ARTE E EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM DA CULTURA DA CIDADE DE EMBU DAS ARTES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza Bispo, Nilton
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: dos Santos Motta, Maria do Carmo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/188
Resumo: O presente artigo Arte e Educação: Uma abordagem da cultura da cidade de Embu das Artes para a formação de professores no curso de pedagogia tem como objetivo Articular a cultura local como suporte de formação para o curso de pedagogia e a formação de professores. Dentro dessa perspectiva, a formação inicial dos professores no curso de pedagogia possui um papel relevante, uma vez que prepara os futuros profissionais para refletirem e trabalharem com a diversidade cultural no contexto escolar. Acredita-se assim abrir espaços que permitam a transformação da escola em um local em que as diferentes identidades são respeitadas e valorizadas, consideradas fatores enriquecedores da cidadania. O curso de pedagogia da Faculdade Polis das Artes compreende que a cultura local, constitui-se como um lócus privilegiado, não só para refletir e discutir sobre a identidade de crianças, adolescentes, jovens e adultos, mas também como compreensão do multiculturalismo presente na Cidade de Embu das Artes, sendo assim, um elemento importante na formação dos futuros professores.
id RCAP_7ce1332d97d7d8174e90e01592431533
oai_identifier_str oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/188
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling ARTE E EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM DA CULTURA DA CIDADE DE EMBU DAS ARTES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIAArt and education: an approach to the culture of the city of Embu das Artes for teacher training in the course of pedagogyEducaçãoCulturaFormação de professoresEmbu das ArtesEducationCultureTeacher trainingEmbu das ArtesO presente artigo Arte e Educação: Uma abordagem da cultura da cidade de Embu das Artes para a formação de professores no curso de pedagogia tem como objetivo Articular a cultura local como suporte de formação para o curso de pedagogia e a formação de professores. Dentro dessa perspectiva, a formação inicial dos professores no curso de pedagogia possui um papel relevante, uma vez que prepara os futuros profissionais para refletirem e trabalharem com a diversidade cultural no contexto escolar. Acredita-se assim abrir espaços que permitam a transformação da escola em um local em que as diferentes identidades são respeitadas e valorizadas, consideradas fatores enriquecedores da cidadania. O curso de pedagogia da Faculdade Polis das Artes compreende que a cultura local, constitui-se como um lócus privilegiado, não só para refletir e discutir sobre a identidade de crianças, adolescentes, jovens e adultos, mas também como compreensão do multiculturalismo presente na Cidade de Embu das Artes, sendo assim, um elemento importante na formação dos futuros professores.This article Art and Education: An approach to the culture of the city of Embu das Artes for teacher training in the pedagogy course aims to articulate the local culture as training support for the course in pedagogy and teacher training. Within this perspective, the initial training of teachers in pedagogy course has an important role as it prepares future professionals to reflect and work with cultural diversity in the school context. It is believed thus open spaces that allow the school's transformation into a place where the different identities are respected and valued, considered enriching factors of citizenship. The pedagogy course of Polis Faculty of Arts comprises the local culture, is constituted as a privileged place, not only to reflect and discuss the identity of children, adolescents, youth and adults, but also as understanding of this multiculturalism in the city Embu das Artes, therefore, an important element in the training of future teachers.MUNDIS2016-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/188oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/188ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos ; Vol. 7 N.º 2 (2016): 25.ª Edição | ERAS; 62-761647-35582184-2116reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/188https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/188/190Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Souza Bispo, Niltondos Santos Motta, Maria do Carmo2022-09-05T13:57:49Zoai:ojs2.eras.mundis.pt:article/188Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:10:52.296932Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv ARTE E EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM DA CULTURA DA CIDADE DE EMBU DAS ARTES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA
Art and education: an approach to the culture of the city of Embu das Artes for teacher training in the course of pedagogy
title ARTE E EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM DA CULTURA DA CIDADE DE EMBU DAS ARTES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA
spellingShingle ARTE E EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM DA CULTURA DA CIDADE DE EMBU DAS ARTES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA
de Souza Bispo, Nilton
Educação
Cultura
Formação de professores
Embu das Artes
Education
Culture
Teacher training
Embu das Artes
title_short ARTE E EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM DA CULTURA DA CIDADE DE EMBU DAS ARTES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA
title_full ARTE E EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM DA CULTURA DA CIDADE DE EMBU DAS ARTES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA
title_fullStr ARTE E EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM DA CULTURA DA CIDADE DE EMBU DAS ARTES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA
title_full_unstemmed ARTE E EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM DA CULTURA DA CIDADE DE EMBU DAS ARTES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA
title_sort ARTE E EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM DA CULTURA DA CIDADE DE EMBU DAS ARTES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA
author de Souza Bispo, Nilton
author_facet de Souza Bispo, Nilton
dos Santos Motta, Maria do Carmo
author_role author
author2 dos Santos Motta, Maria do Carmo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza Bispo, Nilton
dos Santos Motta, Maria do Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Cultura
Formação de professores
Embu das Artes
Education
Culture
Teacher training
Embu das Artes
topic Educação
Cultura
Formação de professores
Embu das Artes
Education
Culture
Teacher training
Embu das Artes
description O presente artigo Arte e Educação: Uma abordagem da cultura da cidade de Embu das Artes para a formação de professores no curso de pedagogia tem como objetivo Articular a cultura local como suporte de formação para o curso de pedagogia e a formação de professores. Dentro dessa perspectiva, a formação inicial dos professores no curso de pedagogia possui um papel relevante, uma vez que prepara os futuros profissionais para refletirem e trabalharem com a diversidade cultural no contexto escolar. Acredita-se assim abrir espaços que permitam a transformação da escola em um local em que as diferentes identidades são respeitadas e valorizadas, consideradas fatores enriquecedores da cidadania. O curso de pedagogia da Faculdade Polis das Artes compreende que a cultura local, constitui-se como um lócus privilegiado, não só para refletir e discutir sobre a identidade de crianças, adolescentes, jovens e adultos, mas também como compreensão do multiculturalismo presente na Cidade de Embu das Artes, sendo assim, um elemento importante na formação dos futuros professores.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-30T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/188
oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/188
url https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/188
identifier_str_mv oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/188
https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/188/190
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv MUNDIS
publisher.none.fl_str_mv MUNDIS
dc.source.none.fl_str_mv ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos ; Vol. 7 N.º 2 (2016): 25.ª Edição | ERAS; 62-76
1647-3558
2184-2116
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129978680377344