Estilos Educativos Parentais: percep??es de m?es e filhos em idade escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eug?nio, Mariana Ribeiro Riais
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Farate, Carlos (Orientador), Sim?es, S?nia (Coorientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/807
Resumo: Introdu??o: Os estilos educativos parentais compreendem as interac??es entre os pais e a crian?a. Estas interac??es traduzem a atitude dos pais em rela??o aos seus filhos em ?reas como o apoio, controlo, modela??o e pedagogia c?vica (regras, normas de condutas). Desta forma, a qualidade do estilo educativo parental ? fundamental para o desenvolvimento harmonioso da crian?a. Objectivo: O objectivo deste estudo foi comparar as percep??es das m?es e filhos em idade escolar relativamente aos estilos educativos parentais. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, cuja amostra ? composta por 93 crian?as em idade escolar (6-10 anos) e as respectivas m?es, que responderam aos seguintes instrumentos: Question?rio s?cio-demogr?fico; EMBU-C e EMBU-P. As crian?as frequentavam quatro escolas do 1? Ciclo do Ensino B?sico do Concelho de Coimbra. Resultados: Os resultados revelam uma concord?ncia das percep??es de m?es e filhos relativamente ? dimens?o tentativa de controlo, avaliadas pelo EMBU-C e EMBU-P (? = .220; p < 0.05) e diverg?ncia de percep??es entre m?es e filhos nas dimens?es afectivas avaliadas pelos mesmos instrumentos (suporte emocional e rejei??o). Foram tamb?m observadas diferen?as significativas na percep??o da crian?a sobre os estilos educativos da m?e e do pai, tendo sido percepcionado um maior suporte emocional (Z = 2.544; p = .011) e uma maior tentativa de controlo (Z = -5.526; p = .000) por parte da m?e comparativamente ao pai. Conclus?o: Este estudo sugere que a tentativa de controlo se trata da ?nica dimens?o em que existe conformidade entre a percep??o da m?e e da crian?a. Esta constata??o poder? dever-se ao facto desta dimens?o ter um car?cter mais instrumental e menos subjectivo em compara??o ?s dimens?es afectivas (suporte emocional e rejei??o). / Introduction: Parenting rearing styles include educational interactions between parents and child. These interactions reflect the attitude of parents towards their children in areas such as support, monitoring, modeling and civic education (rules, standards of conduct). Thus, the quality of parental rearing style is essential for the harmonious development of the child. Objective: The purpose of this study was to compare the perceptions of mothers and of school aged children in relation to parental rearing style. Methods: This is a cross-sectional study, whose sample consists of 93 school-age children (6-10 years) and their mothers, who answered the following: sociodemographic questionnaire; EMBU-C and EMBU-P. The children attended four schools of the 1st Cycle of Basic Education in the Municipality of Coimbra. Results: The results show a concordance of perceptions of mothers and children relative to the s attempt to control dimension evaluated by the EMBU-C and EMBU-P (? =. 220, p < 0.05) and differences in perceptions between mothers and children in emotional dimensions assessed by the same instruments (emotional support and rejection). There were also significant differences in the child's perception of parental rearing style of the mother and father, having been perceived a greater emotional support (Z = 2544, p =. 011) and a greater attempt to control (Z = - 5,526, p = .000) by the mother compared to father. Conclusion: This study suggests that the attempt to control is the only dimension where there is conformity between the perception of the mother and child. This finding may be due to the fact, that this dimension has a more instrumental character and less subjective compared to affective dimensions (emotional support and rejection).
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