Aplicação da Filosofia Lean no Serviço de Manutenção de uma Empresa de Transportes Públicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/76568 |
Resumo: | Face à realidade económica atual, uma manutenção eficiente deve ser considerada uma mais valia e constituir uma vantagem competitiva em relação às empresas concorrentes. No mercado de transportes onde existe uma concorrência significativa, é essencial que as empresas atinjam elevados níveis de eficiência e eficácia e ao mesmo tempo que consigam aumentar a satisfação dos clientes, de forma a não perderem a sua quota de mercado. Assim sendo, e tendo em vista um crescimento estável, as empresas não podem abdicar dos processos de melhoria contínua, apoiados em novas abordagens e metodologias científicas. Neste contexto, a redução de desperdícios, tanto humanos como materiais, constituem um dos objetivos das empresas deste setor, visto que permite rentabilizar a capacidade de operação. A filosofia Lean, cujas ferramentas incluem processos contínuos de análise, tem como objetivo a redução destes desperdícios, com vista a melhorar a qualidade e a diminuir o tempo e o custo de produção. A presente dissertação teve como base um estudo realizado na empresa Fertagus, que se dedica ao transporte ferroviário da travessia do rio Tejo. O estudo decorreu no departamento de manutenção, que é um setor crucial da empresa e teve como objetivo identificar eventuais problemas dos processos existentes neste departamento e encontrar soluções para os mesmos com vista a aumentar a rentabilidade da manutenção. Foram identificados alguns problemas e situações passíveis de melhoria relacionados com a gestão e organização da manutenção. Para a resolução desses problemas foram utilizadas algumas ferramentas da filosofia Lean. Entre as propostas de melhoria destacam-se a padronização dos processos, a gestão do layout e a melhoria das condições físicas durante as operações de manutenção preventiva. A aplicação integral de todas as propostas sugeridas poderá permitir à empresa aumentar a eficiência e eficácia dos processos, assim como os níveis de satisfação dos funcionários, a sua disciplina, motivação e o seu comprometimento com os objetivos da empresa. |
id |
RCAP_230dcf94b8b3acb6c78c5adc5fa2ce7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/76568 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aplicação da Filosofia Lean no Serviço de Manutenção de uma Empresa de Transportes PúblicosManutençãomelhoria contínuaLeandesperdíciomanutenção LeanDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia MecânicaFace à realidade económica atual, uma manutenção eficiente deve ser considerada uma mais valia e constituir uma vantagem competitiva em relação às empresas concorrentes. No mercado de transportes onde existe uma concorrência significativa, é essencial que as empresas atinjam elevados níveis de eficiência e eficácia e ao mesmo tempo que consigam aumentar a satisfação dos clientes, de forma a não perderem a sua quota de mercado. Assim sendo, e tendo em vista um crescimento estável, as empresas não podem abdicar dos processos de melhoria contínua, apoiados em novas abordagens e metodologias científicas. Neste contexto, a redução de desperdícios, tanto humanos como materiais, constituem um dos objetivos das empresas deste setor, visto que permite rentabilizar a capacidade de operação. A filosofia Lean, cujas ferramentas incluem processos contínuos de análise, tem como objetivo a redução destes desperdícios, com vista a melhorar a qualidade e a diminuir o tempo e o custo de produção. A presente dissertação teve como base um estudo realizado na empresa Fertagus, que se dedica ao transporte ferroviário da travessia do rio Tejo. O estudo decorreu no departamento de manutenção, que é um setor crucial da empresa e teve como objetivo identificar eventuais problemas dos processos existentes neste departamento e encontrar soluções para os mesmos com vista a aumentar a rentabilidade da manutenção. Foram identificados alguns problemas e situações passíveis de melhoria relacionados com a gestão e organização da manutenção. Para a resolução desses problemas foram utilizadas algumas ferramentas da filosofia Lean. Entre as propostas de melhoria destacam-se a padronização dos processos, a gestão do layout e a melhoria das condições físicas durante as operações de manutenção preventiva. A aplicação integral de todas as propostas sugeridas poderá permitir à empresa aumentar a eficiência e eficácia dos processos, assim como os níveis de satisfação dos funcionários, a sua disciplina, motivação e o seu comprometimento com os objetivos da empresa.Navas, HelenaRUNMourato, João Francisco Seabra de Almeida2019-07-26T10:29:36Z2019-0520192019-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/76568porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:34:52Zoai:run.unl.pt:10362/76568Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:35:40.891746Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicação da Filosofia Lean no Serviço de Manutenção de uma Empresa de Transportes Públicos |
title |
Aplicação da Filosofia Lean no Serviço de Manutenção de uma Empresa de Transportes Públicos |
spellingShingle |
Aplicação da Filosofia Lean no Serviço de Manutenção de uma Empresa de Transportes Públicos Mourato, João Francisco Seabra de Almeida Manutenção melhoria contínua Lean desperdício manutenção Lean Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica |
title_short |
Aplicação da Filosofia Lean no Serviço de Manutenção de uma Empresa de Transportes Públicos |
title_full |
Aplicação da Filosofia Lean no Serviço de Manutenção de uma Empresa de Transportes Públicos |
title_fullStr |
Aplicação da Filosofia Lean no Serviço de Manutenção de uma Empresa de Transportes Públicos |
title_full_unstemmed |
Aplicação da Filosofia Lean no Serviço de Manutenção de uma Empresa de Transportes Públicos |
title_sort |
Aplicação da Filosofia Lean no Serviço de Manutenção de uma Empresa de Transportes Públicos |
author |
Mourato, João Francisco Seabra de Almeida |
author_facet |
Mourato, João Francisco Seabra de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Navas, Helena RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mourato, João Francisco Seabra de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Manutenção melhoria contínua Lean desperdício manutenção Lean Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica |
topic |
Manutenção melhoria contínua Lean desperdício manutenção Lean Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica |
description |
Face à realidade económica atual, uma manutenção eficiente deve ser considerada uma mais valia e constituir uma vantagem competitiva em relação às empresas concorrentes. No mercado de transportes onde existe uma concorrência significativa, é essencial que as empresas atinjam elevados níveis de eficiência e eficácia e ao mesmo tempo que consigam aumentar a satisfação dos clientes, de forma a não perderem a sua quota de mercado. Assim sendo, e tendo em vista um crescimento estável, as empresas não podem abdicar dos processos de melhoria contínua, apoiados em novas abordagens e metodologias científicas. Neste contexto, a redução de desperdícios, tanto humanos como materiais, constituem um dos objetivos das empresas deste setor, visto que permite rentabilizar a capacidade de operação. A filosofia Lean, cujas ferramentas incluem processos contínuos de análise, tem como objetivo a redução destes desperdícios, com vista a melhorar a qualidade e a diminuir o tempo e o custo de produção. A presente dissertação teve como base um estudo realizado na empresa Fertagus, que se dedica ao transporte ferroviário da travessia do rio Tejo. O estudo decorreu no departamento de manutenção, que é um setor crucial da empresa e teve como objetivo identificar eventuais problemas dos processos existentes neste departamento e encontrar soluções para os mesmos com vista a aumentar a rentabilidade da manutenção. Foram identificados alguns problemas e situações passíveis de melhoria relacionados com a gestão e organização da manutenção. Para a resolução desses problemas foram utilizadas algumas ferramentas da filosofia Lean. Entre as propostas de melhoria destacam-se a padronização dos processos, a gestão do layout e a melhoria das condições físicas durante as operações de manutenção preventiva. A aplicação integral de todas as propostas sugeridas poderá permitir à empresa aumentar a eficiência e eficácia dos processos, assim como os níveis de satisfação dos funcionários, a sua disciplina, motivação e o seu comprometimento com os objetivos da empresa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-26T10:29:36Z 2019-05 2019 2019-05-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/76568 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/76568 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137977623904256 |