O Stresse Organizacional e o seu Impacto nos Comportamentos de Cidadania Organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sim?es, Mariana dos Santos Guarino
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Reinaldo (Orientador)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1293
Resumo: O stresse tem sido um conceito amplamente estudado ao longo dos anos, pela necessidade imperativa de se saber lidar com o mesmo de forma adequada. Nas organiza??es, este conceito come?ou a surgir e a sua import?ncia a ser revelada quando se identificaram consequ?ncias negativas ? distresse - n?o s? para o indiv?duo como tamb?m para a pr?pria organiza??o, com impacto nomeadamente na redu??o da produtividade, aumento do absentismo e do burnout. Contudo, este tema pode gerar alguma controv?rsia pois o stresse tamb?m pode ser analisado numa perspetiva positiva ? eustresse ? estando associado a bons resultados quer de desempenho quer de sa?de. A par do stresse organizacional, outros conceitos emergiram na literatura organizacional como ? o caso dos comportamentos de cidadania organizacional. Contrariamente ao stresse, este conceito ? mais recente, mas j? mereceu a aten??o de diversos autores pela import?ncia que tamb?m assume nas organiza??es. Os comportamentos de cidadania organizacional referem-se a atitudes de apoio assumidas pelos colaboradores que, embora n?o integrem os requisitos das suas fun??es, s?o bastante ben?ficos, tornando a organiza??o mais coesa e eficaz. O presente trabalho tem como objetivo explorar ambos os conceitos, nas suas v?rias vertentes e perspetivas, e explorando qual o impacto que o stresse organizacional assume na ado??o de comportamentos de cidadania organizacional pelos colaboradores. Para este efeito, al?m da pesquisa bibliogr?fica realizada ao longo da investiga??o, apliquei um inqu?rito online, previamente aferido e validado para a popula??o portuguesa, a toda a equipa de uma empresa da regi?o de Aveiro. O estudo contou com uma amostra de 83 participantes, que se traduz numa taxa de resposta de 84,69%. Com este estudo pretendi recolher dados e conclus?es que me permitissem, n?o s? avaliar o n?vel de stresse dos colaboradores, mas tamb?m a exist?ncia de comportamentos de cidadania organizacional e em que medida estes comportamentos s?o influenciados pelo stresse organizacional. Uma vez que os comportamentos de cidadania organizacional se agrupam em tr?s dimens?es distintas, estudei cada uma individualmente e a avaliei o impacto do stresse organizacional em cada uma. Com efeito, embora neste estudo n?o tenha sido poss?vel corroborar as tr?s hip?teses formuladas ? a rela??o estatisticamente significativa entre o stresse organizacional e cada uma das tr?s dimens?es dos comportamentos de cidadania organizacional ?, foi poss?vel confirmar que o stresse organizacional apresenta uma rela??o positiva e estatisticamente significativa com a dimens?o ?c?nico? dos comportamentos de cidadania organizacional. Esta dimens?o diz respeito a uma ?atitude negativa em rela??o a uma organiza??o e para com os seus procedimentos, processos e gest?o, que se baseia na convic??o de que estes elementos s?o desfavor?veis para os interesses do empregado? (Wilkerson, 2002, cit in Lereno, 2016). Assim, e uma vez que nesta dimens?o, especificamente, valores mais elevados indicam aus?ncia de comportamentos de cidadania organizacional, tendo em conta a rela??o positiva encontrada entre o stresse organizacional e a dimens?o ?c?nico?, pode concluir-se que n?veis mais elevados de stresse organizacional est?o associados a valores mais elevados desta dimens?o, logo a uma menor ado??o de comportamentos de cidadania organizacional. / Stress has been a concept widely studied over the years, given the imperative need to know how to deal with it properly. In organizations, this concept began to emerge, and its importance was revealed when negative consequences were identified - distress - not only for the individual but also for the organization itself, with an impact namely on reduced productivity, increased absenteeism and burnout. However, this theme may generate some controversy as stress can also be analyzed in a positive perspective ? eustress ? being associated with good results both in performance and in health. Along with organizational stress, other concepts have emerged in organizational literature, such as organizational citizenship behaviors. Contrary to stress, this concept is more recent, but it has already deserved the attention of several authors due to its importance in organizations. Organizational citizenship behaviors refer to supportive attitudes assumed by employees that, although not part of the requirements of their functions, are quite beneficial, making the organization more cohesive and effective. This work aims to explore both concepts, in their several aspects and perspectives, and explore the impact that the organizational stress takes on the adoption of organizational citizenship behaviors by employees For this purpose, in addition to the bibliographic research carried out during the investigation, I applied an online survey previously measured and validated for the Portuguese population, to an entire team of a company in the Aveiro region. The study had a sample of 83 participants which translates into a response rate of 84.69%. With this study I intended to collect data and conclusions that would allow me not only to assess the stress level of employees, but also the existence of organizational citizenship behaviors and to what extent these behaviors are influenced by organizational stress. Since organizational citizenship behaviors are grouped into three distinct dimensions, I have studied each one individually and assessed the impact of organizational stress on each. Indeed, although in this study it was not possible to corroborate the three formulated hypotheses - the statistically significant relationship between organizational stress and each of the three dimensions of organizational citizenship behaviors -, it was possible to confirm that organizational stress has a positive and statistically significant relationship. This dimension concerns a ?negative attitude towards an organization and its procedures, processes and management, which is based on the conviction that these elements are unfavorable to the employee's interests? (Wilkerson, 2002, cit. in Lereno , 2016). Thus, and since in this dimension, specifically, higher values indicate the absence of organizational citizenship behaviors, considering the positive relationship found between organizational stress and the ?cynical? dimension, it can be concluded that higher levels of organizational stress are associated with higher values in this dimension, hence a lower adoption of organizational citizenship behaviors.
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However, this theme may generate some controversy as stress can also be analyzed in a positive perspective ? eustress ? being associated with good results both in performance and in health. Along with organizational stress, other concepts have emerged in organizational literature, such as organizational citizenship behaviors. Contrary to stress, this concept is more recent, but it has already deserved the attention of several authors due to its importance in organizations. Organizational citizenship behaviors refer to supportive attitudes assumed by employees that, although not part of the requirements of their functions, are quite beneficial, making the organization more cohesive and effective. 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Com este estudo pretendi recolher dados e conclus?es que me permitissem, n?o s? avaliar o n?vel de stresse dos colaboradores, mas tamb?m a exist?ncia de comportamentos de cidadania organizacional e em que medida estes comportamentos s?o influenciados pelo stresse organizacional. Uma vez que os comportamentos de cidadania organizacional se agrupam em tr?s dimens?es distintas, estudei cada uma individualmente e a avaliei o impacto do stresse organizacional em cada uma. Com efeito, embora neste estudo n?o tenha sido poss?vel corroborar as tr?s hip?teses formuladas ? a rela??o estatisticamente significativa entre o stresse organizacional e cada uma das tr?s dimens?es dos comportamentos de cidadania organizacional ?, foi poss?vel confirmar que o stresse organizacional apresenta uma rela??o positiva e estatisticamente significativa com a dimens?o ?c?nico? dos comportamentos de cidadania organizacional. Esta dimens?o diz respeito a uma ?atitude negativa em rela??o a uma organiza??o e para com os seus procedimentos, processos e gest?o, que se baseia na convic??o de que estes elementos s?o desfavor?veis para os interesses do empregado? (Wilkerson, 2002, cit in Lereno, 2016). Assim, e uma vez que nesta dimens?o, especificamente, valores mais elevados indicam aus?ncia de comportamentos de cidadania organizacional, tendo em conta a rela??o positiva encontrada entre o stresse organizacional e a dimens?o ?c?nico?, pode concluir-se que n?veis mais elevados de stresse organizacional est?o associados a valores mais elevados desta dimens?o, logo a uma menor ado??o de comportamentos de cidadania organizacional. / Stress has been a concept widely studied over the years, given the imperative need to know how to deal with it properly. In organizations, this concept began to emerge, and its importance was revealed when negative consequences were identified - distress - not only for the individual but also for the organization itself, with an impact namely on reduced productivity, increased absenteeism and burnout. However, this theme may generate some controversy as stress can also be analyzed in a positive perspective ? eustress ? being associated with good results both in performance and in health. Along with organizational stress, other concepts have emerged in organizational literature, such as organizational citizenship behaviors. Contrary to stress, this concept is more recent, but it has already deserved the attention of several authors due to its importance in organizations. Organizational citizenship behaviors refer to supportive attitudes assumed by employees that, although not part of the requirements of their functions, are quite beneficial, making the organization more cohesive and effective. This work aims to explore both concepts, in their several aspects and perspectives, and explore the impact that the organizational stress takes on the adoption of organizational citizenship behaviors by employees For this purpose, in addition to the bibliographic research carried out during the investigation, I applied an online survey previously measured and validated for the Portuguese population, to an entire team of a company in the Aveiro region. The study had a sample of 83 participants which translates into a response rate of 84.69%. With this study I intended to collect data and conclusions that would allow me not only to assess the stress level of employees, but also the existence of organizational citizenship behaviors and to what extent these behaviors are influenced by organizational stress. Since organizational citizenship behaviors are grouped into three distinct dimensions, I have studied each one individually and assessed the impact of organizational stress on each. Indeed, although in this study it was not possible to corroborate the three formulated hypotheses - the statistically significant relationship between organizational stress and each of the three dimensions of organizational citizenship behaviors -, it was possible to confirm that organizational stress has a positive and statistically significant relationship. This dimension concerns a ?negative attitude towards an organization and its procedures, processes and management, which is based on the conviction that these elements are unfavorable to the employee's interests? (Wilkerson, 2002, cit. in Lereno , 2016). 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