Supervisão da educação clínica em radiologia : perspectiva do aluno
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/1346 |
Resumo: | A supervisão clínica na formação inicial dos Técnicos de Radiologia representa uma dimensão crucial no seu processo de educação pessoal e profissional, conduzindo ao desenvolvimento de competências em contexto de trabalho real. O supervisor (mentor) assume, assim, um papel predominante no processo supervisivo e um impacto considerável no processo de aprendizagem dos alunos. Por essa razão, o supervisor deve possuir um elevado nível de competências técnicas e pedagógicas. O objectivo deste estudo de caso é compreender o que os alunos pensam sobre as competências dos seus supervisores e de que forma elas interferem, influenciam e condicionam o seu processo de aprendizagem. Participaram neste estudo 32 alunos (do 3º ano do Curso de Radiologia), de uma escola politécnica situada no norte de Portugal. Foi utilizado como instrumento de recolha de dados, uma versão adaptada do questionário “Clinical Learning Assessment Invenctory – Mentor (CLASI-M)” de Abreu e Calvário (2005). Dos resultados do estudo emerge a relação supervisiva em conjunto com o feedback transmitido pelo supervisor ao longo do processo, como os factores que, na óptica dos participantes no estudo, mais contribuem para o sucesso da sua aprendizagem. O estudo identifica também algumas deficiências ao nível das competências pedagógicas dos supervisores. Acreditamos que este estudo poderá contribuir para uma melhor compreensão sobre o que os alunos pensam sobre o processo supervisivo e os papeis que devem desempenhar, nesta matéria, a escola, as organizações de saúde e o supervisor. ABSTRACT: Supervision of clinical learning in the initial training of Radiology Technicians is a crucial dimension in their process of personal and professional education, leading to the development of competencies in real context of working. A supervisor (mentor) has a predominant role in the supervising process, and considerable impact on students learning process. For this reason, the supervisor must have a high level of technical and pedagogic competencies. The aim of this case study was to understand what students think about the competencies of their supervisors and in which way they interfere, influence and shape the learning process. The participants of this study were 32 students (3rd year of a Radiology class), from a polytechnic school in the North of Portugal. An adaptation of the questionnaire “Clinical Learning Assessment Inventory – Mentor (CLASI-M)” (Abreu e Calvário, 2005) was used for data collection. The results show that the relationship between the student and the supervisor and the supervisor’s feedback during the process, are the most important factors that contribute to the students successful learning. The study has also identify some needs concerning supervisors’ pedagogical competencies. We believe that this study can contribute to a better understanding of what students think about the supervision process and what is important to do in this matter by the school, by the health organizations and by the supervisors. |
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