AS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO CLÍNICO NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Claudia Daiana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Glidden, Rosina Forteski, Bisewski, Bruna, Corrêa, Caio Fernando Zimmermann, Zastrow, Crisley Fabiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Labor
Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/40315
Resumo: O estágio clínico constitui um importante elemento da formação acadêmica do aluno de Psicologia para o futuro exercício da profissão. Conhecer a experiência do estudante neste processo e sua relação com a supervisão é relevante para compreender sua formação. O objetivo deste estudo foi compreender as experiências de acadêmicos de Psicologia sobre o estágio clínico em dois Serviços-Escola de Psicologia do Sul do país. Participaram desta pesquisa 14 estagiários, sendo sete de uma Instituição de Ensino Superior pública e sete de uma privada. O instrumento utilizado foi um questionário semiestruturado de autoaplicação individual. Para a análise de dados foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados mostraram que a experiência do estágio clínico representava um desafio e era marcada pelo sentimento de insegurança, especialmente nos primeiros atendimentos. O relato dos participantes revelou ainda dificuldades para estabelecer vínculo com o usuário, conduzir a sessão e intervir.  Neste cenário, a supervisão foi destacada como fator fundamental na preparação e no suporte aos estagiários para o atendimento clínico. Os dados levantados são importantes para pensar a formação em Psicologia, especialmente no que se refere à preparação do aluno para uma futura atuação profissional no contexto da clínica.
id UFC-10_1d30806ea2940f6d87a93574b871bd99
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/40315
network_acronym_str UFC-10
network_name_str Revista Labor
repository_id_str
spelling AS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO CLÍNICO NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DE PSICOLOGIAFormaçãopsicologiaestágio clínicosupervisão.Educação ProfissionalO estágio clínico constitui um importante elemento da formação acadêmica do aluno de Psicologia para o futuro exercício da profissão. Conhecer a experiência do estudante neste processo e sua relação com a supervisão é relevante para compreender sua formação. O objetivo deste estudo foi compreender as experiências de acadêmicos de Psicologia sobre o estágio clínico em dois Serviços-Escola de Psicologia do Sul do país. Participaram desta pesquisa 14 estagiários, sendo sete de uma Instituição de Ensino Superior pública e sete de uma privada. O instrumento utilizado foi um questionário semiestruturado de autoaplicação individual. Para a análise de dados foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados mostraram que a experiência do estágio clínico representava um desafio e era marcada pelo sentimento de insegurança, especialmente nos primeiros atendimentos. O relato dos participantes revelou ainda dificuldades para estabelecer vínculo com o usuário, conduzir a sessão e intervir.  Neste cenário, a supervisão foi destacada como fator fundamental na preparação e no suporte aos estagiários para o atendimento clínico. Os dados levantados são importantes para pensar a formação em Psicologia, especialmente no que se refere à preparação do aluno para uma futura atuação profissional no contexto da clínica.Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC2019-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/4031510.29148/labor.v1i21.40315Revista Labor; v. 1 n. 21 (2019); 56-751983-500010.29148/revista labor.v1i21reponame:Revista Laborinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/40315/pdfhttp://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/40315/9881610.29148/revista labor.v1i21.40315.g9723810.29148/revista labor.v1i21.40315.g98816Copyright (c) 2019 Revista Laborinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Claudia DaianaGlidden, Rosina ForteskiBisewski, BrunaCorrêa, Caio Fernando ZimmermannZastrow, Crisley Fabiane2020-05-26T13:39:40Zoai:periodicos.ufc:article/40315Revistahttp://www.revistalabor.ufc.br/PUBhttp://www.periodicos.ufc.br/index.php/Labor/oai||eneas_arrais@hotmail.com||revista_labor@yahoo.com.br1983-50001983-5000opendoar:2020-05-26T13:39:40Revista Labor - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv AS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO CLÍNICO NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA
title AS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO CLÍNICO NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA
spellingShingle AS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO CLÍNICO NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA
Borges, Claudia Daiana
Formação
psicologia
estágio clínico
supervisão.
Educação Profissional
title_short AS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO CLÍNICO NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA
title_full AS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO CLÍNICO NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA
title_fullStr AS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO CLÍNICO NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA
title_full_unstemmed AS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO CLÍNICO NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA
title_sort AS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO CLÍNICO NA PERSPECTIVA DE ACADÊMICOS DE PSICOLOGIA
author Borges, Claudia Daiana
author_facet Borges, Claudia Daiana
Glidden, Rosina Forteski
Bisewski, Bruna
Corrêa, Caio Fernando Zimmermann
Zastrow, Crisley Fabiane
author_role author
author2 Glidden, Rosina Forteski
Bisewski, Bruna
Corrêa, Caio Fernando Zimmermann
Zastrow, Crisley Fabiane
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Claudia Daiana
Glidden, Rosina Forteski
Bisewski, Bruna
Corrêa, Caio Fernando Zimmermann
Zastrow, Crisley Fabiane
dc.subject.por.fl_str_mv Formação
psicologia
estágio clínico
supervisão.
Educação Profissional
topic Formação
psicologia
estágio clínico
supervisão.
Educação Profissional
description O estágio clínico constitui um importante elemento da formação acadêmica do aluno de Psicologia para o futuro exercício da profissão. Conhecer a experiência do estudante neste processo e sua relação com a supervisão é relevante para compreender sua formação. O objetivo deste estudo foi compreender as experiências de acadêmicos de Psicologia sobre o estágio clínico em dois Serviços-Escola de Psicologia do Sul do país. Participaram desta pesquisa 14 estagiários, sendo sete de uma Instituição de Ensino Superior pública e sete de uma privada. O instrumento utilizado foi um questionário semiestruturado de autoaplicação individual. Para a análise de dados foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados mostraram que a experiência do estágio clínico representava um desafio e era marcada pelo sentimento de insegurança, especialmente nos primeiros atendimentos. O relato dos participantes revelou ainda dificuldades para estabelecer vínculo com o usuário, conduzir a sessão e intervir.  Neste cenário, a supervisão foi destacada como fator fundamental na preparação e no suporte aos estagiários para o atendimento clínico. Os dados levantados são importantes para pensar a formação em Psicologia, especialmente no que se refere à preparação do aluno para uma futura atuação profissional no contexto da clínica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/40315
10.29148/labor.v1i21.40315
url http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/40315
identifier_str_mv 10.29148/labor.v1i21.40315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/40315/pdf
http://www.periodicos.ufc.br/labor/article/view/40315/98816
10.29148/revista labor.v1i21.40315.g97238
10.29148/revista labor.v1i21.40315.g98816
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Labor
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Labor
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Labor; v. 1 n. 21 (2019); 56-75
1983-5000
10.29148/revista labor.v1i21
reponame:Revista Labor
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista Labor
collection Revista Labor
repository.name.fl_str_mv Revista Labor - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv ||eneas_arrais@hotmail.com||revista_labor@yahoo.com.br
_version_ 1809454506498326528