Efeitos da realidade aumentada na aprendizagem das ciências naturais: uma revisão sistemática da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria,António
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Miranda,Guilhermina Lobato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-98952023000200044
Resumo: Resumo Este artigo apresenta os resultados de uma revisão sistemática da literatura sobre os efeitos da utilização da realidade aumentada (RA) na aprendizagem dos estudantes de ciências (Ciências Naturais e Biologia) do 3.ºciclo do ensino básico e do ensino secundário. Foi utilizada a metodologia PRISMA, tendo sido selecionados 10 artigos de revistas indexadas, num período de tempo entre 2010 e 2022. As bases de dados consultadas foram Scopus, ScienceDirect, Springer Link, EBSCO e Web of Science. A maioria dos artigos selecionados (n=8), após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, utilizou uma metodologia experimental. Os resultados indicam que a RA teve efeitos positivos na aprendizagem e motivação dos estudantes, bem como noutras variáveis como as competências visuoespaciais e o envolvimento dos estudantes nas tarefas de aprendizagem.
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