Calibração Experimental de um Modelo Numérico da Ponte Ferroviária de São Lázaro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queirós, Sandra Cristina Barbosa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/12769
Resumo: A presente dissertação tem como principal objetivo a calibração experimental de um modelo numérico de uma ponte ferroviária metálica. O trabalho envolveu a realização de uma análise experimental do comportamento dinâmico da ponte, mediante a condução de um ensaio de campo, a modelação numérica da estrutura, e sua subsequente calibração. O objeto de estudo foi a ponte de São Lazaro, localizada na linha do Tâmega, atualmente desativada, e que estabelecia a ligação entre as estações da Livração e de Arco de Baúlhe. Trata-se de uma ponte metálica treliçada, de vão único com uma extensão total de 40,61 metros. Para tal, foi inicialmente desenvolvido um modelo de elementos finitos com recurso ao programa Robot Structural Analysis, tendo por base um levantamento geométrico especificamente realizado para o efeito. Após o desenvolvimento do modelo foi realizado um ensaio dinâmico com o objetivo de identificar as frequências naturais, os modos de vibração e os coeficientes de amortecimento da estrutura. Neste ensaio foram utilizados acelerómetros piezoelétricos para medição das acelerações experimentadas pela estrutura face às ações ambientais. Com os resultados obtidos no ensaio foi possível proceder à calibração manual do modelo através de um processo de otimização iterativo, no qual se procurou minimizar os desvios dos parâmetros modais numéricos e experimentais, de forma a traduzir adequadamente o comportamento real da ponte. Os parâmetros que revelaram ser mais importantes nas respostas modais foram o modulo de elasticidade do aço e a rigidez transversal e longitudinal dos aparelhos de apoio. Com o intuito de obter um adequado emparelhamento entre os modos de vibração estimados numericamente e medidos experimentalmente, foi adotado um critério energético de garantia modal (MAC), com recurso a uma rotina desenvolvida em MatLab. O modelo calibrado apresentou um erro médio das frequências na ordem de 5.15% e um MAC médio próximo de 89,90%, permitindo uma melhoria significativa fase ao modelo numérico inicialmente desenvolvido.
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Para tal, foi inicialmente desenvolvido um modelo de elementos finitos com recurso ao programa Robot Structural Analysis, tendo por base um levantamento geométrico especificamente realizado para o efeito. Após o desenvolvimento do modelo foi realizado um ensaio dinâmico com o objetivo de identificar as frequências naturais, os modos de vibração e os coeficientes de amortecimento da estrutura. Neste ensaio foram utilizados acelerómetros piezoelétricos para medição das acelerações experimentadas pela estrutura face às ações ambientais. Com os resultados obtidos no ensaio foi possível proceder à calibração manual do modelo através de um processo de otimização iterativo, no qual se procurou minimizar os desvios dos parâmetros modais numéricos e experimentais, de forma a traduzir adequadamente o comportamento real da ponte. Os parâmetros que revelaram ser mais importantes nas respostas modais foram o modulo de elasticidade do aço e a rigidez transversal e longitudinal dos aparelhos de apoio. Com o intuito de obter um adequado emparelhamento entre os modos de vibração estimados numericamente e medidos experimentalmente, foi adotado um critério energético de garantia modal (MAC), com recurso a uma rotina desenvolvida em MatLab. O modelo calibrado apresentou um erro médio das frequências na ordem de 5.15% e um MAC médio próximo de 89,90%, permitindo uma melhoria significativa fase ao modelo numérico inicialmente desenvolvido.The main objective of this dissertation is to experimental calibration of a numerical model of a metallic railway bridge. The work involved the performance of experimental analysis of the dynamic behavior of the bridge, through the conduction of a field test, numerical modeling of the structure, and its subsequent calibration. The case study is the São Lazaro bridge, located ont he Tâmega line, currently closed and established the connection between the Livração and Arco de Baúlhe stations. It is a single-span lattice bridge with a total length of 40.61 meters. For that, a finite element model was initially developed using the Robot Structural Analysis program, based on the geometric specifically carried out for this purpose. After the development of the model, dynamic tests were carried out in order to identify the natural frequencies, the vibration modes and the damping coefficients of the structure. In these tests, piezoeletric accelerometers were used to measure the accelerations experienced by the structure face to environmental actions. With the results obtained in the test it was possible to proceed with the manual calibration of the model, through an iterative optimization process, in which the deviations of the results were evaluated numerical modal parameters from the experimental ones were minimized, so that adequeately translate the actual behavior of the bridge in study. The parameters that proved to be the most importante in the modal responses were module of elasticity of the steel and the transversal and longitudinal stiffness of the support devices. In order to obtain an adequate pairing between numerically estimated and experimentally measured vibration modes, a modal assurance energy criterion (MAC) was adopted, using a routine developed in MatLab. The calibration model shows na average error of the frequencies in the order of 5.15% and na average MAC of 89,90%, allowed a signicant phase to the numerical model initially developed.Ribeiro, Diogo Rodrigo FerreiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoQueirós, Sandra Cristina Barbosa2019-01-28T14:42:27Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12769TID:201768321porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:54:44Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12769Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:33:03.440051Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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description A presente dissertação tem como principal objetivo a calibração experimental de um modelo numérico de uma ponte ferroviária metálica. O trabalho envolveu a realização de uma análise experimental do comportamento dinâmico da ponte, mediante a condução de um ensaio de campo, a modelação numérica da estrutura, e sua subsequente calibração. O objeto de estudo foi a ponte de São Lazaro, localizada na linha do Tâmega, atualmente desativada, e que estabelecia a ligação entre as estações da Livração e de Arco de Baúlhe. Trata-se de uma ponte metálica treliçada, de vão único com uma extensão total de 40,61 metros. Para tal, foi inicialmente desenvolvido um modelo de elementos finitos com recurso ao programa Robot Structural Analysis, tendo por base um levantamento geométrico especificamente realizado para o efeito. Após o desenvolvimento do modelo foi realizado um ensaio dinâmico com o objetivo de identificar as frequências naturais, os modos de vibração e os coeficientes de amortecimento da estrutura. Neste ensaio foram utilizados acelerómetros piezoelétricos para medição das acelerações experimentadas pela estrutura face às ações ambientais. Com os resultados obtidos no ensaio foi possível proceder à calibração manual do modelo através de um processo de otimização iterativo, no qual se procurou minimizar os desvios dos parâmetros modais numéricos e experimentais, de forma a traduzir adequadamente o comportamento real da ponte. Os parâmetros que revelaram ser mais importantes nas respostas modais foram o modulo de elasticidade do aço e a rigidez transversal e longitudinal dos aparelhos de apoio. Com o intuito de obter um adequado emparelhamento entre os modos de vibração estimados numericamente e medidos experimentalmente, foi adotado um critério energético de garantia modal (MAC), com recurso a uma rotina desenvolvida em MatLab. O modelo calibrado apresentou um erro médio das frequências na ordem de 5.15% e um MAC médio próximo de 89,90%, permitindo uma melhoria significativa fase ao modelo numérico inicialmente desenvolvido.
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