Aplicação da Filosofia Lean no Serviço de Manutenção de uma Empresa de Transportes Públicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mourato, João Francisco Seabra de Almeida
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/76568
Resumo: Face à realidade económica atual, uma manutenção eficiente deve ser considerada uma mais valia e constituir uma vantagem competitiva em relação às empresas concorrentes. No mercado de transportes onde existe uma concorrência significativa, é essencial que as empresas atinjam elevados níveis de eficiência e eficácia e ao mesmo tempo que consigam aumentar a satisfação dos clientes, de forma a não perderem a sua quota de mercado. Assim sendo, e tendo em vista um crescimento estável, as empresas não podem abdicar dos processos de melhoria contínua, apoiados em novas abordagens e metodologias científicas. Neste contexto, a redução de desperdícios, tanto humanos como materiais, constituem um dos objetivos das empresas deste setor, visto que permite rentabilizar a capacidade de operação. A filosofia Lean, cujas ferramentas incluem processos contínuos de análise, tem como objetivo a redução destes desperdícios, com vista a melhorar a qualidade e a diminuir o tempo e o custo de produção. A presente dissertação teve como base um estudo realizado na empresa Fertagus, que se dedica ao transporte ferroviário da travessia do rio Tejo. O estudo decorreu no departamento de manutenção, que é um setor crucial da empresa e teve como objetivo identificar eventuais problemas dos processos existentes neste departamento e encontrar soluções para os mesmos com vista a aumentar a rentabilidade da manutenção. Foram identificados alguns problemas e situações passíveis de melhoria relacionados com a gestão e organização da manutenção. Para a resolução desses problemas foram utilizadas algumas ferramentas da filosofia Lean. Entre as propostas de melhoria destacam-se a padronização dos processos, a gestão do layout e a melhoria das condições físicas durante as operações de manutenção preventiva. A aplicação integral de todas as propostas sugeridas poderá permitir à empresa aumentar a eficiência e eficácia dos processos, assim como os níveis de satisfação dos funcionários, a sua disciplina, motivação e o seu comprometimento com os objetivos da empresa.
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