Projecto “Educação em biologia, educação para a saúde e educação ambiental para uma melhor cidadania” : análise de manuais escolares e concepções de professores de 19 países (europeus, africanos e do próximo oriente)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Graça Simões de
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Clément, Pierre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/7775
Resumo: O projecto europeu de investigação “Biology, Health and Environmental education for better citizenship” (Biohead-Citizen) tem como objectivo compreender como o ensino da Biologia, da Educação para a Saúde e da Educação Ambiental podem promover uma melhor cidadania, através da análise de eventuais diferenças entre 19 países (13 europeus e 6 não europeus), associando-os a parâmetros controlados. Foram definidos seis temas para análise: “Cérebro Humano”, “Genética Humana”, “Evolução e Origem Humana”, “Reprodução Humana e Educação Sexual”, “Educação para a Saúde” e “Ecologia e Educação Ambiental”. Neste artigo descrevemos a construção e validação dos instrumentos de recolha de dados que foram aplicados nos 19 países envolvidos no projecto: grelhas de análise para aplicação em manuais escolares do ensino primário e secundário (5/6 a 17/18 anos de idade); e o questionário para preenchimento por professores e futuros professores do ensino primário e secundário (estes de Biologia e de Língua Nacional). Apresentamos parte dos primeiros resultados sobre o tema “Evolução” para exemplificar a análise desenvolvida nos manuais escolares dos diversos países e nas concepções dos respondentes ao questionário, dos mesmos países. Mostramos as potencialidades que a análise estatística fornece para a correlação das concepções dos respondentes com parâmetros controlados como o país, a religião e a formação académica. Os desafios emergentes das interacções entre os conhecimentos científicos, os valores e os contextos sócio-culturais são discutidos.
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