Comparação do tipo de atividade física e de dispêndio energético entre alunos de diferentes sexos e contextos sociais (urbano vs. rural)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, José Filipe da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7195
Resumo: Este documento surge no âmbito das unidades curriculares de Estágio I e II inseridas no plano de estudos do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O presente relatório teve como objetivo descrever toda a experiência vivenciada ao longo do ano letivo enquanto professor estagiário, estando dividido em dois grandes capítulos. Relativamente ao capítulo I este abrange duas áreas de intervenção, sendo elas as tarefas inerentes ao processo de ensino aprendizagem e as tarefas relacionadas com a relação escola-meio, onde são retratadas todas as atividades desenvolvidas. No decorrer do ano houve uma evolução notória em todos os aspetos inerentes ao estágio, tendo para tal contribuído o fato de ser um estágio supervisionado, onde durante todo o ano a professora coorientadora ia realizando análises críticas fundamentadas, assim como também foi fundamental a troca de ideias com os meus colegas de núcleo bem como o apoio do professor orientador. Complementado este relatório, surge o segundo capítulo, sendo apresentado um estudo onde é comparado o tipo de atividade física e o dispêndio energético entre alunos de diferentes sexos e contextos sociais (meio urbano vs. meio rural) por parte de 40 alunos do 3º ciclo da Escola E.B. 2,3 Diogo Cão. Dos 40 alunos que constituem a amostra, 20 são do sexo masculino e 20 do sexo feminino, estando divididos em dois contextos sociais (meio rural e meio urbano) existindo deste modo em cada contexto 10 alunos de cada sexo. Como instrumento utilizou-se um questionário de Bouchard “Bouchard Three-Day Physical Activity Record”. Para a análise das decisões instrucionais emergentes, recorreu-se à estatística descritiva, destacando as medidas de tendência central e de dispersão, tais como a média e o desvio-padrão, valor mínimo e máximo, frequência e percentagem de ocorrências. As variáveis foram comparadas através do t-test de Student para amostras independentes (p≤0.05), sendo adicionalmente calculado também o Effect Size. Para efeitos da interpretação e análise dos resultados, foi utilizada a ANOVA e teste post hoc de Bonferroni, com um nível de significância pré-estabelecido em 0,05%. As conclusões retiradas deste estudo referem que os jovens realizam cada vez menos atividades desportivas, dando preferência a atividades sedentárias; é o sexo masculino que pratica mais atividade física relacionada com o desporto; é no meio urbano que se verifica uma maior prática desportiva; os valores do dispêndio energético são muito mais elevados no meio urbano em comparação com o meio rural, havendo mesmo diferenças significativas (p≤0.05) em relação aos três dias observados.
id RCAP_232b158026b7673ce30f80f0c4064906
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7195
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comparação do tipo de atividade física e de dispêndio energético entre alunos de diferentes sexos e contextos sociais (urbano vs. rural)Educação físicaAtividade físicaEstágios pedagógicosSexoMeio urbanoMeio ruralDispêndio energéticoEste documento surge no âmbito das unidades curriculares de Estágio I e II inseridas no plano de estudos do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O presente relatório teve como objetivo descrever toda a experiência vivenciada ao longo do ano letivo enquanto professor estagiário, estando dividido em dois grandes capítulos. Relativamente ao capítulo I este abrange duas áreas de intervenção, sendo elas as tarefas inerentes ao processo de ensino aprendizagem e as tarefas relacionadas com a relação escola-meio, onde são retratadas todas as atividades desenvolvidas. No decorrer do ano houve uma evolução notória em todos os aspetos inerentes ao estágio, tendo para tal contribuído o fato de ser um estágio supervisionado, onde durante todo o ano a professora coorientadora ia realizando análises críticas fundamentadas, assim como também foi fundamental a troca de ideias com os meus colegas de núcleo bem como o apoio do professor orientador. Complementado este relatório, surge o segundo capítulo, sendo apresentado um estudo onde é comparado o tipo de atividade física e o dispêndio energético entre alunos de diferentes sexos e contextos sociais (meio urbano vs. meio rural) por parte de 40 alunos do 3º ciclo da Escola E.B. 2,3 Diogo Cão. Dos 40 alunos que constituem a amostra, 20 são do sexo masculino e 20 do sexo feminino, estando divididos em dois contextos sociais (meio rural e meio urbano) existindo deste modo em cada contexto 10 alunos de cada sexo. Como instrumento utilizou-se um questionário de Bouchard “Bouchard Three-Day Physical Activity Record”. Para a análise das decisões instrucionais emergentes, recorreu-se à estatística descritiva, destacando as medidas de tendência central e de dispersão, tais como a média e o desvio-padrão, valor mínimo e máximo, frequência e percentagem de ocorrências. As variáveis foram comparadas através do t-test de Student para amostras independentes (p≤0.05), sendo adicionalmente calculado também o Effect Size. Para efeitos da interpretação e análise dos resultados, foi utilizada a ANOVA e teste post hoc de Bonferroni, com um nível de significância pré-estabelecido em 0,05%. As conclusões retiradas deste estudo referem que os jovens realizam cada vez menos atividades desportivas, dando preferência a atividades sedentárias; é o sexo masculino que pratica mais atividade física relacionada com o desporto; é no meio urbano que se verifica uma maior prática desportiva; os valores do dispêndio energético são muito mais elevados no meio urbano em comparação com o meio rural, havendo mesmo diferenças significativas (p≤0.05) em relação aos três dias observados.This document appears inserted in the plan of studies of 2º Cycle in Education of the Physical Education in Educations Basic and Secondary, of the University of Trás-os-Montes and Alto Douro. The present report appears with the intention to display all the experience lived deeply throughout the school year while probationary teacher, being divided in two great chapters. Relatively to chapter I this encloses two areas of intervention, being inherent tasks to the education process learning and the tasks related with the relation school-environment, where the developed activities are portrayed all. In elapse of the year it had a well-known evolution in all the inherent tasks to the period of training, having so that such contributed the fact of being a period of training supervised, where during all the year the co-advisor teacher went carrying through based critical analyses, as well as also was basic the exchange of ideas with my colleagues of nucleus as well as the support of the advisor teacher. Complemented this report, appears the chapter II, being presented a study where it is compared the type of physical activity and the energy expense between pupils of different sexes and social contexts (urban versus. rural environment) on the part of the pupils of 3º cycle of School E.B. 2,3 Diogo Cão. Of the 40 pupils who constitute the sample, 20 are of masculine sex and 20 of the feminine sex, being divided in two social contexts (urban versus. rural environment) existing in this way 10 pupils of each sex in each environment. As instrument used a questionnaire of Bouchard “Bouchard Three-Day Physical Activity Record”. For the analysis of emerging instructional decisions, we used descriptive statistics, highlighting the measures of central tendency and dispersion, such as the mean and standard deviation, minimum and maximum value, frequency and percentage of occurrences. The variables were compared using Student's t-test for independent samples (p≤0.05), also additionally being calculated effect size. For the purposes of interpretation and analysis of results, we used the ANOVA and post hoc Bonferroni, with a pre-established level of significance at 0.05%. Conclusions from this study indicate that young people perform fewer sports activities, preferring sedentary activities; is the male who practices more physical activity related to sport; It is in the urban environment where there is a higher sports physical activity; the values of energy expenditure are much higher in urban areas compared to rural areas, there are even significant differences (p≤0.05) in the three days observed.2017-01-31T12:20:38Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7195TID:201979454porPereira, José Filipe da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:28:39Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7195Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:17.006289Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comparação do tipo de atividade física e de dispêndio energético entre alunos de diferentes sexos e contextos sociais (urbano vs. rural)
title Comparação do tipo de atividade física e de dispêndio energético entre alunos de diferentes sexos e contextos sociais (urbano vs. rural)
spellingShingle Comparação do tipo de atividade física e de dispêndio energético entre alunos de diferentes sexos e contextos sociais (urbano vs. rural)
Pereira, José Filipe da Silva
Educação física
Atividade física
Estágios pedagógicos
Sexo
Meio urbano
Meio rural
Dispêndio energético
title_short Comparação do tipo de atividade física e de dispêndio energético entre alunos de diferentes sexos e contextos sociais (urbano vs. rural)
title_full Comparação do tipo de atividade física e de dispêndio energético entre alunos de diferentes sexos e contextos sociais (urbano vs. rural)
title_fullStr Comparação do tipo de atividade física e de dispêndio energético entre alunos de diferentes sexos e contextos sociais (urbano vs. rural)
title_full_unstemmed Comparação do tipo de atividade física e de dispêndio energético entre alunos de diferentes sexos e contextos sociais (urbano vs. rural)
title_sort Comparação do tipo de atividade física e de dispêndio energético entre alunos de diferentes sexos e contextos sociais (urbano vs. rural)
author Pereira, José Filipe da Silva
author_facet Pereira, José Filipe da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, José Filipe da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Atividade física
Estágios pedagógicos
Sexo
Meio urbano
Meio rural
Dispêndio energético
topic Educação física
Atividade física
Estágios pedagógicos
Sexo
Meio urbano
Meio rural
Dispêndio energético
description Este documento surge no âmbito das unidades curriculares de Estágio I e II inseridas no plano de estudos do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O presente relatório teve como objetivo descrever toda a experiência vivenciada ao longo do ano letivo enquanto professor estagiário, estando dividido em dois grandes capítulos. Relativamente ao capítulo I este abrange duas áreas de intervenção, sendo elas as tarefas inerentes ao processo de ensino aprendizagem e as tarefas relacionadas com a relação escola-meio, onde são retratadas todas as atividades desenvolvidas. No decorrer do ano houve uma evolução notória em todos os aspetos inerentes ao estágio, tendo para tal contribuído o fato de ser um estágio supervisionado, onde durante todo o ano a professora coorientadora ia realizando análises críticas fundamentadas, assim como também foi fundamental a troca de ideias com os meus colegas de núcleo bem como o apoio do professor orientador. Complementado este relatório, surge o segundo capítulo, sendo apresentado um estudo onde é comparado o tipo de atividade física e o dispêndio energético entre alunos de diferentes sexos e contextos sociais (meio urbano vs. meio rural) por parte de 40 alunos do 3º ciclo da Escola E.B. 2,3 Diogo Cão. Dos 40 alunos que constituem a amostra, 20 são do sexo masculino e 20 do sexo feminino, estando divididos em dois contextos sociais (meio rural e meio urbano) existindo deste modo em cada contexto 10 alunos de cada sexo. Como instrumento utilizou-se um questionário de Bouchard “Bouchard Three-Day Physical Activity Record”. Para a análise das decisões instrucionais emergentes, recorreu-se à estatística descritiva, destacando as medidas de tendência central e de dispersão, tais como a média e o desvio-padrão, valor mínimo e máximo, frequência e percentagem de ocorrências. As variáveis foram comparadas através do t-test de Student para amostras independentes (p≤0.05), sendo adicionalmente calculado também o Effect Size. Para efeitos da interpretação e análise dos resultados, foi utilizada a ANOVA e teste post hoc de Bonferroni, com um nível de significância pré-estabelecido em 0,05%. As conclusões retiradas deste estudo referem que os jovens realizam cada vez menos atividades desportivas, dando preferência a atividades sedentárias; é o sexo masculino que pratica mais atividade física relacionada com o desporto; é no meio urbano que se verifica uma maior prática desportiva; os valores do dispêndio energético são muito mais elevados no meio urbano em comparação com o meio rural, havendo mesmo diferenças significativas (p≤0.05) em relação aos três dias observados.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-01-31T12:20:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7195
TID:201979454
url http://hdl.handle.net/10348/7195
identifier_str_mv TID:201979454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137086800920576