Calibração Experimental de um Modelo Numérico da Ponte Ferroviária da Baia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/11587 |
Resumo: | O presente estudo incidiu sobre a ponte ferroviária da Baia, pertencente à linha do Tâmega, tendo sido realizada a modelação numérica da estrutura, um ensaio dinâmico de vibração ambiental para a identificação das suas propriedades dinâmicas e, com base nos resultados do ensaio, a calibração manual do modelo numérico. A modelação numérica tridimensional da ponte foi concretizada recorrendo ao programa comercial de elementos finitos Autodesk Robot Structural Analysis. A sua elaboração teve a necessidade de recorrer às informações de um levantamento geométrico, realizado em colaboração com entidades externas, uma vez que não foram fornecidos os projetos originais da ponte. O ensaio de vibração ambiental teve como objetivo a identificação dos parâmetros modais da ponte, em particular as frequências de vibração, as configurações modais e os coeficientes de amortecimento. O ensaio foi realizado ao longo de 2 dias e envolveu a preparação de uma logística significativa em termos de equipamentos, materiais e meios necessários para a sua concretização. O pré-processamento dos sinais medidos foi realizada através de uma rotina MATLAB, e o processamento das séries temporais obtidas no ensaio foi realizado recorrendo ao programa ARTeMIS aplicando a versão melhorada do método da decomposição no domínio da frequência (EFDD). Os parâmetros modais obtidos por via experimental, em particular as frequências naturais de vibração e as configurações modais, serviram de base para a calibração manual do modelo numérico, conseguida através da variação dos valores de alguns parâmetros numéricos, tais como o módulo de elasticidade do aço, as condições de apoio e a massa dos elementos não-estruturais. O parâmetro MAC serviu de base ao emparelhamento dos modos de vibração experimentais e numéricos. |
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Calibração Experimental de um Modelo Numérico da Ponte Ferroviária da BaiaPontes metálicas ferroviáriasModelação numéricaEnsaio de vibração ambientalIdentificação dinâmica de estruturasMétodo EFDDCalibração manualMetallic railway bridgesNumerical modellingAmbient vibration test,Dynamic structure identificationEFDD methodManual calibrationEstruturasO presente estudo incidiu sobre a ponte ferroviária da Baia, pertencente à linha do Tâmega, tendo sido realizada a modelação numérica da estrutura, um ensaio dinâmico de vibração ambiental para a identificação das suas propriedades dinâmicas e, com base nos resultados do ensaio, a calibração manual do modelo numérico. A modelação numérica tridimensional da ponte foi concretizada recorrendo ao programa comercial de elementos finitos Autodesk Robot Structural Analysis. A sua elaboração teve a necessidade de recorrer às informações de um levantamento geométrico, realizado em colaboração com entidades externas, uma vez que não foram fornecidos os projetos originais da ponte. O ensaio de vibração ambiental teve como objetivo a identificação dos parâmetros modais da ponte, em particular as frequências de vibração, as configurações modais e os coeficientes de amortecimento. O ensaio foi realizado ao longo de 2 dias e envolveu a preparação de uma logística significativa em termos de equipamentos, materiais e meios necessários para a sua concretização. O pré-processamento dos sinais medidos foi realizada através de uma rotina MATLAB, e o processamento das séries temporais obtidas no ensaio foi realizado recorrendo ao programa ARTeMIS aplicando a versão melhorada do método da decomposição no domínio da frequência (EFDD). Os parâmetros modais obtidos por via experimental, em particular as frequências naturais de vibração e as configurações modais, serviram de base para a calibração manual do modelo numérico, conseguida através da variação dos valores de alguns parâmetros numéricos, tais como o módulo de elasticidade do aço, as condições de apoio e a massa dos elementos não-estruturais. O parâmetro MAC serviu de base ao emparelhamento dos modos de vibração experimentais e numéricos.The present study focused on the Baia railway bridge belonging to the Tâmega line, with the numerical modelling of the structure, a dynamic ambient vibration test for the identification of its dynamic properties and, based on the results of the test, the calibration manual of the numerical model. The three-dimensional numerical modelling of the bridge was accomplished using the finite elemento commercial program Autodesk Robot Structural Analysis. Its elaboration had to resort to the information of a geometric survey, carried out in collaboration with external entities, since the original designs of the bridge were not provided. The aim of the ambient vibration test was to identify the modal parameters of the bridge, the vibration frequencies, the modal configurations and the damping coefficients. The test was carried out over 2 days and involved the preparation of a significant logistics in terms of the equipment, materials and means necessary for its accomplishment. The pre-processing of the measured signals was performed through a MATLAB routine, and the processing of the time series obtained in the test was performed using the ARTeMIS program applying the improved version of the frequency domain decomposition method (EFDD). The experimental modal parameters, in particular the natural vibration frequencies and the modal configurations, served as the basis for the manual calibration of the numerical model, obtained by varying the values of some numerical parameters, such as the modulus of elasticity of the steel, the conditions of support and the mass of non-structural elements. The MAC parameter served as the basis for pairing of experimental and numerical vibration modes.Ribeiro, Diogo Rodrigo FerreiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, Cláudia Santos2018-05-11T10:35:12Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11587TID:201766892porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:38Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11587Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:56.938494Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente estudo incidiu sobre a ponte ferroviária da Baia, pertencente à linha do Tâmega, tendo sido realizada a modelação numérica da estrutura, um ensaio dinâmico de vibração ambiental para a identificação das suas propriedades dinâmicas e, com base nos resultados do ensaio, a calibração manual do modelo numérico. A modelação numérica tridimensional da ponte foi concretizada recorrendo ao programa comercial de elementos finitos Autodesk Robot Structural Analysis. A sua elaboração teve a necessidade de recorrer às informações de um levantamento geométrico, realizado em colaboração com entidades externas, uma vez que não foram fornecidos os projetos originais da ponte. O ensaio de vibração ambiental teve como objetivo a identificação dos parâmetros modais da ponte, em particular as frequências de vibração, as configurações modais e os coeficientes de amortecimento. O ensaio foi realizado ao longo de 2 dias e envolveu a preparação de uma logística significativa em termos de equipamentos, materiais e meios necessários para a sua concretização. O pré-processamento dos sinais medidos foi realizada através de uma rotina MATLAB, e o processamento das séries temporais obtidas no ensaio foi realizado recorrendo ao programa ARTeMIS aplicando a versão melhorada do método da decomposição no domínio da frequência (EFDD). Os parâmetros modais obtidos por via experimental, em particular as frequências naturais de vibração e as configurações modais, serviram de base para a calibração manual do modelo numérico, conseguida através da variação dos valores de alguns parâmetros numéricos, tais como o módulo de elasticidade do aço, as condições de apoio e a massa dos elementos não-estruturais. O parâmetro MAC serviu de base ao emparelhamento dos modos de vibração experimentais e numéricos. |
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