ARTE E EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM DA CULTURA DA CIDADE DE EMBU DAS ARTES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/188 |
Resumo: | O presente artigo Arte e Educação: Uma abordagem da cultura da cidade de Embu das Artes para a formação de professores no curso de pedagogia tem como objetivo Articular a cultura local como suporte de formação para o curso de pedagogia e a formação de professores. Dentro dessa perspectiva, a formação inicial dos professores no curso de pedagogia possui um papel relevante, uma vez que prepara os futuros profissionais para refletirem e trabalharem com a diversidade cultural no contexto escolar. Acredita-se assim abrir espaços que permitam a transformação da escola em um local em que as diferentes identidades são respeitadas e valorizadas, consideradas fatores enriquecedores da cidadania. O curso de pedagogia da Faculdade Polis das Artes compreende que a cultura local, constitui-se como um lócus privilegiado, não só para refletir e discutir sobre a identidade de crianças, adolescentes, jovens e adultos, mas também como compreensão do multiculturalismo presente na Cidade de Embu das Artes, sendo assim, um elemento importante na formação dos futuros professores. |
id |
RCAP_7ce1332d97d7d8174e90e01592431533 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/188 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
ARTE E EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM DA CULTURA DA CIDADE DE EMBU DAS ARTES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIAArt and education: an approach to the culture of the city of Embu das Artes for teacher training in the course of pedagogyEducaçãoCulturaFormação de professoresEmbu das ArtesEducationCultureTeacher trainingEmbu das ArtesO presente artigo Arte e Educação: Uma abordagem da cultura da cidade de Embu das Artes para a formação de professores no curso de pedagogia tem como objetivo Articular a cultura local como suporte de formação para o curso de pedagogia e a formação de professores. Dentro dessa perspectiva, a formação inicial dos professores no curso de pedagogia possui um papel relevante, uma vez que prepara os futuros profissionais para refletirem e trabalharem com a diversidade cultural no contexto escolar. Acredita-se assim abrir espaços que permitam a transformação da escola em um local em que as diferentes identidades são respeitadas e valorizadas, consideradas fatores enriquecedores da cidadania. O curso de pedagogia da Faculdade Polis das Artes compreende que a cultura local, constitui-se como um lócus privilegiado, não só para refletir e discutir sobre a identidade de crianças, adolescentes, jovens e adultos, mas também como compreensão do multiculturalismo presente na Cidade de Embu das Artes, sendo assim, um elemento importante na formação dos futuros professores.This article Art and Education: An approach to the culture of the city of Embu das Artes for teacher training in the pedagogy course aims to articulate the local culture as training support for the course in pedagogy and teacher training. Within this perspective, the initial training of teachers in pedagogy course has an important role as it prepares future professionals to reflect and work with cultural diversity in the school context. It is believed thus open spaces that allow the school's transformation into a place where the different identities are respected and valued, considered enriching factors of citizenship. The pedagogy course of Polis Faculty of Arts comprises the local culture, is constituted as a privileged place, not only to reflect and discuss the identity of children, adolescents, youth and adults, but also as understanding of this multiculturalism in the city Embu das Artes, therefore, an important element in the training of future teachers.MUNDIS2016-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/188oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/188ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos ; Vol. 7 N.º 2 (2016): 25.ª Edição | ERAS; 62-761647-35582184-2116reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/188https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/188/190Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticosinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Souza Bispo, Niltondos Santos Motta, Maria do Carmo2022-09-05T13:57:49Zoai:ojs2.eras.mundis.pt:article/188Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:10:52.296932Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
ARTE E EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM DA CULTURA DA CIDADE DE EMBU DAS ARTES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA Art and education: an approach to the culture of the city of Embu das Artes for teacher training in the course of pedagogy |
title |
ARTE E EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM DA CULTURA DA CIDADE DE EMBU DAS ARTES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA |
spellingShingle |
ARTE E EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM DA CULTURA DA CIDADE DE EMBU DAS ARTES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA de Souza Bispo, Nilton Educação Cultura Formação de professores Embu das Artes Education Culture Teacher training Embu das Artes |
title_short |
ARTE E EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM DA CULTURA DA CIDADE DE EMBU DAS ARTES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA |
title_full |
ARTE E EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM DA CULTURA DA CIDADE DE EMBU DAS ARTES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA |
title_fullStr |
ARTE E EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM DA CULTURA DA CIDADE DE EMBU DAS ARTES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA |
title_full_unstemmed |
ARTE E EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM DA CULTURA DA CIDADE DE EMBU DAS ARTES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA |
title_sort |
ARTE E EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM DA CULTURA DA CIDADE DE EMBU DAS ARTES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE PEDAGOGIA |
author |
de Souza Bispo, Nilton |
author_facet |
de Souza Bispo, Nilton dos Santos Motta, Maria do Carmo |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos Motta, Maria do Carmo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza Bispo, Nilton dos Santos Motta, Maria do Carmo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Cultura Formação de professores Embu das Artes Education Culture Teacher training Embu das Artes |
topic |
Educação Cultura Formação de professores Embu das Artes Education Culture Teacher training Embu das Artes |
description |
O presente artigo Arte e Educação: Uma abordagem da cultura da cidade de Embu das Artes para a formação de professores no curso de pedagogia tem como objetivo Articular a cultura local como suporte de formação para o curso de pedagogia e a formação de professores. Dentro dessa perspectiva, a formação inicial dos professores no curso de pedagogia possui um papel relevante, uma vez que prepara os futuros profissionais para refletirem e trabalharem com a diversidade cultural no contexto escolar. Acredita-se assim abrir espaços que permitam a transformação da escola em um local em que as diferentes identidades são respeitadas e valorizadas, consideradas fatores enriquecedores da cidadania. O curso de pedagogia da Faculdade Polis das Artes compreende que a cultura local, constitui-se como um lócus privilegiado, não só para refletir e discutir sobre a identidade de crianças, adolescentes, jovens e adultos, mas também como compreensão do multiculturalismo presente na Cidade de Embu das Artes, sendo assim, um elemento importante na formação dos futuros professores. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-30T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/188 oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/188 |
url |
https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/188 |
identifier_str_mv |
oai:ojs2.eras.mundis.pt:article/188 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/188 https://eras.mundis.pt/index.php/eras/article/view/188/190 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2022 ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
MUNDIS |
publisher.none.fl_str_mv |
MUNDIS |
dc.source.none.fl_str_mv |
ERAS | Revista Europeia de Estudos Artísticos ; Vol. 7 N.º 2 (2016): 25.ª Edição | ERAS; 62-76 1647-3558 2184-2116 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129978680377344 |