Supervisão da educação clínica em radiologia : perspectiva do aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, José Manuel Rodrigues
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1346
Resumo: A supervisão clínica na formação inicial dos Técnicos de Radiologia representa uma dimensão crucial no seu processo de educação pessoal e profissional, conduzindo ao desenvolvimento de competências em contexto de trabalho real. O supervisor (mentor) assume, assim, um papel predominante no processo supervisivo e um impacto considerável no processo de aprendizagem dos alunos. Por essa razão, o supervisor deve possuir um elevado nível de competências técnicas e pedagógicas. O objectivo deste estudo de caso é compreender o que os alunos pensam sobre as competências dos seus supervisores e de que forma elas interferem, influenciam e condicionam o seu processo de aprendizagem. Participaram neste estudo 32 alunos (do 3º ano do Curso de Radiologia), de uma escola politécnica situada no norte de Portugal. Foi utilizado como instrumento de recolha de dados, uma versão adaptada do questionário “Clinical Learning Assessment Invenctory – Mentor (CLASI-M)” de Abreu e Calvário (2005). Dos resultados do estudo emerge a relação supervisiva em conjunto com o feedback transmitido pelo supervisor ao longo do processo, como os factores que, na óptica dos participantes no estudo, mais contribuem para o sucesso da sua aprendizagem. O estudo identifica também algumas deficiências ao nível das competências pedagógicas dos supervisores. Acreditamos que este estudo poderá contribuir para uma melhor compreensão sobre o que os alunos pensam sobre o processo supervisivo e os papeis que devem desempenhar, nesta matéria, a escola, as organizações de saúde e o supervisor. ABSTRACT: Supervision of clinical learning in the initial training of Radiology Technicians is a crucial dimension in their process of personal and professional education, leading to the development of competencies in real context of working. A supervisor (mentor) has a predominant role in the supervising process, and considerable impact on students learning process. For this reason, the supervisor must have a high level of technical and pedagogic competencies. The aim of this case study was to understand what students think about the competencies of their supervisors and in which way they interfere, influence and shape the learning process. The participants of this study were 32 students (3rd year of a Radiology class), from a polytechnic school in the North of Portugal. An adaptation of the questionnaire “Clinical Learning Assessment Inventory – Mentor (CLASI-M)” (Abreu e Calvário, 2005) was used for data collection. The results show that the relationship between the student and the supervisor and the supervisor’s feedback during the process, are the most important factors that contribute to the students successful learning. The study has also identify some needs concerning supervisors’ pedagogical competencies. We believe that this study can contribute to a better understanding of what students think about the supervision process and what is important to do in this matter by the school, by the health organizations and by the supervisors.
id RCAP_233ab8ceb76393f9e932af05239a74a2
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1346
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Supervisão da educação clínica em radiologia : perspectiva do alunoSupervisão clínicaFormação profissionalRadiologiaA supervisão clínica na formação inicial dos Técnicos de Radiologia representa uma dimensão crucial no seu processo de educação pessoal e profissional, conduzindo ao desenvolvimento de competências em contexto de trabalho real. O supervisor (mentor) assume, assim, um papel predominante no processo supervisivo e um impacto considerável no processo de aprendizagem dos alunos. Por essa razão, o supervisor deve possuir um elevado nível de competências técnicas e pedagógicas. O objectivo deste estudo de caso é compreender o que os alunos pensam sobre as competências dos seus supervisores e de que forma elas interferem, influenciam e condicionam o seu processo de aprendizagem. Participaram neste estudo 32 alunos (do 3º ano do Curso de Radiologia), de uma escola politécnica situada no norte de Portugal. Foi utilizado como instrumento de recolha de dados, uma versão adaptada do questionário “Clinical Learning Assessment Invenctory – Mentor (CLASI-M)” de Abreu e Calvário (2005). Dos resultados do estudo emerge a relação supervisiva em conjunto com o feedback transmitido pelo supervisor ao longo do processo, como os factores que, na óptica dos participantes no estudo, mais contribuem para o sucesso da sua aprendizagem. O estudo identifica também algumas deficiências ao nível das competências pedagógicas dos supervisores. Acreditamos que este estudo poderá contribuir para uma melhor compreensão sobre o que os alunos pensam sobre o processo supervisivo e os papeis que devem desempenhar, nesta matéria, a escola, as organizações de saúde e o supervisor. ABSTRACT: Supervision of clinical learning in the initial training of Radiology Technicians is a crucial dimension in their process of personal and professional education, leading to the development of competencies in real context of working. A supervisor (mentor) has a predominant role in the supervising process, and considerable impact on students learning process. For this reason, the supervisor must have a high level of technical and pedagogic competencies. The aim of this case study was to understand what students think about the competencies of their supervisors and in which way they interfere, influence and shape the learning process. The participants of this study were 32 students (3rd year of a Radiology class), from a polytechnic school in the North of Portugal. An adaptation of the questionnaire “Clinical Learning Assessment Inventory – Mentor (CLASI-M)” (Abreu e Calvário, 2005) was used for data collection. The results show that the relationship between the student and the supervisor and the supervisor’s feedback during the process, are the most important factors that contribute to the students successful learning. The study has also identify some needs concerning supervisors’ pedagogical competencies. We believe that this study can contribute to a better understanding of what students think about the supervision process and what is important to do in this matter by the school, by the health organizations and by the supervisors.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:38:45Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1346porPereira, José Manuel Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:06Zoai:ria.ua.pt:10773/1346Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:02.652287Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Supervisão da educação clínica em radiologia : perspectiva do aluno
title Supervisão da educação clínica em radiologia : perspectiva do aluno
spellingShingle Supervisão da educação clínica em radiologia : perspectiva do aluno
Pereira, José Manuel Rodrigues
Supervisão clínica
Formação profissional
Radiologia
title_short Supervisão da educação clínica em radiologia : perspectiva do aluno
title_full Supervisão da educação clínica em radiologia : perspectiva do aluno
title_fullStr Supervisão da educação clínica em radiologia : perspectiva do aluno
title_full_unstemmed Supervisão da educação clínica em radiologia : perspectiva do aluno
title_sort Supervisão da educação clínica em radiologia : perspectiva do aluno
author Pereira, José Manuel Rodrigues
author_facet Pereira, José Manuel Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, José Manuel Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão clínica
Formação profissional
Radiologia
topic Supervisão clínica
Formação profissional
Radiologia
description A supervisão clínica na formação inicial dos Técnicos de Radiologia representa uma dimensão crucial no seu processo de educação pessoal e profissional, conduzindo ao desenvolvimento de competências em contexto de trabalho real. O supervisor (mentor) assume, assim, um papel predominante no processo supervisivo e um impacto considerável no processo de aprendizagem dos alunos. Por essa razão, o supervisor deve possuir um elevado nível de competências técnicas e pedagógicas. O objectivo deste estudo de caso é compreender o que os alunos pensam sobre as competências dos seus supervisores e de que forma elas interferem, influenciam e condicionam o seu processo de aprendizagem. Participaram neste estudo 32 alunos (do 3º ano do Curso de Radiologia), de uma escola politécnica situada no norte de Portugal. Foi utilizado como instrumento de recolha de dados, uma versão adaptada do questionário “Clinical Learning Assessment Invenctory – Mentor (CLASI-M)” de Abreu e Calvário (2005). Dos resultados do estudo emerge a relação supervisiva em conjunto com o feedback transmitido pelo supervisor ao longo do processo, como os factores que, na óptica dos participantes no estudo, mais contribuem para o sucesso da sua aprendizagem. O estudo identifica também algumas deficiências ao nível das competências pedagógicas dos supervisores. Acreditamos que este estudo poderá contribuir para uma melhor compreensão sobre o que os alunos pensam sobre o processo supervisivo e os papeis que devem desempenhar, nesta matéria, a escola, as organizações de saúde e o supervisor. ABSTRACT: Supervision of clinical learning in the initial training of Radiology Technicians is a crucial dimension in their process of personal and professional education, leading to the development of competencies in real context of working. A supervisor (mentor) has a predominant role in the supervising process, and considerable impact on students learning process. For this reason, the supervisor must have a high level of technical and pedagogic competencies. The aim of this case study was to understand what students think about the competencies of their supervisors and in which way they interfere, influence and shape the learning process. The participants of this study were 32 students (3rd year of a Radiology class), from a polytechnic school in the North of Portugal. An adaptation of the questionnaire “Clinical Learning Assessment Inventory – Mentor (CLASI-M)” (Abreu e Calvário, 2005) was used for data collection. The results show that the relationship between the student and the supervisor and the supervisor’s feedback during the process, are the most important factors that contribute to the students successful learning. The study has also identify some needs concerning supervisors’ pedagogical competencies. We believe that this study can contribute to a better understanding of what students think about the supervision process and what is important to do in this matter by the school, by the health organizations and by the supervisors.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008
2011-04-19T13:38:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1346
url http://hdl.handle.net/10773/1346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137450032889856