely, the use of imagination as a major success factor and the establishment of a strong relationship between the technology and the pedagogy necessarily associated with the themes (Geology, Climate, Biology).Universidade do MinhoRepositório AbertoBidarra, JoséMartins, Olímpio2023-07-20T09:59:48Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/14516porBidarra, J., & Martins, O. (2008). O Geódromo e o Climatógrafo: Ambientes virtuais multimédia no ensino das ciências. Educação, Formação & Tecnologias, 1(1), 137-141. Disponível em http://eft.educom.pt/index.php/eft/issue/view/5info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:47:34Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/14516Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:53:20.156817Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O geódromo e o climatógrafo: ambientes virtuais multimédia no ensino das ciências
title O geódromo e o climatógrafo: ambientes virtuais multimédia no ensino das ciências
spellingShingle O geódromo e o climatógrafo: ambientes virtuais multimédia no ensino das ciências
Bidarra, José
Ambientes virtuais
Ciência viva
Multimédia educacional
Educational multimedia
Virtual environments
title_short O geódromo e o climatógrafo: ambientes virtuais multimédia no ensino das ciências
title_full O geódromo e o climatógrafo: ambientes virtuais multimédia no ensino das ciências
title_fullStr O geódromo e o climatógrafo: ambientes virtuais multimédia no ensino das ciências
title_full_unstemmed O geódromo e o climatógrafo: ambientes virtuais multimédia no ensino das ciências
title_sort O geódromo e o climatógrafo: ambientes virtuais multimédia no ensino das ciências
author Bidarra, José
author_facet Bidarra, José
Martins, Olímpio
author_role author
author2 Martins, Olímpio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Bidarra, José
Martins, Olímpio
dc.subject.por.fl_str_mv Ambientes virtuais
Ciência viva
Multimédia educacional
Educational multimedia
Virtual environments
topic Ambientes virtuais
Ciência viva
Multimédia educacional
Educational multimedia
Virtual environments
description Este artigo examina dois casos de ambientes multimédia desenvolvidos no âmbito do projecto Ciência Viva, possuindo um carácter inovador como dispositivos educacionais orientados para sensibilizar públicos diversificados. O projecto designado por Carsoscópio é aqui analisado nas duas componentes multimédia que se designam por Geódromo e Climatógrafo, porém não se esgota na análise dos factores científicos e de desenvolvimento técnico inerentes aos dois casos referidos, investiga também outros aspectos-chave para o sucesso deste projecto, nomeadamente, o uso da imaginação como factor-chave de sucesso e a forte relação estabelecida entre a tecnologia e a pedagogia necessariamente associadas aos temas tratados (a Geologia, o Clima, a Biologia).
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2023-07-20T09:59:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/14516
url http://hdl.handle.net/10400.2/14516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Bidarra, J., & Martins, O. (2008). O Geódromo e o Climatógrafo: Ambientes virtuais multimédia no ensino das ciências. Educação, Formação & Tecnologias, 1(1), 137-141. Disponível em http://eft.educom.pt/index.php/eft/issue/view/5
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135129566707713